SkyscraperCity banner
1 - 17 of 17 Posts

·
Mercado da Boa Vista
Joined
·
479 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Os trilhos dos antigos bondes que circularam no Bairro do Recife até o século passado, ainda podem ser vistos em algumas ruas como a do Bom Jesus. O romantismo dos bondinhos deve estar de volta, mas em um formato mais moderno, os chamados Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). O Plano Metropolitano de Reestruturação Urbana - Pernambuco na Copa em 2014, prevê, entre outras ações estratégicas, a implantação de um sistema de transporte em massa que interligue por VLT as quatro principais cidades da Região Metropolitana: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista à arena (estádio) a ser construída no Complexo Salgadinho, entre o Recife e Olinda.

No estudo que está sendo elaborado pelo Núcleo Tecnológico de Operações Urbanas da Secretaria Estadual de Planejamento há três opções a serem levadas em conta para o percurso de 25 quilômetros entre Jaboatão dos Guararapes e Paulista. A primeira prevê uma linha direta saindo de Jaboatão, onde hoje se encontra a Lagoa Olho D'água, seguindo pela Avenida Domingos Ferreira até a estação de metrô Joana Bezerra. Neste ponto haverá uma bifurcação. Uma linha segue pela Agamenon Magalhães (pelo canteiro central) até o terminal de ônibus de Paulista e outra pelo Cais José Estelita e por toda a extensão do Porto do Recife, uma área que vai ser beneficiada dentro do Complexo Turístico Cultural Recife/Olinda.

"Há vários grupos interessados na linha que passará pela Agamenon, mas estamos fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância e a valorização da linha do Cais em razão da revitalização do Porto do Recife, que já vai ser iniciada este ano. O que é uma prova de que trata-se de uma área com bastante potencial para o VLT e significa também a volta dos bondes na área histórica do Recife", ressaltou o arquiteto Zeca Brandão, coordenador do núcleo de operações urbanas, responsável pela elaboração dos projetos de infra-estrutura para viabilizar a vinda da Copa para o estado.

Outra alternativa é a construção de anéis viários interligando osVLTs ao metrô. Nesta opção seriam construídos três anéis: um na altura do shopping Recife (transportando o passageiro entre o shopping e a orla e retornando para o metrô), outro no aeroporto e o terceiro no shopping Tacaruna. "Os anéis fazem um roteiro interligando os passageiros ao metrô, que é uma linha paralela. O metrô também teria que passar por uma adaptação para receber público das classes a e b", explicou Brandão.

Trajeto - Em uma terceira possibilidade a linha para os VLTs seria construída aproveitando o trajeto previsto no projeto da Via Mangue. "Esta é uma alternativa a ser discutida com o município e é bastante interessante porque seria construída já prevendo a linha para o VLT e a interligação ao metrô", ressaltou Brandão.

O ponta pé inicial para execução dos projetos deve ocorrer em outubro deste ano quando deverão ser anunciadas as cidades vencedoras para ser subsede da Copa em 2014. Das 18 que estão na disputa vão ser selecionadas 12. O Recife concorre diretamente com outras capitais do Nordeste como Salvador e Fortaleza. "As cidades do Sudeste estão naturalmente selecionadas. O Recife concorre com as capitais do Nordeste e tem grandes chances", disse Brandão.

Além das belezas naturais que o estado também dispõe, há mais dois fatores que deverão ser levados em conta pela Fifa. O plano de estruturação urbana proposto pelo governo do estado e a conquista da Copa do Brasil por um time pernambucano."Acreditamos que a vitória do Sport na Copa do Brasil pode pesar na decisão. Em outras capitais há times na terceira divisão", ressaltou Brandão. Faltando seis anos para a realização do evento, o otimismo é grande. Segundo o gerente de planejamento das Parcerias Públicas Privadas (PPP) do governo do estado, Sílvio Bom Pastor, se o Recife for escolhido, a viabilização para os projetos estruturais será imediata. "O VLT é apenas um dos projetos, há uma série de intervenções para melhorar a infra-estrutura na área da saúde, saneamento e segurança", explicou.


- Percurso do VLT da estação Joana Bezerra passando pela Agamenon Magalhães até a Arena em Peixinhos. Nesta opção já há investidores interessados em uma parceria público privada.

