Skyscraper City Forum banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Registered
731 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Ranking: As 20 cidades com maior movimento rodoviário de passageiros de Minas Gerais.

Anuário Estatístico 2008 (Ano Base 2007)
Transporte Rodoviário Coletivo Interestadual e Internacional de Passageiros

1- BELO HORIZONTE (MG) 2.242.195
2- JUIZ DE FORA (MG) 1.169.706
3- UBERLANDIA (MG) 843.747
4- MONTE SIAO (MG) 609.241
5- POUSO ALEGRE (MG) 592.146
6- POCOS DE CALDAS (MG) 528.757
7- ALEM PARAIBA (MG) 469.030
8- UBERABA (MG) 456.420
9- NANUQUE (MG) 397.890
10- SAO SEBASTIAO DO PARAISO (MG) 366.537
11- MANTENA (MG) 350.604
12- GUAXUPE (MG) 350.491
13- ITAJUBA (MG) 327.113
14- PASSOS (MG) 324.652
15- EXTREMA (MG) 322.520
16- JACUTINGA (MG) 316.859
17- CAMBUI (MG) 277.841
18- ITANHANDU (MG) 277.156
19- ITUIUTABA (MG) 266.553
20- MURIAE (MG) 226.155

http://appweb2.antt.gov.br/passageiro/anuarios/anuario2008/4122.asp

·
Banned
3,099 Posts
Nossa! Esquisitíssimo!
Nada de Patos de Minas, Teófilo Otoni, Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga...
Cidades que polarizam uma rede grande de outras cidades.
Ao mesmo tempo, a presença de Ituiutaba me deixou curioso: será esse o retrato da quantidade de gente de lá que mora em Uberlândia e regressa para visitar os parentes?

Sei que o movimento maior de passageiros em viagens intermunicipais naturalmente se dá em lugares onde as cidades são mais próximas umas das outras, como é o caso das cidades sul-mineiras, talvez a explicação venha daí.

·
Rick
2,744 Posts
Ee JF movimenta isso tudo???

·
EDU URA
1,951 Posts
Nossa! Esquisitíssimo!
Nada de Patos de Minas, Teófilo Otoni, Montes Claros, Governador Valadares, Ipatinga...
Cidades que polarizam uma rede grande de outras cidades.
Ao mesmo tempo, a presença de Ituiutaba me deixou curioso: será esse o retrato da quantidade de gente de lá que mora em Uberlândia e regressa para visitar os parentes?

Sei que o movimento maior de passageiros em viagens intermunicipais naturalmente se dá em lugares onde as cidades são mais próximas umas das outras, como é o caso das cidades sul-mineiras, talvez a explicação venha daí.
Não tenho base para analisar estes dados, mas acredito que a presença de cidades do triangulo se deve ao fato da região ser um entreposto de São Paulo a região centro oeste, e uma região de transição.

·
Banned
3,099 Posts
Se esse ranking levou em conta só os passageiros interestaduais e internacionais, acredito que esteja correto.
Bem, isso explicaria a presença de Monte Sião, Nanuque e Ituiutaba.
Também as ausências das cidades que eu citei logo acima.

·
Registered
731 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Pessoal... a minha intenção em colocar essa pesquisa da ANTT era de compartilhar os dados. Sou Geógrafo e em minhas pesquisas de interesse laborativo tenho acesso a muitos dados e outros trabalhos de pesquisas diversos. Alguns que ache interessantes irei compartilhar com todo prazer.

Os dados acima são da ANTT - Anuário Estatístico 2008 (Ano Base 2007)
Transporte Rodoviário Coletivo Interestadual e Internacional de Passageiros- e como está escrito aí contempla o transporte Rodoviário Coletivo Interestadual e Internacional de Passageiros. É claro que as cidades que estão nas fronteiras possuem números maiores.

·
Registered
2,509 Posts
Duvidoso?!? Os dados são da ANTT ?!?

Vale a pena ver para quem se interessar, ok?
Primeiro, meu caro, não falei que a fonte era duvidosa.:eek:hno:
O ranking que é duvidoso, pois cidades maiores e notadamente mais dinâmica, estão fora da lista, onde aparece cidades que fazem, no minimo, todos estranharem.
Segundo, se cada forista repitir notícias, dados e rankings antigos e já postados, só para os "interessados" se interessarem, este forum vai ficar cansativo e enfadonho.

·
Registered
731 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Primeiro, meu caro, não falei que a fonte era duvidosa.:eek:hno:
O ranking que é duvidoso, pois cidades maiores e notadamente mais dinâmica, estão fora da lista, onde aparece cidades que fazem, no minimo, todos estranharem.
Segundo, se cada forista repitir notícias, dados e rankings antigos e já postados, só para os "interessados" se interessarem, este forum vai ficar cansativo e enfadonho.

Não me lembro de ter visto esse ranking aqui. Em todo caso se eu repeti alguma coisa basta ignorar. E com certeza alguém pode ter se interessado pelos dados postados.

Com relação ao "cidades maiores e notadamente mais dinâmicas, estão fora da lista", basta ter um pouco de discernimento para entender que cidades na fronteira terão logicamente maior movimento, já que os dados são de transporte interestadual. Não ,é de se estranhar que a maioria das cidades da lista são aqui do Sul de Minas, região muito ligada com SP. O pessoal daqui vai muito para o estado vizinho. Não é atoa que muitos aqui dizem que a nossa capital é São Paulo.

1 - 13 of 13 Posts