SkyscraperCity Forum banner

Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro

44257 Views 51 Replies 34 Participants Last post by  eduardoazul
Hoje fui dar uma volta no Parque da Quinta da Boa Vista, que fica no bairro de São Cristovão, Zona Norte do Rio. Nele se encontram o Palácio de São Cristovão, onde funciona o Museu Nacional, o zoológico da cidade e o Museu da Fauna. O parque têm aproximadamente 600.000 metros quadradros e foi tombado pelo IPHAN em 1938. Seus jardins em estilo romântico foram feitos pelo francês Auguste François Glaziou e pelo Major Gomes Archer, tendo início o trabalho em 1866 e a sua inauguração em 1876.

Histórico:

A área pertenceu inicialmente aos jesuítas, e foi doada ao Príncipe Regente D. João VI, em 1º de Janeiro de 1809, pelo comerciante Elias Antônio Lopes. A propriedade, que compreendia ampla casa e chácara, ao longo dos anos recebeu diversas intervenções, que a ampliou ao formato que hoje conhecemos. Nela residiram D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, com suas famílias, e nasceram D. Maria da Glória, depois Rainha Maria II de Portugal, e a Princesa Isabel. Foi residência da família Real e Imperial até a proclamação da República em 1889. Em 1891 o palácio abrigou a Assembléia Constituinte que promulgou a primeira Constituição republicana e finalmente em 1893 foi transformado na sede do Museu Nacional.

Vamos as fotos:

1. Palácio de São Cristovão.

2. Jardim do Palácio.

3.

4.

5. Portão do Zoo.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16. Templo de Apolo.

17.

18.

19. Alameda das Sapucaias, via que leva ao palácio

20. Antigo portão de entrada do palácio. Fica em frente a um dos acessos do parque.

See less See more
20
1 - 20 of 52 Posts
Ahhhhhhhhh que parque lindo!
Me diga uma coisa, o portão desse zoo é aquele que foi dado de presente por não sei quem para alguém importante aqui do Brasil que se estava casando?
^^

Isso mesmo Erico. O presente foi dado pelo Lord Percy, Duque de Northumberland, na ocasião do casamento de D. Pedro I com a futura Imperatriz Leopoldina. O portão é uma réplica do que existia na residência do Lord na Inglaterra.
Adoro esse parque. Quando eu era criança, meus pais me levavam muito na Quinta! Só acho que o museu em si merece um bom banho de loja. Ele tem grandes relíquias do império, além de ser um museu de ciências naturais (até múmias egípcias tem!)

Toda a revitalização do bairro de São Cristóvão, conhecido como o Bairro Imperial, gira em torno da Quinta. O Alfredo Sirkis, ex-secretário de urbanismo do Rio, aposta na Quinta da Boa Vista como um futuro Central Park carioca, rodeado de empreendimentos residenciais de qualidade. A RJZ e a Concal já têm projetos aprovados para essa área. Só falta começar a subir os prédios (que, diga-se de passagem, só podem, no máximo, ter 12 andares).
See less See more
Que lindo! Que imagens bonitas, qual a sua câmera?
Bah, MUUUUUITO lindo esse parque! Já tinha ouvido falar e visto algumas fotos "meia boca" por aí, mas é a primeira vez que deu pra ver realmente como é! Gostei muito! O Palácio de São Cristovão é bem bonito, só acho que tá precisando de uma leve restauração, não sei... E os caminhos poderiam ser pavimentados... Aí ficaria perfeito... Mas os jardins e aquela parte do lago tão muito bonitos!

Valeu pelas fotos! ;)
See less See more
Obrigado pelos comentários. Farrapo o palácio estava em péssimo estado de conservação a alguns anos. Porém diversas alas internas já estão recuperadas e outras em processo de restauração. Parece também que vão começar as obras de recuperação da fachada, pois vi andaimes montados em um dos lados do prédio.
See less See more
Vinicius said:
Obrigado pelos comentários. Farrapo o palácio estava em péssimo estado de conservação a alguns anos. Porém diversas alas internas já estão recuperadas e outras em processo de restauração. Parece também que vão começar as obras de recuperação da fachada, pois vi andaimes montados em um dos lados do prédio.
Ótima notícia! :eek:kay:

Vai ficar ainda mais bonito! ;)
See less See more
É um lugar lindo e fascinante no Rio de Janeiro. E imaginar esse local como residência faz qualquer um sonhar em ter nascido na família Real daquela época. As fotos estão ótimas. O palácio é belo e uma jóia da arquitetura e história nacional. Fico feliz com a notícia da restauração. :)
Dupará said:
É um lugar lindo e fascinante no Rio de Janeiro. E imaginar esse local como residência faz qualquer um sonhar em ter nascido na família Real daquela época. As fotos estão ótimas. O palácio é belo e uma jóia da arquitetura e história nacional. Fico feliz com a notícia da restauração. :)
Xiii, mas essa restauração vai demoraaaaaaaaaarrrr!!!! Se depender das verbas que o museu recebe do governo, acho que só vai terminar lá pelo ano de 2012!!! Aliás, a restauração da fachada começou acho que há uns 2 anos. As reformas são muito caras, por isso essa lerdeza nas obras, parece que o governo está liberando a conta-gotas as verbas. Por falar nisso, isso me faz lembrar do CCBB, que está tendo sua fachada restaurada desde 2001 ou 2002, não me lembro agora... até agora ainda estão terminando de reformar a lateral, já que ainda falta a fachada dianteira, que continua coberta com uma imensa tela opaca do tamanho da fachada... mas em compensação a reforma promete, pois está ficando bonito pra cacete!!!
See less See more
^^