- Percurso do VLT do Cais José Estelita passando pelo Porto do Recife, Rua da Aurora até o Shopping Tacaruna. Nesta opção, os investidores ainda não estão convenciados, mas a região deve ser valorizada com a recuperação do porto.

Diário de Pernambuco 15/06/08
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
Recife vai ficar com um sistema de transporte urbano digno de uma capital européia, Metrô, VLT, ônibus e etc.
 

·
Registered
Joined
·
290 Posts
ô pessoal...quem estiver em Recife, vá na Pe. Bernardino Pessoa e tire umas fotos do Edifíco Joana D`Arc pra mim, hein?...ahn? :banana:
Já pedi aqui 1 vez mas acho que o coleguinha naquela época não pode...morei no Joana em 80, com 2 anos...quero ver como está a rua, o prédio, o Santa Maria...só tenho fotos antigas... :(
 

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
^

Se um dia eu tiver por lá e tiver com camera eu tiro sim...

FIca mais ou menos aonde esse edificio?

EU sei onde é a Bernardino Pessoa!!

A rua deve está irreconhecível para você! :D
 

·
Location:Canoas - RS - Br
Joined
·
5,253 Posts
Ótima notícia...o Brasil tem vários projetos de VLTs...queria vê-los funcionando algum dia!
 

·
Registered
Joined
·
290 Posts
^

Se um dia eu tiver por lá e tiver com camera eu tiro sim...

FIca mais ou menos aonde esse edificio?

EU sei onde é a Bernardino Pessoa!!

A rua deve está irreconhecível para você! :D
:DDDD
Mangueeee!! Olha, fica em frente ao Colégio Santa Maria...seria demais!!!
Ah, antes de minha família se mudar para lá em 80, ficamos hospedados no Htl Jangadeiro, que sei que ainda existe. Você sabe me dizer se aquela piscina com a lateral transparente ainda existe????
Obrigado!
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
65,802 Posts
É um projeto bem interessante para Recife, já que a cidade é ideal para ter um sistema de VLT. Como estamos vendo, a Copa de 2014 causará uma verdadeira revolução na área de mobilidade urbana no Brasil, com melhorias nos sistemas de transporte em várias capitais.

Um VLT entre Recife e Olinda é fundamental, já que a região hoje é servida somente por ônibus; e o sistema poderá beneficiar também os turistas que visitam a histórica Olinda, já que seria possível pegar o metrô no Aeroporto dos Guararapes (Linha Sul) e fazer baldeção para o VLT em Joana Bezerra. Vamos torcer para que o VLT saia do papel.
 

·
Registered
Joined
·
25 Posts
Muito bom. Das três alternativas a primeira parece ser a melhor, pois criaria uma rede de transporte complementar ao metrô. Tive a impressão que a segunda sobrecarregaria o Metrorec. Quanto à terceira, o trajeto pela Via Mangue certamente não seria tão benéfico do que se fosse pela Domingos Ferreira.

Caso alguém queira acompanhar o tratamento desse assunto no governo, segue a ata da (que parece ser) última reunião.
 

·
Registered
Joined
·
142 Posts
Muito boa a notícia do VLT pra Recife. Pena que já vi em outros tópicos neguinho reclamando que seria uma ofensa passar por cima do canal da Av. Agamenon... tapar o canal ou contruir em elevado sobre ele seria ótimo traçado e poderia atender muita gente!
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Excelente.
Vai dar capilaridade ao metro, recuperar áreas degradadas do Centro e ainda pode valorizar zonas em Boa Viagem. Bom mesmo se sair a linha pelo Aeroporto.
 

·
Registered
Joined
·
1,335 Posts
Recife vai ficar com um sistema de transporte urbano digno de uma capital européia, Metrô, VLT, ônibus e etc.
O metro de Recife ainda vai ter que comer muuuuuito feijao com arroz para fazer parte de um sistema de transporte digno de uma capital europeia... :lol::lol::lol:

Ainda assim, e justamente por isso, excelente noticia para Recife!!!! Parabens e que saia mesmo!!!!
 
1 - 17 of 17 Posts
Top