SkyscraperCity Forum banner

Ranking - Trabalho Infantil - Região Norte - PNAD/IBGE/2009

5797 Views 11 Replies 6 Participants Last post by  RRC
Classificação/UF/ percentual de crianças trabalhando*/quantidade

1. Rondônia 10% 30.000
2. Tocantins 10% 26.000
3. Acre 7% 12.000
4. Pará 5% 85.000
5. Amazonas 4% 30.000
6. Roraima 2% 2.000
7. Amapá 1% 2.000

O G1 considerou os dados de 5 a 14 anos porque, dentro desta faixa etária, o trabalho é proibido no Brasil. Com 14 e 15 anos, é permitido o trabalho no país como aprendiz. A partir dos 16 anos, a legislação autoriza o trabalho mediante carteira assinada.

*Dados relativos à população ocupada de 5 a 14 anos.
fonte: PNAD/IBGE e "Estado das Crianças do Mundo 2010" (Unicef)
http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=91178&codDep=2
http://www.sidneyrezende.com/notici...tual+de+criancas+e+adolescentes+que+trabalham
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 2 of 12 Posts
Seria interessante confrontar esses dados com outros relacionados à infância, como a taxa de crianças nessa faixa etária frequentando a escola, índice de desnutrição e mortalidade nessa faixa etária, a renda média da parcela mais pobre da população (onde geralmente estão as crianças que começam a trabalhar cedo), etc. Isso nos daria a possibilidade de avaliar até que ponto o trabalho infantil está prejudicando o desenvolvimento humano das crianças nessa faixa etária em cada estado.
^^ Pois é, outra coisa que eu ia comentar é o aspecto cultural no tocante ao trabalho. Meus avós, meus pais, meus tios e tias, todos ajudavam na roça e nas tarefas domésticas desde criança (isso lá no interior de Minas). Pra eles, criança trabalhar ajudando os pais é a coisa mais normal do mundo. Só que tem um detalhe, ninguém nunca deixou de estudar por causa disso e hoje são todas pessoas trabalhadoras e bem sucedidas. E vc não vê ninguém reclamando de ter ajudado os pais quando criança.

Agora, tem também aquele tipo de trabalho exploratório, quase em regime de escravidão, onde a criança não pode nem estudar, brincar, etc. Ou seja, dentro do trabalho infantil existem situações bem diferentes. É por isso que eu acho interessante cruzar esses dados com outros dados relacionados à infância, pra ver até que ponto o trabalho infantil é prejudicial ao desenvolvimento das crianças em cada estado.
1 - 2 of 12 Posts
Status
Not open for further replies.