SkyscraperCity banner
1 - 20 of 107 Posts

·
Registered
36,212 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Monotrilho ligará três favelas da Tijuca, diz Secretaria de Obras

Outras nove comunidades ganharão obras de reurbanização no PAC 2.
Projetos do governo do estado estão orçados em R$ 5,2 bilhões

Como parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), a Secretaria estadual de Obras anunciou, nesta quarta-feira (10), a construção de um monotrilho que ligará a Praça Saens Peña aos morros do Salgueiro, Formiga e Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio. As obras ainda não têm data para começar. A principal função do monotrilho, com seis quilômetros de extensão, é transportar os moradores das três comunidades. De acordo com a Secretaria, os trilhos também vão funcionam como um ‘ecolimite’, além de e reduzir riscos de deslizamento.

Segundo a Secretaria de Obras, as nove novas comunidades que receberão obras de reurbanização do PAC 2 são o Conjunto de Favelas da Penha, do Lins, da Tijuca (entre as obras, está o monotrilho), Mangueira, Cidade de Deus, Batam, Juramento, Rio das Pedras, a Favela Kelsons e o entorno do Mercado São Sebastião, na Penha.

Além dessas, o governo do estado pretende também fazer obras de reurbanização nas comunidades já beneficiadas com o PAC 1 (Rocinha, Alemão, Manguinhos). Ao todo, esses projetos da Secretaria de Obras estão orçados em R$ 5,2 bilhões.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/...avelas-da-tijuca-diz-secretaria-de-obras.html

·
Moderator
31,125 Posts
mais 5 bilhões??
Além de todo o resto dos recursos já garantidos pro Rio em BRts, metros e afins..

O Rio tá com tudo mesmo.. Só espero que exista um ministério Público atuante na cidade, pra ficar de olho na aplicaçao dessa grana toda...
porque 5 bilhoes praticamente daria pra reconstruir todas essas favelas e ainda sobrava troco.

·
Registered
30,247 Posts
Investimentos vultosos têm sido feitos nas favelas da zona sul carioca. Por duas vezes visitei a Favela Santa Marta, localizada no bairro de Botafogo e gostei bastante do que vi. Outrora um lugar perigoso por conta da presença de traficantes fortemente armados, hoje o único risco que há na região é de se tropeçar com os turistas que passeiam suas vielas e becos (eles se contam às dezenas, quiçá às centenas).

Abaixo, algumas fotos minhas do plano inclinado e apartamentos construídos no alto do morro.

1 - Primeira estação do plano inclinado.

2 - Plano inclinado visto do interior do bondinho.

3 - Via de acesso à estação nr 04. Na extremidade esquerda da foto, apartamentos construídos no alto da comunidade.

4 - Estação nr 05 (a mais alta da favela) e o bondinho.

·
Registered
1,518 Posts
As vezes me pergunto se algumas coisas não seriam boas demais para ser verdade. Todas essas obras, essa reformulação na cidade e até um MONOTRILHO... sei não. Estamos muito mal acostumados com serviço porco do estado. Quando a esmola é boa, a gente duvida, né?

·
Banned
1,728 Posts
Isso é que é desrespeito com o dinheiro público. Criar uma obra de impacto visual, mas se nenhum efeito prático de verdade na locomoção das pessoas é um absurdo. Com essa grana, se rasga uma avenida larga no meio das favelas, possibilitando a bombeiros, ônibus, taxis chegarem aos moradores, contenção de encostas, demolição dos barracos mais propícios a deslizamentos, construção de moradias mais dignas, etc e tal.

Mas, vão fazer um trenzinho pra turista admirar e deixar a comunidade à sua propria sorte.

·
Registered
3,069 Posts
Notícia ruim. O governo brasileiro precisa conter gastos e não tá sabendo fazer isso. Essa é uma obra cara e que provavelmente teria um efeito mínimo no bem-estar da população. Seria melhor uma obra mais barata que melhorasse a infra das próprias favelas.

·
Banned
11,098 Posts
^^
É impossível remover tanta gente morando em favela no Rio e em SP. São milhões de pessoas.

A única opção viável e integrar grande parte ao resto da cidade, urbanizando-as e removendo apenas as que estão em áreas de risco ou as menores.

Parabéns ao Rio. A cidade mais do que merece!

·
esperança
2,873 Posts
R$5 bilhões para 12 favelas sem ser remoção, só no Rio mesmo! Brasiu siu siu
É o que eu penso também, é teleférico, bonde, monotrilho, etc... Infelizmente politicos não querem queimar sua imagem perante seus eleitores, por isso, não tem coragem de remover as favelas verticais, enquanto isso se gasta bilhões nisso.

·
Registered
30,247 Posts
Outras fotos minhas de grandes inversões feitas em favelas da zona sul carioca. No caso abaixo, o grande investimento foi na construção de elevadores na comunidade Pavão/Pavãozinho/Cantagalo.

1 - O segundo elevador ainda não está pronto e somente deverá ser inaugurado no final deste ano.

2 -

3 - Um mirante na entrada da favela.

4 -

5 -

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
acho um absurdo a idéia de transformar favelas em pontos turisticos.

