SkyscraperCity Forum banner

Raposa/Serra do Sol - Demarcações estão acabando com Roraima, alerta general Heleno

3304 Views 14 Replies 8 Participants Last post by  Manoel Henrique
Quinta-feira, Abril 10, 2008

Raposa/Serra do Sol - Demarcações estão acabando com Roraima, alerta general
Por José Maria Mayrink, no Estadão
O comandante do Exército na Amazônia, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, advertiu ontem, na abertura de um curso sobre segurança internacional e defesa - promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Universidade de São Paulo -, que o Brasil está caminhando para perder parte de Roraima, por causa da demarcação de terras indígenas.
“Roraima está acabando, porque o território indígena é maior que o do Estado”, disse o general, depois de criticar a política indigenista brasileira que, em sua avaliação, “está na contramão da sociedade, conduzida à luz de pessoas e ONGs estrangeiras”. Segundo o comandante da Amazônia, “não há consenso sobre a questão indígena nem mesmo na Funai”.
Interrompido várias vezes por aplausos de empresários, professores, militares e alunos, o general Heleno afirmou que os ianomâmis não precisam da terra contínua que, de acordo com a demarcação feita pelo governo, lhes foi atribuída contra parecer da Casa Militar.
O general Heleno criticou também restrições a atividades militares em terras indígenas. “Enquanto eu for comandante militar, minha tropa vai entrar onde for necessário”, disse, referindo-se à Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com voto favorável do Brasil, que garante aos índios a posse e controle autônomo de territórios por
eles ocupados

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2008/04/raposaserra-do-sol-demarcaes-esto.html
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 15 of 15 Posts
Muito interesse da Onu nessa região ..que ela fique autônoma ???coincidentemente também ali está a maior jazida de ouro e outros minerais raros ...e que fazem ali tantas ongas ???? e tantos missionários alguns vistos com equipamentos geológicos ?? a amazônia esta sob as ordens da Onu que sempre tem a intromissão dos paises mais ricos do mundo ....em destaque os Estados unidos
See less See more
O que não consigo ententer é que os motivos do apoio da ONU e da elite mundial às demarcações dessas terras está claro pra quem quiser ver (interesse nos minerais ali existents) e o Governo brasileiro está aplaudindo de pé enquanto eles estão tentando tirar nossas riquezas!!!
^^ Imagine então as "negociatas" que rolam nos bastidores do poder, pra que o governo faça de conta de não está vendo isso.
Sinto nojo quando vejo o descaso de nossas políticos com relação à criação da "Reserva" Raposa Serra do Sol. Roraima vai acabar sumindo do mapa brasileiro em poucos anos... :eek:hno:

:puke:
Tenho nojo dessa política (politicagem) que trata a Amazônia brasileira como não-Brasil...
Pessoal,

Quando eu soube das primeiras notícias sobre essa demarcação em Roraima, minha primeira reação foi condenar todos os políticos que participaram dela (desde o governo Collor até o atual). No entanto, quanto mais eu leio sobre o assunto, mais vejo que essa questão envolve inúmeros interesses sejam eles legítimos, desonestos, ingênuos ou com segundas intenções.

Os governos passados, na minha opinião, pensavam esse problema como uma batata quente que teria que ser passada para a frente. Só que não havia mais nada para fazer (enrolar) e o presidente deu a canetada final. Felizmente, o país vive um momento econômico confortável o suficiente para desagradar interesses estrangeiros, então as vozes que sempre se fizeram presentes fizeram mais barulho dessa vez. A sociedade também cobrou e o STF reagiu de acordo.

