SkyscraperCity banner

1 - 20 of 252 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,736 Posts
Discussion Starter #1
As propostas para a construção do Terminal Intermodal de Cacia (Aveiro), que ligará a Linha do Norte ao porto de Aveiro, vão ser abertas no próximo dia 16 de Maio, de acordo com o anúncio do concurso público internacional publicado anteontem no "Diário da República". O Terminal Intermodal de Cacia vai ficar situado perto das instalações da "C.A.C.I.A." (ex-Renault).

Trata-se de um investimento de sete milhões de euros da Refer, com um prazo de construção de 390 dias, e inclui, para além da construção do edifício com 600 m2, a colocação de um pequeno troço de via férrea, para além de outras obras.

Entretanto, dentro de um mês deve ser lançado o concurso público para a construção da ligação ferroviária ao porto de Aveiro. A obra, que durará cerca de três anos, representa um investimento superior a 60 milhões de euros.
Fonte: JN
 

·
Banned
Joined
·
2,618 Posts
Porquê concurso público internacional e não só concurso público nacional?
 

·
Registered
Joined
·
6,715 Posts
Linha do Porto de Aveiro vai avançar

O concurso para a construção da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro será lançado ainda este mês. A garantia foi deixada ontem pela secretária de Estado dos Transportes, que adiantou ainda que os projectos pensados para a zona totalizam um investimento de 65 ME.
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, garantiu ontem que o concurso para a construção da ligação ferroviária ao porto de Aveiro “será lançado ainda este mês”.

Ana Paula Vitorino fez a afirmação na cerimónia de lançamento da primeira pedra das instalações da SOCARPOR no Terminal Agro-alimentar do porto de Aveiro, que permitirão movimentar 1,6 milhões de toneladas de mercadorias, em parte com origem ou destino na regiãoespanhola de Castilla y Leon.
“Este é um governo que não se limita a anunciar, mas que faz, pelo que gostaria de frisar que o concurso para a empreitada de construção da Plataforma de Cacia [de ligação à Linha do Norte] está já na sua fase final, e que o concurso para a construção do ramal ferroviário de ligação ao porto de Aveiro será lançado ainda durante este mês”, declarou a secretária de Estado.
Ana Paula Vitorino salientou que o porto de Aveiro, com a melhoria das acessibilidades marítimas e dispondo, a curto prazo, da ligação ferroviária à rede nacional, fica em condições excelentes para servir os interesses nacionais”. “É, objectivamente, um investimento em zona de interface entre a valia da operação portuária e a existência, à retaguarda, da Plataforma Logística de Aveiro”, frisando que à aposta da SOCARPOR em Aveiro há que somar os recentes investimentos na fábrica de biodiesel da MARTIFER e o parque de combustíveis da BP.
“No conjunto, estes três projectos representam um investimento que ronda os 65 milhões de euros, factos que demonstram que estamos, através de acções concretas e consistentes, a potenciar o transporte marítimo como factor de competitividade da economia nacional
”, disse. O empreendimento da SOCARPOR vai dispor de uma área total de 20.250 metros quadrados e será dotado de um sistema inovador a nível nacional em que o processo de movimentação de granéis agro alimentares é totalmente mecanizado, desde a descarga à armazenagem e à recepção dos comboios e camiões.
Rodrigo Leite, do grupo Tertir e que representou a SOCARPOR, lamentou “as burocracias incómodas que impedem Portugal de aproveitar as suas potencialidades” e exortou o Governo a ter uma “celeridade meteórica”, porque “todos os dias se sente que o país perde terreno na derrapagem de decisões”, em contraste com o país vizinho.

------------------------------

Administração
Plano Estratégico
José Luís Cacho, presidente do conselho da Administração do porto de Aveiro (APA) destacou a sintonia do investimento da SOCARPOR com o Plano Estratégico portuário, que visa alargar o seu hinterland a Espanha e competir com os portos espanhóis do Norte nas cargas agro-alimentares destinadas à região de Castilla y León. “Este investimento traduzir-se-á num incremento de 20 a 30 por cento do total do movimento actual do porto de Aveiro, que no mês de Agosto teve o seu melhor movimento de sempre, com mais 34 por cento de mercadorias do que no mês homólogo de 2005”, disse. Ainda este ano deve ser conces-sionada a operação portuária do terminal de granéis líquidos e em 2007 do terminal Norte.


Portugal Logistico em açcão :applause:
Sines e Aveiro na linha da frente!!

só falta a alta velocidade Aveiro-Vilar Formoso :bash:

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?o...5&subsec=&id=23c994673f3af3ace51df3614d73a9c7
 

·
Moderator
Joined
·
17,759 Posts
^^ Sao investimentos de montantes similares de facto... :D
 

·
Registered
Joined
·
14 Posts
Numa altura em que se fala tanto da possibilidade de encerramento de algumas linhas, é bom saber que ainda se pode construir caminho-de-ferro em Portugal (nem que sejam uns míseros kms)!...
 

·
12 Years of SSC!
Joined
·
8,378 Posts
tb digo isto pk aki em viseu nunca mais houve comboio...e bem k se precisava de fazer a ligaçao a viseu à linha da beira alta..mas nunka mais se decidem e ainda por cima dizem k n é prioridade...damn those... :bash:
 

·
Moderator
Joined
·
173,659 Posts
Isso do caminho de Ferro vai voltar à baila em termos de ligações a Espanha..... não tenho dúvidas que Sines - Evora - Elvas será construída.

O Problema das linhas férreas em Portugal é serem de traçado antigo... onde existe muitas curvas que fazem perder tempo etc.

Se houvesse uma linha mais directa para bragança de Vila REal - Mirandela - Macedo - Bragança concerteza que rendia. Assim como noutras regiões do país.

É necessário uma reforma nos traçados das linhas, o que acontecerá quando as estradas tiverem todas construídas.
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Boas notícias. :applause:
 

·
Registered
Joined
·
52,566 Posts
Ferrovia vai chegar ao porto de Aveiro

PUBLICO segunda-feira, 28 de Maio de 2007

A Refer acaba de lançar o concurso para a construção da segunda fase do acesso ferroviário ao porto de Aveiro, um investimento orçamentado em 14 milhões de Euros. Publicado no Diário da República, o concurso visa a construção do ramal ferroviário entre o viaduto de acesso à ponte da Gafanha e o porto de Aveiro, bem como os acessos rodoviários à zona dos pequenos estaleiros e envolventes ao terminal Sul do sector comercial do porto. As propostas podem ser apresentadas até 2 de Julho e prevê-se que a ligação do porto de Aveiro à rede ferroviária nacional esteja concluída em 2009. Até ao momento já foi adjudicada a construção do terminal multimodal de Cacia e a ligação ferroviária entre aquela plataforma e o acesso à ponte da Gafanha. A concretização desta acessibilidade terrestre, ferroviária, é tida como essencial para alargar o ‘hinterland’ do porto de Aveiro a Espanha, e “para potenciar o desenvolvimento da zona de actividades logísticas prevista para o porto, e bem assim o desenvolvimento das concessões dos terminais de granéis líquidos a Norte”, esclarece a Administração do Porto de Aveiro.
 
1 - 20 of 252 Posts
Top