SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 21 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O governador Eduardo Campos (PSB) e o ministro da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Pedro Brito, devem assinar hoje, no Porto do Recife, um convênio que vai transferir R$ 2,8 milhões para serem empregados no projeto executivo e na construção de um novo terminal de passageiros da estatal.

Um dos principais problemas do Porto do Recife é o assoreamento, que pode ser resolvido com uma dragagem. No entanto, o governo do Estado deseja contratar o serviço com recursos da União. “A nossa expectativa é que o ministro fale da dragagem, já que os primeiros portos que devem participar da licitação feita pela SEP (para a contratação da dragagem) são o de Recife, o de Sepetiba (no Rio de Janeiro) e o do Rio Grande (no Rio Grande do Sul)”, disse o presidente do Porto do Recife, Alexandre Catão.

Os recursos que serão empregados no terminal marítimo fazem parte da verba usada para aumentar o controle sobre a gripe aviária. Na temporada 2008-2009, cerca de 40.500 passageiros passaram pelo Porto do Recife. Geralmente, a temporada de cruzeiros começa em outubro e vai até fevereiro.

O novo terminal de passageiros ficará localizado nas proximidades do armazém nº 7, que fica perto do Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo). O local terá representações da Polícia Federal, Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

http://jc.uol.com.br/jornal/2008/05/27/not_283594.php

·
Viva o Frevo
30,387 Posts
O nosso porto precisa de um terminal decente urgentemente, a primeira impressão é sempre a que fica. Um aeroporto decente já temos.

·
Registered
7,546 Posts
Pois, investimos tanto nos aeroportos, mas os portos :S
Faltam terminais e rampas climatizados, alfândegas confortáveis e com número de agentes o bastante, afinal um navio trás milhares de pessoas e não algumas dezenas como um avião.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^ Eu comentei há poucos dias que fui almoçar num transatlântico e ele estava ancorado no terminal de cargas porque o porto daqui não é suficientemente profundo nas imediações do atual terminal de passageiros. Quase morro de vergonha! Não tem a menor condição para receber turistas, exceto pela facilidade de estacionamento para os ônibus.

·
Banned
3,687 Posts
Novas informações:

“Será um local melhor equipado que o existente no Marco Zero e com profundidade suficiente para receber grandes embarcações para que o turista não tenha que trocar o seu navio por um menor para poder chegar à terra firme. Ou seja, é mais conforto e praticidade para o turista”, revelou o governador. O atual terminal de passageiros possui 8,4 metros de calado (profundidade) contra os 11,5 metros do que será construído.

Eduardo também informou que o atual terminal passageiros será remodelado: “Ele está na parte do Porto que nós iremos conceder à iniciativa privada para a construção de um complexo turístico e hoteleiro. Fazer algo que se assemelha ao que os argentinos fizeram no Porto Madeiro, e ao que foi feito no velho porto de Belém do Pará”, informou.

O secretário de Turismo, Sílvio Costa Filho, frisou que a obra é uma demanda antiga do setor, que deve ter um crescimento expressivo este ano: “Ninguém faz turismo sem investimentos em infra-estrutura. Por isso, o governador procurou fortalecer o turismo de cruzeiros que vai crescer 30% este ano. Nesse sentido, vamos melhorar e muito nosso receptivo turístico”, ressaltou o secretário.

Vale lembrar que enquanto se falava na desativação do Porto do Recife, a sua revitalização foi um compromisso assumido pelo governador Eduardo Campos ainda na campanha eleitoral de 2006. A construção do terminal, a obra de recuperação do asfalto das ruas internas (já em andamento) e a dragagem, que entrará em processo de licitação dentro de 90 dias, são provas de que o Porto do Recife está longe de fechar as suas portas.

“Esse ato é carregado de um símbolo importante para a cidade do Recife, que cresceu ao redor desse Porto. É uma obra importantíssima para o resgate do Projeto Recife-Olinda. Quero ver esse Porto com mais vida e participando, efetivamente, desse novo momento de crescimento que vive Pernambuco”.

O ministro Pedro Brito elogiou o governador Eduardo Campos por enxergar a reestruturação do Porto do Recife como essencial para o desenvolvimento do Estado, junto ao complexo portuário de Suape: “Eduardo vem transformando esse Estado no que mais cresce no país. Além do terminal de passageiros, vamos reformar todo o Porto do Recife para torná-lo um dos mais importantes do Brasil. É uma decisão estratégica do governador de continuar operando no Porto com uma estrutura melhor”, disse.

·
Banned
3,687 Posts
E por falar em Turismo, está havendo uma importantíssima feira do setor no Centro de Convenções. Hoje pela manhã, assisti a uma entrevista e mencionaram que Pernambuco conquistou a 2ª posição no Nordeste em relação ao Turismo, tanto em número de investimentos públicos e privados, quanto em número de turistas. "Estamos colados à Bahia e deixamos para trás o Ceará e o Rio Grande do Norte".