Pelas declarações dos ministros do STF, estou confiante de que a reserva em questão será redefinida. Além disso, a questão índigena e as demarcações são assuntos que estão na boca do povo, o que é bom. A pressão aumenta e se faz o melhor para o país. Isso pode até abrir um precedente para que se reveja a reserva Yanomami.
See less See more
^^ É verdade, "pela primeira vez na história desse país" :D existe um debate aberto em torno desse assunto. Essa questão das demarcações de terras indígenas está sendo exposta publicamente através de diferentes pontos de vista, o que é algo inédito. Não sei daqui a algum tempo, mas pelo menos neste exato momento não há como tomar as decisões na surdina, ou por debaixo dos panos, como sempre foi feito. Isso já é um avanço.
See less See more
^^ É verdade, "pela primeira vez na história desse país" :D existe um debate aberto em torno desse assunto. Essa questão das demarcações de terras indígenas está sendo exposta publicamente através de diferentes pontos de vista, o que é algo inédito. Não sei daqui a algum tempo, mas pelo menos neste exato momento não há como tomar as decisões na surdina, ou por debaixo dos panos, como sempre foi feito. Isso já é um avanço.
Sinto que você é uma pessoa otimista, amigo BR 364. Assim como eu também sou. :)

Eu encontrei um vídeo do Globo News Painel com o William Waack. A discussão com os três convidados é muito interessante e esclarecedora. Vale mostrar para todos os brasileiros desinformados e bem-intencionados. Assistam, comprovem e espalhem a informação! Hehehe!

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM823359-7823-POLITICA+INDIGENISTA,00.html
See less See more
Sinto que você é uma pessoa otimista, amigo BR 364. Assim como eu também sou. :)

Eu encontrei um vídeo do Globo News Painel com o William Waack. A discussão com os três convidados é muito interessante e esclarecedora. Vale mostrar para todos os brasileiros desinformados e bem-intencionados. Assistam, comprovem e espalhem a informação! Hehehe!

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM823359-7823-POLITICA+INDIGENISTA,00.html
^^Pô, muito boa e esclarecedora a reportagem. Permitiu - me entender bem o extremo receio de certos colegas daqui do SSC da ação das ONGs em relação algumas regiões da região Norte. Os relatos do Aldo Rebelo, que remontam a perda de parte do território brasileiro p/ uma ONG religiosa Britanica e os pontos de vista da representante das ONGs nas aldeias indígenas de Rorraima deixa claro a intenção deles, de exclusão da área da reserva raposa serra do sol do território brasileiro!
Aliás, pelo que foi explicado, nem existir devia essa reserva indígena, já que desbravadores de vários cantos do brasil ocuparam a região antes dos índios!
E muita sacanagem um negócio desses msm, o Lula que não abre aqueles olhos de pinguço dele p/ ver o que vai acontecer naquela área. O exército tem mais é que o dever de tá ali, como forma de coibir ação dessas ONGs. Espero agora, que pelo menos o STF tome uma decisão sensata sobre essa questão p/ com soberania nacional e o povo brasileiro!
Como dito, pertinentemente, por Aldo Rebelo a gente tem que ficar esperto com as boas intenções das ONGs com o Brasil, pq de boas intenções o inferno tá msm cheio!!!:)
See less See more
Existe uma grande interesses econômicos bilaterais sem sombra de dúvida , não devemos esquecer que é uma região muito cobiçada por grupos extrangeiros que desejam de uma forma ou outra explorar o potencial da região da " raposa serra do sol " , da forma mais emblemática possível eles propõem excluir a desmilitarização da região e dando autonomia total aos povos indigenas , mas eu pergunto que autonomia é essa ??

sendo que essas ongs internacionais não querem sair e tirar seus tentáculos abomináveis do território indinea ,alegando que recebeu apoio da ONU e que influência diretamente na questão dos povos que ali habitam na reserva indigena..

E mais fácil uma ong internacional "opinar " " atuar " do que um brasileiro entrar ali naquela região , muito embora essas "ongs extrangeiras " apenas mascaram outra realidade que é a exploração da região ,infiltrando geólogos e pesquisadores , isso tudo todos já sabem e quase não se faz nada para conter esse absurdo

O país não tem total soberania ! ou não quer ter " ou brincar em ter essa soberania ! não sei que motivos ou força "maior " será esta ..mas há muita coisa oculta por de trás dos bastidores do poder ....

