Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 44 Posts

·
E = mc2
930 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Rodovia Raposos Tavares km 30 - 40 - Cotia - Grande Sp

Rodovia Raposo Tavares - km 100 - Região de Sorocaba

Rodovia Raposo Tavares km 450 - entre Ourinhos e Assis

·
Tupy or not tupy
517 Posts
o asfalto dela parece q ta baum hein!

·
Whatever
45,866 Posts
a primeira foto é horrível...parece um típico e horrível strip mall americano. mas a terceira, quarta e quinta são demais, muito bonita esta rodovia!:eek:kay:

·
**16º ano**
**17º ano**
25,812 Posts
Esse trecho que passa pelo meio de Cotia é horrível, sempre um tremendo engarrafamento, não sei como até hoje não duplicaram esse trecho. Antigamente (até uns 10 anos) não havia tanto comércio em volta da estrada (que aí é avenida) e era bem mais fácil a desapropiação....

·
Expansão São Paulo
636 Posts
Tirando o trecho de Cotia, o restante da estrada é bonita.

1,322 Posts
Kauã said:
as fotos estao boas e gostei, menos a primeira ...está horrivel.... as calçadas então ....
Concordo. Parodiando o Marllon, "fiação aérea e calçadas esburacadas são a escória do Brasil". Heheheheheheheh :)

·
Seriedade já
894 Posts
Essa rodovia, pelo que eu saiba, é antigona, inaugurada em 1937, corrijam-me se eu estiver enganado.

Com esse primeiro retrato muito bem fotografado, gostaria de saber se esse :puke: trecho fastidiosamente medonho já foi revitalizado dentro da duplicação do trecho Cotia-Vargem Grande Paulista.

Há algum forista que possua algum mapa, seja por pdf, seja por foto, que mostre:

-extensão total, principiada do bairro Butantã, zona oeste de São Paulo capital até a ponte sobre o Rio Paraná que faz divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul, dando como continuidade da BR-267;
-os trechos duplicados;
-os trechos não-duplicados;
-os trechos concessionados;
-os trechos não-concessionados;
-número de cabines de pedágios;
-postos de gasolina, restaurantes e balança para caminhões;
-as fotos do antes e depois da Rodovia Raposo Tavares;
-o tópico em questão não deveria ser remanejado para o thread Infraestrutura e Transportes, por se tratar do assunto rodovias?

·
Registered
17,644 Posts
Tinha que atualizar as primeiras fotos, pra gente fazer um comparativo antes x depois. Nem imagino o tanto que gastaram com indenizações pra fazer as vias marginais.
Essa obra (SP-COtia) foi feita pelo DER, não pela concessionária.

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Sobre a Raposo Tavares:

1) O primeiro trecho dela foi inaugurado em 1952 e ligava São Paulo (Pinheiros) a Sorocaba, via São Roque. Na época, era chamada de Via Bandeirantes e substituiu a antiga Estrada São Paulo-Paraná, inaugurada em 1924 e que fazia a ligação entre a capital paulista e Curitiba via Sorocaba e Apiaí (hoje, não resta praticamente mais nada da São Paulo-Paraná);

2) A Raposo só ficou totalmente pronta na metade da década de 1960, sendo por anos a única ligação terrestre com ponte entre São Paulo e o então Mato Grosso;

3) O trecho entre Cotia e Vargem Grande está totalmente duplicado e toda a área onde passa a via em Cotia foi demolida. Hoje, há uma autopista com duas faixas e marginais no lugar da avenida que aparece na primeira foto deste thread.

Mais tarde, postarei algumas curiosidades desta rodovia que conheço bem, inclusive com fotos.

·
Registered
17,644 Posts
Boa, Rodalves. Foi um trabalho e tanto do DER. A parte de Cotia a Vargem quem duplicou me parece que foi a CCR, não a Carioca Engenharia, não? Os contornos de São Roque e de um bairo de Sorocaba tbm foi feito sob a CCR.

1 - 20 of 44 Posts