Skyscraper City Forum banner
1 - 5 of 5 Posts

·
on the road
leptokurtic
35,472 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Um dos tipos mais perigosos de infração de trânsito em rodovias é a ultrapassagem em local proibido, sobre faixa contínua. Colisões frontais são, obviamente, uma das mais letais formas de incidentes de trânsito, superando abalroamentos, capotagens, perda de controle de direção, colisão traseira e saída dos limites de pista.

Alguns países começam a adotar câmeras que identificam essas ultrapassagens proibidas nos locais mais críticos, enviando multas. A Itália é o país que mais as emprega.

O princípio tecnológico é simples: uma câmera direcional que distingui tráfego que dirige em direção oposta à permitida e tira uma foto da placa e veículo. É uma prova difícil de contestar, até mais do que multas por excesso de velocidade, pois se um carro está trafegando em pista oposta em local de ultrapassagem proibida, está cometendo uma infração e não há muitas calibrações a se fazer.

Em cidades, essas câmeras podem ser usadas, também, para identificar conversões e retornos proibidos.

O que acham da adoção desse mecanismo de fiscalização em rodovias brasileiras? Eu sou totalmente favorável, com uso preferencial em dois tipos de trechos rodoviários:

- serras e curvas com limitação de visibilidade
- trechos movimentados de pista simples próximos a áreas urbanas.

·
Hey bud, let's party!
1,454 Posts
Eu também sou a favor!

Não existe forma de fazer isso também com um sistema parecido com o nosso sistema de medição de velocidade? No de velocidade, se o cara tá acima, ativa a câmera que fotografa a placa do veículo. Nesse caso, se o cara estiver na contramão - e os sensores com certeza tem como detectar isso - ela ativa a câmera...

·
Registered
541 Posts
Uma pergunta inocente: com baixa luminosidade, a câmera dispara um flash? Ou é capaz de ser nítida sem seu uso? Pergunto isso porque um flash numa região erma, à noite, é capaz de assustar quem venha no sentido correto, que o receberia de frente.

·
on the road
leptokurtic
35,472 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Uma pergunta inocente: com baixa luminosidade, a câmera dispara um flash? Ou é capaz de ser nítida sem seu uso? Pergunto isso porque um flash numa região erma, à noite, é capaz de assustar quem venha no sentido correto, que o receberia de frente.
Não é necessário flash, câmeras modernas atuais tem visibildiade suficiente mesmo sob condições precárias de iluminação

·
Registered
10,569 Posts
Viajar pela 381 em MG sentido Vitória é o grande motivo que me faz concordar com esse tópico. Nessas horas vejo que neguinho nasce com sorte, é bem comum os caras irem na sorte ultrapassar numa curva sem visibilidade do outro lado.

Quero duas coisas, radar para os espertinhos deste tipo e radar para carretas acima de 100

1 - 5 of 5 Posts