SkyscraperCity Forum banner

Recife de Antigamente

79848 Views 305 Replies 34 Participants Last post by  Cratus
Recife de Antigamente é o nome da comunidade no Facebook da qual faço parte e contribuo que posta fotos do Recife em décadas ou até séculos passados.

Eu postei algumas no tópico "Brasil Antigo" e agora resolvi criar este tópico para que sejam postadas fotos antigas do Recife, em um tempo em que a Glória da Cidade ainda resplandecia (E que volte a resplandecer!).

Todos os créditos das imagens são para o Museu da Cidade do Recife, apesar de elas serem digitalizadas pela Comunidade do Facebook.

Abaixo a Av Marquês de Olinda. Sem data.

Rua do Rosário Antes e Depois:

Praça Maciel Pinheiro. E do Lado Esquerdo um dos prédios onde morou Clarice Lispector.

Rua da Cruz (Rua do Bom Jesus) em 1855.

Praça da Independência em 1920

Praça da Independência em 1920/30

Cais do Trapiche em 1875

Rua das Florentinas em 1940. Foi demolida e não existe mais.

Rua do Imperador no final do Século XIX

Mercado de São José em 1890

Ponte Princesa Isabel, vista da Rua da Aurora em 1950

Centro do Recife em 1940

Praça Rio Branco, atual Marco Zero, em 1920

Avenida Rosa e Silva em 1935

Carnaval de 1927

Largo do Livramento em 1880

Rua do Sol em 1950. O prédio da Direita foi demolido.

Rua do Sol e seus jardins com o Capibaribe despoluído na Década de 50. Os Anos Dourados do Recife.

Basílica da Penha e Catedral da Sé em Olinda. Em seus formatos originais.

Bonde da Pernambuco Tramways em 1930.

Café Lafayette, reduto da intelectualidade recifense, ficava na esquina da Rua Primeiro de Março com a Rua do Imperador. Foto de 1945

Recife em 1927. Os famosos Footings:

Av. Marquês de Olinda, Bairro do Recife. Foto: Revista da Cidade, década de 20

Mulheres fazendo footing (Rolezinho) no Recife em 1920

Avenida Marquês de Olinda em 1930

E para finalizar um vídeo do Recife de Antigamente. Patrimônio dos Correios:
See less See more
26
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 306 Posts
Parabéns, belíssimo trabalho! :applause: Pena que sobrevém também uma certa tristeza por todo esse charme que o recifense não soube preservar para as futuras gerações!
Obrigado amigo. A cidade tinha um acerco arquitetônico admirável no passado. Não que ainda não tenha, mas como se pode ver por fotos, o Recife era uma cidade florescente.

Essa perda ocorreu também em outras capitais do País. Juntamente com o patrimônio se foram sonhos, vidas e sombras de um tempo e de um povo.

Só uma palavra:tristeza...:cry:
Sim realmente foi lastimável a perda. Mas ainda há muito hoje em dia que pode ser preservado. Uma coisa interessante que se faz na Europa e que não se faz no Brasil é a reconstrução de patrimônio histórico em lugar de prédios mais modernos. Seria interessante aplicar esse tipo de urbanização por aqui.
  • Like
Reactions: 1
Ms não deixa de ser assustador ver estas roupas numa cidade nordestina...

Ai que absurdo!!

Só de olhar já deu vontade de tirar a minha
See less See more
Ms não deixa de ser assustador ver estas roupas numa cidade nordestina...

Ai que absurdo!!

