Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Nesse thread mostrarei um breve resumo de tudo que já mostrei de bom sobre o Recife, priorizando a nossa cultura.

Em homenagem aos 80 anos de Ariano Suassuna, o mais pernambucano dos paraibanos, coloco dois clips do Quarteto Romançal, para aqueles que quiserem conhecer um pouco da estética Armorial, em sua vertente musical.​

Repente

Frevo

Nesse thread não haverá nenhuma historinha Alfeniana, as imagens falarão por si.​



1. Monteiro.


2. Açude de Apipucos.


3. Casa Forte


4. Poço da Panela


6. Jaqueira.


7. Graças.


8. Academia Pernambucana de Letras.


9. Ponte D´Uchôa.


10. Benfica.


11. Teatro de Santa Isabel.


12. Praça da República – Estátua de Maurício de Nassau.


13. Praça da República – Baobá.


14. Palácio do Campo das Princesas.


15. Museu do Trem.


16. Casa da Cultura.


17. Ginásio Pernambucano.


18. Cais da Rua da Aurora.


19. Praça do Marco Zero.


20. Muralha.


21. Torre Malakoff.


22. Rua da Guia.


23. Igrejinha de Nossa Senhora da Boa Viagem.


24. Estética Armorial na escultura "Torre de Cristal" de Francisco Brennand.


25. Finalizando com a estética Armorial em mozaico.


Esse foi um pequeno resumo das coisas que nos fazem sentir orgulho de sermos recifenses. Espero que tenham gostado de rever essas imagens.​
 

·
Banned
Joined
·
3,687 Posts
Um imenso prazer sentir a nossa cultura expressada com tão com gosto. Bela homenagem ao mais que pernambucano, Ariano Suassuna. As fotos são verdadeiros resgates históricos de bairros tradicionais que se distinguem nessa metrópole de planície aquática. A trilha sonora completou a "viagem poética...". Arte em toda parte! Meus parabéns! Recife é a minha casa, Recife é o meu mundo.
 

·
Banned
Joined
·
3,687 Posts
"A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados".
Ariano Suassuna, Jornal da Semana, Recife, 20 maio 1975.

Segue abaixo uma Música de Estilo Armorial da cantora, Renata Rosa. Clique no link e aperte o play:
http://www.box.net/shared/dmezfvuts5
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^ Na verdade Renata Rosa é paulista, só que incorporou a pernambucanidade de forma magnífica.
 

·
Banned
Joined
·
985 Posts
Alguns esclarecimentos necessários:

MOVIMENTO ARMORIAL

O Movimento Armorial, é uma iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Um dos fundadores é o escritor Ariano Suassuna. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

"A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados". Ariano Suassuna, Jornal da Semana, Recife, 20 maio 1975.

O Movimento Armorial surgiu sob a inspiração e direção de Ariano Suassuna, com a colaboração de um grupo de artistas e escritores da região Nordeste do Brasil e o apoio do Departamento de Extensão Cultural da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Pernambuco.

Teve início no âmbito universitário, mas ganhou apoio oficial da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Foi lançado oficialmente, no Recife, no dia 18 de outubro de 1970, com a realização de um concerto e uma exposição de artes plásticas realizados no Pátio de São Pedro, no centro da cidade.

Seu objetivo foi o de valorizar a cultura popular do Nordeste brasileiro, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País.

Segundo Suassuna, sendo "armorial" o conjunto de insígnias, brasões, estandartes e bandeiras de um povo, a heráldica é uma arte muito mais popular do que qualquer coisa. Desse modo o nome adotado significou o desejo de ligação com essas heráldicas raízes culturais brasileiras.

O Movimento tem interesse pela pintura, música, literatura, cerâmica, dança, escultura, tapeçaria, arquitetura, teatro, gravura e cinema.

Uma grande importância é dada aos folhetos do romanceiro popular nordestino, a chamada literatura de cordel, por achar que neles se encontra a fonte de uma arte e uma literatura que expressa as aspirações e o espírito do povo brasileiro, além de reunir três formas de arte: as narrativas de sua poesia, a xilogravura, que ilustra suas capas e a música, através do canto dos seus versos, acompanhada por viola ou rabeca.

São também importantes para o Movimento Armorial, os espetáculos populares do Nordeste, encenados ao ar livre, com personagens míticas, cantos, roupagens principescas feitas a partir de farrapos, músicas, animais misteriosos como o boi e o cavalo-marinho do bumba-meu-boi.

O mamulengo ou teatro de bonecos nordestino também é uma fonte de inspiração para o Movimento, que procura além da dramaturgia, um modo brasileiro de encenação e representação.

Congrega nomes importantes da cultura pernambucana. Além do próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Raimundo Carrero, Gilvan Samico, entre outros, além de grupos como o Balé Armorial do Nordeste, a Orquestra Armorial de Câmara, a Orquestra Romançal e o Quinteto Armorial.
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #9 ·
^^ Obrigado, gdevivas! Evitei colocar esse texto para o thread não ficar muito longo. Foi muito bom tu teres postado isso.
 

·
Banned
Joined
·
3,687 Posts
^^ Na verdade Renata Rosa é paulista, só que incorporou a pernambucanidade de forma magnífica.
São tantos amantes dessa terra que a naturalidade torna-se um elemento qualquer. O que vale é o espírito que nutre os sentimentos do homem.
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #13 ·
^^ Vou dar uma olhada lá.

Eu gostaria até de ver a opinião de foristas de outros estados nordestinos para saber se o Movimento Armorial tem tanta força e reconhecimento como tem aqui em Pernambuco.
 

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
Joined
·
13,370 Posts
Recife é surpreendendte... apesar da rivalidade n tem cm negar... heheheheheehehhe
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^ Não tem rivalidade, é como água e vinho. Não se compara um com o outro só por serem líquidos, não é mesmo?

PS: Não vamos brigar para saber quem é a água e quem é o vinho, certo? :D
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #19 ·
muito boas as fotos!!
nao podia esperar outra coisa vindo de vc :nuts:
Obrigado Roberto, fiz esse thread com fotos que eu já havia postado. Não tem feito muitos dias bons para sair fotografando. Quero mostrar outras coisas, mas com chuva não dá mesmo...
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #20 ·
1 - 20 of 30 Posts
Top