---------------

·
Registered
7,546 Posts
^^ Eu comentei há poucos dias que fui almoçar num transatlântico e ele estava ancorado no terminal de cargas porque o porto daqui não é suficientemente profundo nas imediações do atual terminal de passageiros. Quase morro de vergonha! Não tem a menor condição para receber turistas, exceto pela facilidade de estacionamento para os ônibus.
Em Fortaleza e São Luís idem, sendo o Itaqui ainda pior, pois o porto é industrial cheio de máquinas pesadas, enormes montes de minério de ferro, distante do centro da cidade, cercado de bairros pobres...

·
Banned
3,687 Posts
Novas informações!

Porto do Recife será igual a complexo turístico argentino, diz Eduardo
Divulgação​

Porto do Recife vai ganhar Terminal de Passageiros moderno

Ao assinar um convênio com para transformar o Armazém 07 do Porto do Recife num moderno terminal de passageiros o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, o governador Eduardo Campos disse que a obra faz parte de uma área que será concedida à iniciativa privada para a construção de um complexo turístico e hoteleiro. “Será algo que se assemelha ao que os argentinos fizeram no Porto Madeiro (Argentina), e ao que foi feito no velho porto de Belém do Pará”, informou Eduardo.

A obra está orçada em R$ 2,5 milhões e deverá estar concluída no início do próximo verão. O terminal terá, inicialmente, dois mil metros quadrados em um único pavimento. O espaço vai abrigar instalações de órgãos federais como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Polícia Federal, Receita Federal e um receptivo para receber os turistas.Na temporada passada, 78 cruzeiros trouxeram 41 mil turistas ao Recife.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #12 ·
E por falar em Turismo, está havendo uma importantíssima feira do setor no Centro de Convenções. Hoje pela manhã, assisti a uma entrevista e mencionaram que Pernambuco conquistou a 2ª posição no Nordeste em relação ao Turismo, tanto em número de investimentos públicos e privados, quanto em número de turistas. "Estamos colados à Bahia e deixamos para trás o Ceará e o Rio Grande do Norte".

---------------
Quem falou essa besteira????????????????? Se o turismo no CE e no RN estagnar hoje, daqui a uns 10 anos Pernambuco poderia alcançar o segundo lugar entre um e outro, nem conto com a Bahia pois aí o tempo de estagnação teria que ser bem maior. Vai demorar muuuuuuuuito para Pernambuco voltar a ter a expressão que já teve no cenário turístico.

·
Banned
3,687 Posts
^^
Que exagero, Alf!!

Não lembro o nome dele; sei apenas que era presidente de alguma coisa... (não era o presidente da EMPETUR). Ele falou com todas as letras. :cheers: A entrevista foi ao vivo. Eu, não duvido nem um pouco. :eek:kay: Só acho que para ele ter dito isso, há fundamento. Eu também fiquei de boca aberta, e feliz, claro.

Alf, tu que és do ramo, tens como conseguir a reportagem sobre a feira que está havendo no Centro de Convenções?

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Em Fortaleza e São Luís idem, sendo o Itaqui ainda pior, pois o porto é industrial cheio de máquinas pesadas, enormes montes de minério de ferro, distante do centro da cidade, cercado de bairros pobres...
O daqui, além das máquinas pesadas, caminhões carregados etc, parece que sofreu um bombardeio.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #15 ·
^^
Que exagero, Alf!!

Não lembro o nome dele; sei apenas que era presidente de alguma coisa... (não era o presidente da EMPETUR). Ele falou com todas as letras. :cheers: A entrevista foi ao vivo. Eu, não duvido nem um pouco. :eek:kay: Só acho que para ele ter dito isso, há fundamento. Eu também fiquei de boca aberta, e feliz, claro.

Alf, tu que és do ramo, tens como conseguir a reportagem sobre a feira que está havendo no Centro de Convenções?
Isso é o velho "papo de cafajeste", ele deve dizer isso a "todas as mulheres"... :lol:

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^ Sem exagero, Júnior. Eu acompanho o desenvolvimento do turismo no RN há pelo menos uns 15 anos. Tu achas que tudo que eles já têm pronto surgiu do dia para a noite? Que danado de boom turístico é esse de Pernambuco?

·
Banned
3,687 Posts
^^
^^
ahhh, Alf kkkkkkkkk lembrei de uma outra que ele disse, mas diante do teu espanto com esta notícia apresentada, tenho medo que tu enfartes de vez. kkk A outra notícia é bomba!!! Meu queixo foi no chão e voltou; nem eu mesmo acreditei. (prefiro não comentar :D).

(Tô pior do que fi-fi :eek:hno:)

·
Registered
1,467 Posts
tava precizando mesmo! infelizmente o porto de recife tava um pouco abadonado. lógico que não a nem condições nem nececidade de competição com suape, mas é necessário termos um bom porto bem organizado em recife até mesmo pela questão histórica da cidade que surgiu a partir do porto.

1 - 20 of 21 Posts
Status
Not open for further replies.