As restaurações aqui no Rio realmente levam séculos. O maior exemplo disso atualmente é o Museu Nacional de Bela Artes, que já está a quase dois anos com aqueles andaimes ao redor da sua fachada e nada ainda foi feito. Mas parece que ainda há uma luz no fim do túnel. Como é ano eleitoral, o governo federal parece que vai liberar uma grande verba esse ano, para a conclusão das obras de revitalização dos Museus da República, Nacional, Nacional de Belas Artes e Histórico Nacional. E ver para crer.
See less See more
Vinicius said:
^^

As restaurações aqui no Rio realmente levam séculos. O maior exemplo disso atualmente é o Museu Nacional de Bela Artes, que já está a quase dois anos com aqueles andaimes ao redor da sua fachada e nada ainda foi feito. Mas parece que ainda há uma luz no fim do túnel. Como é ano eleitoral, o governo federal parece que vai liberar uma grande verba esse ano, para a conclusão das obras de revitalização dos Museus da República, Nacional, Nacional de Belas Artes e Histórico Nacional. E ver para crer.
Mas o Histórico Nacional não já foi reformado?? Aliás, ficou lindo, pelo menos por fora, porque nunca fui naquele museu e eu passo quase toda semana de ônibus por lá.
See less See more
^^

Das três fases de restauração duas já foram totalmente concluídas. Falta uma terceira que depende dessa verba. O Museu realmente ficou lindo, tanto por fora quanto por dentro. Recomendo que você faça uma visita. É imperdível.
Vinicius said:
^^

Das três fases de restauração duas já foram totalmente concluídas. Falta uma terceira que depende dessa verba. O Museu realmente ficou lindo, tanto por fora quanto por dentro. Recomendo que você faça uma visita. É imperdível.
Pra dizer a verdade, nem sou muito ligado a museus, geralmente só vou quando minha mãe convida pra ir com ela... mas mudando um pouco de assunto, andei reparando que estão realizando uma construção bem em frente ao MAM, na verdade, quase colado a ele... será que vai ser algum anexo ou ampliação do museu??? Estou bolado com isso!!
See less See more
^^

Vai ser o teatro - auditório do MAM, que estava incluido no projeto original, mas nunca foi construído. Parece que vão seguir os desenhos originais, mas o que me preocupa é que a estrutura é muito grande e com isso possa ofuscar a bela arquitetura do museu.
Vinicius said:
^^

Vai ser o teatro - auditório do MAM, que estava incluido no projeto original, mas nunca foi construído. Parece que vão seguir os desenhos originais, mas o que me preocupa é que a estrutura é muito grande e com isso possa ofuscar a bela arquitetura do museu.
De repende ao invés de ofuscar pode até somar... mas pra dizer a verdade não gosto tanto da arquitetura do MAM, não que eu a ache feia, mas aquele concreto cinza não faz meu estilo, acho que se fosse de outra cor (talvez branco, sei lá) ficaria melhor.
See less See more
Lindo e fascinante o parque da Boa Vista!

Um dia qualquer, algum forista com máquina digital deveria dar uma volta no parque da Catacumba na Lagoa......Morro por ver fotos dele, aonde eu ia tantas e tantas vezes brincar, nos já longínquos tempos de moleque .....ele é lindoooooooo :cry:
Realmente fabuloso esse thread......nao conhecia ainda esta area do RJ......adorei o Palacio e os belos jardins com o lago!!

Valeu Vinicius!!
E o melhor eh a colecao do Museu Nacional: varias salas com mumias egipcias, sarcofagos, estelas funerarias, animais mumificados do antigo egipcio, amuletos de lapis lazuli, area de arqueologia, do Museu Vesuvio e Herculano, antropologia, milhoes de fosseis, esqueletos de animas, dinossauros, mumias do Peru, Brasil, etc, artefatos das culturas pre colombianas, como aztecas, maias, incas, etc, colecao de objetos da Africa antiga, objetos de indios da Amazonia, insetos, ateh canoas indigenas, africanas, espadas e armas da Africa e do Brasil, mostras de seres marinhos.

Eh um museu ENORME (eh, sem duvida, o maior e o mais completo da America do Sul), leva horas para visitar tudo.

E o povo brasileiro eh tao desconhecedor do que tem, que quando chega uma mostra no Masp ou no MAM com 5 pedacinhos de papiro egipcio, as filas sao enoooooooooooooooooooooooormes para ver, mas ninguem faz filas para ver VARIAS mumias egipcias trazidas por D Pedro ao Brasil, com varios sarcofagos, estelas funerarias, gatos mumificados, estatuetas, amuletos, todos objetos arqueologicos originais, que estao no museu!

Eu nunca vou entender!!!!!
See less See more
^^

O que falta ao Museu Nacional é divulgação em âmbito nacional e até mesmo internacional. Agora isso fica difícil, já que o museu é tratado como uma mera unidade da UFRJ, e por isso legalmente é impedido de administrar seus próprios recursos. É incrivel que a maioria das pessoas que visitam a Quinta, mal sabem que naquele antigo e deteriorado palácio, se encontram as maiores coleções da América Latina em Ciências Naturais e Antropológicas. Mas isso é a realidade brasileira, onde para um museu se destacar, não basta ter as melhores coleções e sim ter o melhor departamento de marketing e propaganda. Isso pode ser constatado dentro do própio parque, onde o zoológico recebe dez vezes mais visitantes que o próprio museu e é mil vezes bem mais cuidado pela prefeitura, que viu o potencial do local é soube aproveitá-lo.
See less See more
1 - 20 of 52 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.