Só de olhar já deu vontade de tirar a minha

Assustador? Nao entendi! E os meus neuroniosestao intactos, sim senhor!
Sera que o Nordeste nao pode saber se vestir? Ou isso e coisa que so os que estavam mais proximos do Imperador (fugido de Portugal), razao porque imitavam seu sotaque, poderiam saber usufruir da moda da epoca?
Nao seriam mais assustadores o peconceito e a falta de capacidade de apreciar o que se expoe nesta pagina?
  • Like
Reactions: 3
Até que me provem o contrário, Recife sempre foi a cidade mais bonita do Brasil.
  • Like
Reactions: 2
Como o modernismo mal pensado acabou com o Recife !!!
  • Like
^^
As cidades seguem tendências, à época o modernismo era sinônimo de progresso. Manutenir a conservação de faixadas de prédios modernistas é que não se tornou tendencia. Mas concordo, quantas casas antigas bonitas não tiveram seus desenhos e contornos substituídos por quadradões revestidos de azulejos, que mais parecem catacumbas?
  • Like
Ms não deixa de ser assustador ver estas roupas numa cidade nordestina... Ai que absurdo!! Só de olhar já deu vontade de tirar a minha Assustador? Nao entendi! E os meus neuroniosestao intactos, sim senhor! Sera que o Nordeste nao pode saber se vestir? Ou isso e coisa que so os que estavam mais proximos do Imperador (fugido de Portugal), razao porque imitavam seu sotaque, poderiam saber usufruir da moda da epoca? Nao seriam mais assustadores o peconceito e a falta de capacidade de apreciar o que se expoe nesta pagina?
Que exagero achar preconceito ali. É de assustar mesmo cidades quentes como as nordestinas com roupas tão quentes.
Espero que um dia criem "a máquina do tempo". Recife será o primeiro destino que desejo voltar no tempo. Recife tem uma beleza inigualável e cheia de referência. Os rios e as pontes remetem a cidades europeias. Belíssimas imagens. Parabéns pela seleção.

Parece que do conjunto de prédios da praça do Marco Zero, o único que foi demolido era lindo. Atualmente, está lá um prédio moderno e meio redondo em vidro opaco que não sei o nome.

Quanto as vestimentas!! Gente!! São outros tempos!!Acredito que um homem sair pelo centro do Recife de camiseta era "um extraterrestre" ou uma mulher com uma calça justa seria "puta". São outros comportamentos, outra cultura e pelo que vemos tem tendências fortemente europeias, o que não passa de "moda", até porque as roupas eram mesmo mais densas, entretanto sóbrias.

Mas, no Recife também sentimos frio em certos período do ano, só não sei se naquela época o inverno era mais rigoroso. Mas, analisem as foto pelo contexto de uma época, não pelo que vemos hoje.:)
See less See more
  • Like
Que exagero achar preconceito ali. É de assustar mesmo cidades quentes como as nordestinas com roupas tão quentes.
^^A temperatura era mais amena e a moda seguia o padrão europeu,mais precisamente Paris...minha mãe fala que no Cine São Luís ela usava luvas e os homens paletós.
  • Like
Tanta beleza, que infelizmente se apagou com o tempo, mas mesmo assim é incrível ver imagens de lugares que foram tiradas antes mesmo de meus avós nascerem, e no entanto é só andar por alguns lugares que ainda existe, que vc vivenciar ao passado, isto é magico, por isso que Recife é unica, eu sinto este encanto toda vez que vou a está cidade, amo de paixão. Parabéns pelo thread.
  • Like
As roupas eram quentes, mas havia uma tendência em serem de cor branca, o que pelo menos, tinha uma ponto de sensatez na exposição ao sol, o uso comum de chapéus também era muito importante na proteção ao sol.

Quanto à temperatura no nordeste, amigos, aqui em Maceió não tenho lembranças de essa ter superado os 36º, a brisa do mar a refresca bem, cidades do sudeste, como o Rio, atingem sensações térmicas de 50º.
  • Like
^^A temperatura era mais amena e a moda seguia o padrão europeu,mais precisamente Paris...minha mãe fala que no Cine São Luís ela usava luvas e os homens paletós.
Gente, mas naquela época não havia ar-condicionado!! É claro que na época este era o normal, mas não deixa de ser assustador para mim.
Nem ventilador era comum, e ainda com aquelas roupas, devia ser penoso!!
Provavelmente o organismo daquele povo tinha algum mecanismo de defesa acostumado com tanto calor. Se fossemos nós, desmaiaríamos.
Calma pessoal. É realmente interessante essa questão das roupas mas notem que à época o Brasil não tinha passado pelo movimento do tropicalismo, portanto até mesmo a nossa moda era importada da Europa. Não era questão de ser chique ou não era questão de costume da época. E não era somente no Recife, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil da época, a maioria quente, o povo se vestia assim.

