Linha do Porto de Aveiro vai avançar
O concurso para a construção da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro será lançado ainda este mês. A garantia foi deixada ontem pela secretária de Estado dos Transportes, que adiantou ainda que os projectos pensados para a zona totalizam um investimento de 65 ME.
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu ontem que o concurso para a construção da ligação ferroviária ao porto de Aveiro “será lançado ainda este mês”.
Ana Paula Vitorino fez a afirmação na cerimónia de
lançamento da primeira pedra das instalações da SOCARPOR no Terminal Agro-alimentar do porto de Aveiro, que permitirão movimentar 1,6 milhões de toneladas de mercadorias, em parte com origem ou destino na regiãoespanhola de Castilla y Leon.
“Este é um governo que não se limita a anunciar, mas que faz, pelo que gostaria de frisar que o concurso para a empreitada de construção da Plataforma de Cacia [de ligação à Linha do Norte] está já na sua fase final, e que o concurso para a construção do ramal ferroviário de ligação ao porto de Aveiro será lançado ainda durante este mês”, declarou a secretária de Estado.
Ana Paula Vitorino salientou que o porto de Aveiro, com a melhoria das acessibilidades marítimas e dispondo, a curto prazo, da ligação ferroviária à rede nacional, fica em condições excelentes para servir os interesses nacionais”. “É,
objectivamente, um investimento em zona de interface entre a valia da operação portuária e a existência, à retaguarda, da Plataforma Logística de Aveiro”, frisando que à
aposta da SOCARPOR em Aveiro há que somar os recentes investimentos na fábrica de biodiesel da MARTIFER e o parque de combustíveis da BP.
“No conjunto, estes três projectos representam um investimento que ronda os 65 milhões de euros, factos que demonstram que estamos, através de acções concretas e consistentes, a potenciar o transporte marítimo como factor de competitividade da economia nacional”, disse. O empreendimento da SOCARPOR vai dispor de uma área total de 20.250 metros quadrados e será dotado de um sistema inovador a nível nacional em que o processo de movimentação de granéis agro alimentares é totalmente mecanizado, desde a descarga à armazenagem e à recepção dos comboios e camiões.
Rodrigo Leite, do grupo Tertir e que representou a SOCARPOR, lamentou “as burocracias incómodas que impedem Portugal de aproveitar as suas potencialidades” e exortou o Governo a ter uma “celeridade meteórica”, porque “todos os dias se sente que o país perde terreno na derrapagem de decisões”, em contraste com o país vizinho.
------------------------------
Administração
Plano Estratégico
José Luís Cacho, presidente do conselho da Administração do porto de Aveiro (APA) destacou a sintonia do investimento da SOCARPOR com o Plano Estratégico portuário, que visa alargar o seu hinterland a Espanha e competir com os portos espanhóis do Norte nas cargas agro-alimentares destinadas à região de Castilla y León. “Este investimento traduzir-se-á num incremento de 20 a 30 por cento do total do movimento actual do porto de Aveiro, que no mês de Agosto teve o seu melhor movimento de sempre, com mais 34 por cento de mercadorias do que no mês homólogo de 2005”, disse. Ainda este ano deve ser conces-sionada a operação portuária do terminal de granéis líquidos e em 2007 do terminal Norte.
Portugal Logistico em açcão :applause:
Sines e Aveiro na linha da frente!!
só falta a alta velocidade Aveiro-Vilar Formoso :bash:
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?o...5&subsec=&id=23c994673f3af3ace51df3614d73a9c7