SkyscraperCity banner
1 - 20 of 271 Posts

·
Moderator
Joined
·
182,023 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Queluz é uma cidade portuguesa pertencente ao concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

A sua área é de 7km², e a sua população residente era de 78 040 habitantes (2004). Isto faz de Queluz uma das cidades mais populosas de Portugal (a 11.ª), e uma das cidades-satélites de Lisboa.


Queluz fica situada entre as cidades de Agualva-Cacém e Amadora, e várias vilas do município de Sintra, como Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro, Belas e Sintra, a qual se tem recusado ser promovida a categoria honorífica de cidade, por motivos turísticos[carece de fontes?], apesar de ser sede do segundo concelho mais populoso de Portugal e efectivamente incluir várias vilas e duas cidades (Agualva-Cacem e Queluz) inseridas nos limites da municipalidade.

Esta cidade é percorrida pelo Rio Jamor.


História

Em 29 de Junho de 1925, por Decreto-Lei n.º 1790, a antiga localidade de Queluz, é desanexada da freguesia de Belas e, juntamente com os lugares de Pendão, Massamá, Ponte Carenque, Gargantada e Afonsos, é criada freguesia de Queluz.

Pelo Decreto-Lei n.º 43920, de 18 de Setembro de 1961, a povoação de Queluz é elevada a vila. Em 1997, pela Lei n.º 88/97, de 24 de Julho, a vila de Queluz é elevada à categoria de cidade.

Freguesias

A cidade de Queluz é constituída pelas freguesias de Massamá, Monte Abraão e Queluz.

Fonte





_______________________________________________________

Queluz é uma das 20 freguesias portuguesas do concelho de Sintra. É, também, a sede da cidade de Queluz e, juntamente com Massamá e Monte Abraão, que se separaram administrativamente da freguesia de Queluz em 12 de Julho de 1997), é uma das três freguesias daquela cidade.As três freguesias da cidade de Queluz somam cerca de 78 040 habitantes.

A freguesia de Queluz tem uma população de 27 910 habitantes (2001), e uma área de 2,93 km². A sua densidade é de 9 526,6 hab/km².

A freguesia foi criada em 29 de Junho de 1925, por Decreto-Lei n.º 1790, após desanexação da povoação de Queluz da freguesia de Belas. Junto com as povoações de Pendão, Massamá, Ponte Carenque, Gargantada e Afonsos, constituíram a freguesia de Queluz.

Queluz foi o local de nascimento de D. Pedro I, proclamador da independência brasileira.

_______________________________________________________

Monte Abraão é uma freguesia portuguesa do concelho de Sintra, que integra a cidade de Queluz, situada entre as freguesias de Queluz, Belas e Massamá, com 1,89 km² de área.

Com cerca de 40 000 residentes, a sua densidade populacional é de 21 661,9 h/km², o que faz dela uma das de mais elevada densidade populacional do país.

É uma freguesia de fáceis acessos, tanto pelo IC19 como através da Amadora, Belas ou Cacém.

É presidente da junta de freguesia desde a data de constituição, a Dra. Maria de Fátima Campos.

_______________________________________________________

Massamá é uma freguesia portuguesa que integra a cidade de Queluz com 2,78 km² de área e 28 176 habitantes (2001). Densidade: 10 135,3 h/km².

Em 1997 a freguesia de Massamá desanexou-se da freguesia de Queluz,todavia permanecendo uma das três freguesias da cidade de Queluz. (Queluz, Massamá e Monte Abraão constituem a cidade de Queluz.)

_______________________________________________________

Fonte: wikipedia

Mais fotos:

Thread de Massamá

Fotos do Centro Histórico e Palácio

Pendão

Monte Abraão

Fotos Antigas de Queluz


Fotos by Barra 05.2008

Monte Abraão




















Queluz





































 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Boas fotos! :applause: Viva o Pendão!
 

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts


:rofl::rofl::rofl:

O maior problema destes arredores ainda acaba por ser o tipico desmazelo do nosso povo: predios velhos com a tinta velha (uma pintura nova faz milagres), marquises velhas, passeios velhos, poucas arvores, becos sem saida, baldios...Se alguns destes aspectos fossem corrigidos, estas zonas tinham de certeza muito melhor aspecto :yes:
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
…gostei do aqueduto…
 

·
Moderator
Joined
·
182,023 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Tenho que ir lá tirar fotos da zona antiga.. é bem bonita com o Palácio :yes:

Já meto fotos do VE que mostram melhor a zona antiga de Queluz.

Fred Massamá é terrível em termos de acessos :eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
qq dia vou a Lisboa e passa o barra por mim de cabeça de fora do carro a tirar fotos.. :lol:
 

·
Banned
Joined
·
3,370 Posts
Queluz é para Lisboa, o que Versailles é para Paris com o seu palàcio... mas as semelhanças param por ai.

Enquanto Versailles é uma cidade chic, Queluz é mais um maginifico suburbio lisboeta.

Isto não tira o mérito das fotos, que por sinal estão bem boas... ainda me pergunto porquê cada vez mais gente sai da capital para ir viver aos suburbios... :nuts:

Jà agora uma questão se alguém souber responder: é frequente ver nos brasões das cidades, vilas ou freguesias de Portugal uma meia lua... porquê? (herança dos muculmanos?)..
 

·
Moderator
Joined
·
182,023 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^ As casas são mais baratas naquela zona, assim como existe a linha de Sintra e o transporte para a capital é mais barato e sem filas.

Quanto às meias luas... não sei mesmo :dunno:
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
65,802 Posts
Gostei das fotos de Queluz; é uma cidade bonita e organizada, apesar de Massamá parecer um pouco um grande conjunto habitacional.


Ah, e esta é a única foto que achei da Queluz brasileira, uma cidade que fica bem no meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro:

 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
65,802 Posts
Queluz cidade bonita e organizada? :lol: está a ficar melhor sem dúvida :yes:
E a nossa Queluz, Barra, só tem 5.000 habitantes, é uma cidade perdida do mapa e é um daqueles lugares onde o tempo parou. Vou ver que acho mais fotos da cidade para botar no fórum.
 
1 - 20 of 271 Posts
Top