Mas o objetivo do tópico não é focar na vestimenta das pessoas. Tanta coisa linda em termos arquitetônicos e a pessoa se preocupar com a roupa que pessoas dos séculos XIX e início do século XX usavam é de um simplismo que, isso sim, me deixa assustado.

Vamos apreciar o que deve ser apreciado! As pessoas se vestiam, a meu ver, muito bem naquela época. E minha avó sempre me disse que não se sentia calor. O Clima do Recife era outro, bem mais ameno. Tanto no Recife quanto no interior do Estado. Inclusive foi nessa época que Recife bateu sua temperatura mínima histórica (Acho que 15 graus) e segundo a minha avó quase todas as manhãs o centro da Cidade amanhecia com uma bruma de névoa. Não sei a razão para que o Clima tenha mudado tanto mas não é a única pessoa de idade que me diz que no passado o Recife e o Brasil como um todo eram mais frios.

Vou postar mais fotos para que se esqueçam dessa história de roupas. E não se preocupe amigo Mr Falcon, as pessoas da época não passavam calor porque as pessoas que vivem aqui são acostumadas com o clima quente. Não fosse por isso não existiriam homens engravatados e de paletó nos centros comerciais do Recife de hoje. Além do mais o Recife é uma cidade costeira. As temperaturas variam pouco ao longo do ano e dificilmente ficam acima de 31ºC no verão e abaixo de 22ºC no inverno.
See less See more
  • Like
Regata no Capibaribe em 1922. Foto da Revista da Cidade em 1927

Rua da Imperatriz em 1910

Rua dos Judeus em 1930

Praça de Casa Forte - Sem Data

Onde está esse Bonde que não chega? Pessoas reclamando da demora do Bonde na Revista da Cidade em 1926

Avenida Alfredo Lisboa em 1910

Rua Nova em 1880.

A Rua Nova em 1910 e o Hotel Central.

Praça Rio Branco, atual Marco Zero, ano de 1900

Matriz do Corpo Santo, Construída em 1609 foi demolida para dar lugar ao Cais do Porto do Recife em 1914

Recife aos fins do Século XIX

Avenida Marquês de Olinda, Recife. Idos de 1900

Rua da Hora, Espinheiro - Recife. Revista da Cidade em 1928

Avenida do Riachuelo em 1920

Recife em 1910

Praça da Independência em 1912

Praça do Marco Zero em 1926 e em 2010

Rua do Bode, atual Rua do Bom Jesus em 1880

Praça do Marco Zero em 1930. Ambos os prédios não existem mais.

Recife em 1955. Foto do Museu da Cidade.

Praça Maciel Pinheiro - Recife, ano aproximado de 1905. Museu da Cidade do Recife.

Oficina de Trens da Via Férrea do São Francisco. Ano de 1890. Foto do Acerco de Carlos Dubeux, Museu da Cidade do Recife.

Dubeux fundou a Companhia Alagoana de Trilhos Urbanos e registrou construções da Via Férrea do São Francisco, garagens, pontes e oficinas. Na foto inauguração de Trem montado no final do Século XIX

Rua da Imperatriz, Bairro do Recife em 1910

Praça do Arsenal. Ano de 1904, quando da sua inauguração.

Rua Formosa, atual Avenida Conde da Boa Vista em 1943

Praça da Independência. A Data correta é 1902

Cais da Alfândega. Anos de 1880

Rua Primeiro de Março, antiga Rua do Crespo em 1921.