·
Registered
27,950 Posts
Eu sei que o Rio receberá as olimpíadas em 2016, mas eu gostaria que investimentos dessa ordem de grandeza também fossem feitos em outras capitais mais favelizadas que o Rio.

·
Registered
12,616 Posts
^^
É impossível remover tanta gente morando em favela no Rio e em SP. São milhões de pessoas.
...
Porque? Não estou dizendo em tirar todo mundo e jogar pros confins da cidade em COHABs. Estou falando em remoção, nem que seja para remover as casas e construir novos bairros no mesmo lugar, se o relevo for favorável. Ganham os moradores, com moradias salubres e arejadas, ganha o transporte público, que consegue atingir um número maior de pessoas, ganha a polícia que consegue atuar melhor, ganha os serviços de emergência, que conseguem chegar às casas, perdem essa politicaida, os traficantes, as milícias...

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Isso é que é desrespeito com o dinheiro público. Criar uma obra de impacto visual, mas se nenhum efeito prático de verdade na locomoção das pessoas é um absurdo. Com essa grana, se rasga uma avenida larga no meio das favelas, possibilitando a bombeiros, ônibus, taxis chegarem aos moradores, contenção de encostas, demolição dos barracos mais propícios a deslizamentos, construção de moradias mais dignas, etc e tal.

Mas, vão fazer um trenzinho pra turista admirar e deixar a comunidade à sua propria sorte.
Mas esses 5 bilhões não irão só para o monotrilho. O monotrilho é pequeno, de apenas 6km... não deve custar um décimo disso. A reportagem deixa bem claro que o valor vai para a reurbanização das favelas. Tudo que está em negrito foi exatamente o que foi feito no PAC 1 nas favelas que já estão em obras.

Agora, quanto ao monotrilho, de início a ideia também não me agrada. Não acredito que o custo-benefício dessa obra para a população seja o melhor. Há como melhorar o deslocamento das famílias e colocar ecolimites de forma mais em conta.

·
Registered
30,753 Posts
5 BILHÕES?:eek2:

Essas obras vão ajudar no deslocamento das pessoas, porém , gostaria que houvesse algo no sentido de que as áreas favelizadas fossem aos poucos deixando de existir.

·
Registered
173 Posts
Posso até ser mal interpretado pelo comentario que irei fazer, por isso peço desculpas caso esteja equivocado.

Nada contra investimentos em melhorias em favelas, inclusive no que diz respeito a serviços básicos como segurança, contenção de encostas, coleta de lixo, educação (essa todo carioca precisa, principalmente noções de cidadania e direitos e deveres), projetos sociais e culturais e claro melhoras em infra-estrutura (de ruas pavimentas até postos de saúde e transporte). O teleférico, por exemplo, eu acho uma ideia muito boa. O elevador na estação do metrô também.

Porém uma obra como a desse monotrilho eu acho um total desperdício de dinheiro. Existem locais na cidade que necessitam de transporte melhor pra ontem, regiões como Jacarepaguá, principalmente em regiões como Freguesia, Pechinca, Tanque, entre outras.

Estas que citei estão tendo um boom imobiliário gigantesco, não somente de prédios residenciais como também comercias. Isso sem falar que a região tem um comércio de rua forte, que se tornaria ainda mais forte se houvessem investimentos em transporte.

O trânsito está se tornando infernal e nada é feito pelo governo, seja municipal, estadual ou federal.

·
Registered
3,274 Posts
Pois é, tem um pessoal que não leu ou não entendeu a notícia... vou ser mais um a dizer: O montante de mais de R$5 bi é para o projeto de urbanização dessas favelas e não apenas para o monotrilho. E esses projetos de urbanização desse porte sempre envolvem coisas citadas aqui como a abertura de vias maiores, remoção de algumas casas, construção de habitação e diversos equipamentos sociais...
Pra quem acha que com esse dinheiro é possível remover todas as favelas... bom, é melhor pensar denovo.

·
Rio de Janeiro
31,219 Posts

^^

A única opção viável e integrar grande parte ao resto da cidade, urbanizando-as e removendo apenas as que estão em áreas de risco ou as menores.

Parabéns ao Rio. A cidade mais do que merece!
Exatamente. E, também não é só remover, mas remover para onde???? Primeiro que quem mora em favelas na ZS não vão querer se mudar para Zona Oeste ou Norte; segundo que quem mora nas ZO e ZN, não quer mais favelados morando por lá. O que parece simples é bem mais complexo. :yes:

Pois é, tem um pessoal que não leu ou não entendeu a notícia... vou ser mais um a dizer: O montante de mais de R$5 bi é para o projeto de urbanização dessas favelas e não apenas para o monotrilho. E esses projetos de urbanização desse porte sempre envolvem coisas citadas aqui como a abertura de vias maiores, remoção de algumas casas, construção de habitação e diversos equipamentos sociais...
Pra quem acha que com esse dinheiro é possível remover todas as favelas... bom, é melhor pensar denovo.
Exatamente. O $$$ não é só para o Monotrilho, mas para dar um UP na urbanização das favelas. ;)

1 - 20 of 107 Posts