E o presidente bate o martelo e aceita tudo o que os Estados Unidos e outros paises que cobiçam nossa região . muitos desses paises não tem mais nada do que explorar em suas regiões , outros devastaram todo o seu potencial ..e querem aqui no Brasil tirar proveito ...ou seja chantagenado ou ameaçando colocar algum tipo de embargo econômico ...
See less See more

Ia ver esse programa na íntegra, mas não deu. Perdi um programão!!!:(
See less See more
^^ Imagine então as "negociatas" que rolam nos bastidores do poder, pra que o governo faça de conta de não está vendo isso.
Exatamente!
Outro ponto que ajuda é a utopia brasileira de ganhar uma cadeira no conselho de segurança da ONU.
Esta reserva é, assim como a maioria das outras, mais uma das partes do projeto de internacionalização da Amazônia. A diferença é que dessa vez está havendo resistência. Não fosse por isso, era mais um pedaço do Brasil perdido.

O melhor: com isso há perspectivas de se reanalisar as demais reservas. Talvez consigamos manter a floresta como brasileira. Torço pra que sim.

Como você podem ver o povo roraimense é bravo e foi à luta! Estamos defendendo nossa terra. Se todos os estados fizessem assim, o cenário estava bem mudado.

Agora, uma coisa podem ter certeza: se o STF redefinir mesmo a reserva (o que rezo todos os dias para que aconteça), aí que a confusão crescerá. Muito provavelmente a ONU se meterá no meio, protestos do resto do mundo... "vcs estão massacrando os pobres dos miseráveis dos indígenas" etc, etc...

Faz parte. Não desistiremos. Vamos mostrar que Roraima não nasceu de joelhos, nasceu para liderar e liderará a retomada brasileira da Amazônia. É como sempre disse: "Roraima, o próximo império".

E como diria o Jamba:

PODE VIR FORTE QUE EU SOU DO NORTE!
See less See more
Esta reserva é, assim como a maioria das outras, mais uma das partes do projeto de internacionalização da Amazônia. A diferença é que dessa vez está havendo resistência. Não fosse por isso, era mais um pedaço do Brasil perdido.

O melhor: com isso há perspectivas de se reanalisar as demais reservas. Talvez consigamos manter a floresta como brasileira. Torço pra que sim.

Como você podem ver o povo roraimense é bravo e foi à luta! Estamos defendendo nossa terra. Se todos os estados fizessem assim, o cenário estava bem mudado.

Agora, uma coisa podem ter certeza: se o STF redefinir mesmo a reserva (o que rezo todos os dias para que aconteça), aí que a confusão crescerá. Muito provavelmente a ONU se meterá no meio, protestos do resto do mundo... "vcs estão massacrando os pobres dos miseráveis dos indígenas" etc, etc...

Faz parte. Não desistiremos. Vamos mostrar que Roraima não nasceu de joelhos, nasceu para liderar e liderará a retomada brasileira da Amazônia. É como sempre disse: "Roraima, o próximo império".

E como diria o Jamba:

PODE VIR FORTE QUE EU SOU DO NORTE!
Amigo [email protected], concordo com você. Acredito que o CIR e os índios que estão sendo manipulados por algumas ONGs internacionais irão fazer de tudo para garantir a pressão de organismos internacionais sobre o país. Um exemplo disso é a invasão da fazenda do Quartieiro por alguns índios. Já tinha site na internet dando que os todos os índios foram assassinados!

A pressão vai ser grande sim, mas é o órgão supremo da justiça brasileira que decidirá isso. Não vamos voltar atrás. Nós aguentamos pressão.

Não é só em Roraima que tem brasileiro disposto a defender seu país! :)
See less See more
Vamos defender a parte mais linda do Brasil!!
1 - 15 of 15 Posts
Status
Not open for further replies.