Horto dos Dois Irmãos, que posteriormente deu origem ao Bairro de Dois Irmãos. Recife em 1916.

Rua do Sol e seus jardins em 1914.

Praça Maciel Pinheiro em 1875

Rua da Aurora, Bairro da Boa Vista. Em 1952
See less See more
33
  • Like
Os prédios belíssimos
Aquela foto de 1914. Não poderia imaginar a rua do Sol assim, é impressionante. O prédio da ALEPE já estava erguido? E a ponte Princesa Isabel era outra parece. Muito legal.

Aquele prédio em frete à ponte de ferro era lindo também. Agora, temos um prédio com a arte de Brennand, não é?
  • Like
O prédio da Alepe existe desde 1875 na Rua da Aurora. Aquela região central foi a primeira a possuir energia elétrica na Cidade. Nessa época as lâmpadas que iluminavam o Recife funcionavam a gás.

Era o Recife dos poetas. Como o poema abaixo de Emanuel Bandeira:

Evocação do Recife

Recife
Não a Veneza americana
Não a Mauritsstad dos armadores das Índias Ocidentais
Não o Recife dos Mascates
Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois
- Recife das revoluções libertárias
Mas o Recife sem história nem literatura
Recife sem mais nada
Recife da minha infância
A rua da União onde eu brincava de chicote-queimado
e partia as vidraças da casa de dona Aninha Viegas
Totônio Rodrigues era muito velho e botava o pincenê
na ponta do nariz
Depois do jantar as famílias tomavam a calçada com cadeiras
mexericos namoros risadas
A gente brincava no meio da rua
Os meninos gritavam:
Coelho sai!
Não sai!

A distância as vozes macias das meninas politonavam:
Roseira dá-me uma rosa
Craveiro dá-me um botão

(Dessas rosas muita rosa
Terá morrido em botão...)
De repente
nos longos da noite
um sino
Uma pessoa grande dizia:
Fogo em Santo Antônio!
Outra contrariava: São José!
Totônio Rodrigues achava sempre que era são José.
Os homens punham o chapéu saíam fumando
E eu tinha raiva de ser menino porque não podia ir ver o fogo.

Rua da União...
Como eram lindos os montes das ruas da minha infância
Rua do Sol
(Tenho medo que hoje se chame de dr. Fulano de Tal)
Atrás de casa ficava a Rua da Saudade...
...onde se ia fumar escondido
Do lado de lá era o cais da Rua da Aurora...
...onde se ia pescar escondido
Capiberibe
- Capiberibe
Lá longe o sertãozinho de Caxangá
Banheiros de palha
Um dia eu vi uma moça nuinha no banho
Fiquei parado o coração batendo
Ela se riu
Foi o meu primeiro alumbramento
Cheia! As cheias! Barro boi morto árvores destroços redemoinho sumiu
E nos pegões da ponte do trem de ferro
os caboclos destemidos em jangadas de bananeiras

Novenas
Cavalhadas
E eu me deitei no colo da menina e ela começou
a passar a mão nos meus cabelos
Capiberibe
- Capiberibe
Rua da União onde todas as tardes passava a preta das bananas
Com o xale vistoso de pano da Costa
E o vendedor de roletes de cana
O de amendoim
que se chamava midubim e não era torrado era cozido
Me lembro de todos os pregões:
Ovos frescos e baratos
Dez ovos por uma pataca
Foi há muito tempo...
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada
A vida com uma porção de coisas que eu não entendia bem
Terras que não sabia onde ficavam
Recife...
Rua da União...
A casa de meu avô...
Nunca pensei que ela acabasse!
Tudo lá parecia impregnado de eternidade
Recife...
Meu avô morto.
Recife morto, Recife bom, Recife brasileiro
como a casa de meu avô
See less See more
  • Like
^^Com tanta beleza a intelectualidade bebia dessa fonte,poetas,escritores,artistas,compositores...Recife era chamada a Florença dos Trópicos.
  • Like
1 - 20 of 306 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.