SkyscraperCity Forum banner

Ranking - Trabalho Infantil - Região Norte - PNAD/IBGE/2009

5793 Views 11 Replies 6 Participants Last post by  RRC
Classificação/UF/ percentual de crianças trabalhando*/quantidade

1. Rondônia 10% 30.000
2. Tocantins 10% 26.000
3. Acre 7% 12.000
4. Pará 5% 85.000
5. Amazonas 4% 30.000
6. Roraima 2% 2.000
7. Amapá 1% 2.000

O G1 considerou os dados de 5 a 14 anos porque, dentro desta faixa etária, o trabalho é proibido no Brasil. Com 14 e 15 anos, é permitido o trabalho no país como aprendiz. A partir dos 16 anos, a legislação autoriza o trabalho mediante carteira assinada.

*Dados relativos à população ocupada de 5 a 14 anos.
fonte: PNAD/IBGE e "Estado das Crianças do Mundo 2010" (Unicef)
http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=91178&codDep=2
http://www.sidneyrezende.com/notici...tual+de+criancas+e+adolescentes+que+trabalham
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 4 of 12 Posts
^^
Valeu Terra Nova.

Em relação àqueles que são contrários aos rankings, no fundo, mais bem no fundo, todos nós sabemos que todo mundo aqui gosta de dar uma espiadinha pra ver como a sua cidade está em determinado quesito social.

Falta ainda por parte de alguns maturidade pra discutir assuntos sócio-econômicos.

Através dessas pesquisas, é que podemos avaliar a real situação de nossas cidades, e, ainda, tem o condão de nos ajudar a avaliar melhor a atuação de nossos representantes do executivo e do legislativo.
Outra dúvida que eu tenho é se uma criança que trabalha e estuda também entra nos dados (parece que entra sim, mas só quero que confirmem).
Pra mim entra sim.

Em relação ao seu estado há no texto da pesquisa um comentário esclarecedor:

"O único estado a mostrar uma pequena elevação no índice foi Rondônia, mas o gerente da Pnad afirma que ainda é muito cedo para afirmar que o trabalho infantil aumentou no estado. “Precisamos de mais um ou dois anos antes de chegar a essa conclusão. Pode ser uma flutuação da amostra. Se acompanharmos os últimos anos, a tendência é de queda, mesmo em Rondônia”, afirma."

Também há uma opinião sobre a questão na zona rural dos estados que por sinal é bastante interessante:

“É difícil fazer o lavrador do interior entender que o filho não é vagabundo se não ajudar na colheita, que ele precisa ir para a escola”, explica."
^^
Verdade no campo é comum os filhos menores ajudarem na lavoura. É uma questão cultural, até bem vista pela comunidade interiorana.
Entendem que aquela criança não será preguiçosa e coisa e tal.

Mas veja bem não sei se está relacionado com esse índice mas o analfabetismo de Rondônia tá com um percentual de 9,2.
Contudo o Estado de Rondônia apresenta evolução na redução do analfabetismo. Mas dá pra perceber que o índice não está elevado.
Talvez o grande percentual de crianças trabalhando em Rondônia é em razão dessa percepção que a população do campo tem que a criança que trabalha vai um dia se tornar uma pessoa de bem e responsável.

De qualquer forma o trabalho infantil deve ser combatido, pois criança tem que estudar somente.
1 - 4 of 12 Posts
Status
Not open for further replies.