SkyscraperCity banner
1 - 7 of 7 Posts

·
Mercado da Boa Vista
479 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O que é o SEI?

O Sistema Estrutural Integrado - SEI é uma rede de transporte público composta de linhas de ônibus e metrô. Todas estas linhas são integradas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais.

O SEI é voltado para o transporte de massa e apresenta uma configuração espacial constituída por eixos Radiais e Perimetrais. No cruzamento destes dois eixos, ficam situados os Terminais de Integração que permitem ao usuário a troca de linha sem pagar nova tarifa.

Como funciona o SEI?

O acesso do subúrbio aos Terminais de Integração se dá através das Linhas Alimentadoras. Ao todo, são 10 Empresas Operadoras, responsáveis por 78 linhas, das quais 51 são alimentadoras, 7 Perimetrais, 11 Radiais, 3 Interterminais e 3 cirrculares, atendendo dez dos quatorze municípios da Região Metropolitana do Recife.

Os terminais integrados são fechados e proporcionam aos usuários um ambiente limpo, seguro e confortável. Todos possuem equipamentos como lanchonetes, lojas, funcionários treinados para funções específicas (como segurança e vigilância) que facilitam, ainda mais, a utilização do Sistema por parte dos usuários.

As cores do SEI:

Os ônibus do SEI foram pintados com as cores da bandeira de Pernambuco para facilitar a identidade visual. Confira:
Ônibus amarelos - linha alimentadora: trazem os usuários do subúrbio até o terminal integrado mais próximo.

Ônibus vermelhos - linha perimetral: cruzam grandes corredores sem passar pelo centro da cidade.

Ônibus azuis - linha radial: levam o usuário dos Terminais de Integração até o centro do Recife.
Ônibus verdes - linha interterminal: levam o usuário de um Terminal de Integração para outro
Ônibus brancos - Linha circular: levam os usuários a áreas do entorno do terminal

Como foi implantado o SEI?

Todas as linhas que fazem parte do SEI foram inseridas no Sistema após negociação com as comunidades, prefeituras e empresas operadoras. Para isto, foram realizadas reuniões com lideranças de entidades populares da RMR, instituições e órgãos oficiais no sentido de esclarecer o funcionamento do Sistema. Cartilhas informativas, panfletos, mapas e até um grupo de teatro foram usados para demonstrar nas comunidades as vantagens os usuários passariam a usufruir com o novo Sistema.

Mapa em alta resolução para download:http://www.emtu.pe.gov.br/downloads/mapao.zip

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
O sistema de Recife é bom, mas o problema é o mesmo da maioria das cidades brasileiras: a qualidade da frota de ônibus. Muitas empresas compram carros novos, mas são carros ultrapassados e, muitas vezes, inaceitáveis para o pradão moderno de hoje. Este problema existe porque muitas empresas urbanas simplesmente não tem dinheiro para comprar ônibus com ar, motor traseiro e piso baixo. Por isso, o governo de Permambuco (e de outros Estados) poderima incentivar as empresas a comprarem ônibus mais modernos, com isenção de impostos, mais subsídios ou mesmo uma espécie de concurso, na qual seria premiada a melhor empresa em todos os itens (pontualidade, qualidade da frota, manutenção, funcionários...).

·
Cidade Lendária
6,291 Posts
Apesar de ainda ser muito falho, o sistema de ônibus de Recife quando comparado com outras cidades - principalmente nordestinas - está muito bem :D

·
5,549 Posts
O SEI facilitou muito a vida de toda RM.

·
Banned
3,687 Posts
Esta completa integração ônibus-metrô, facilita bastante o nosso dia-a-dia. Particularmente não acho a frota de ônibus do Recife acabada, pelo contrário, mas poderia ser melhor. Muitos dos ônibus são equipados com ar-condicionado. Certamente no Nordeste não há melhor frota; existem muitos ônibus para qualquer parte da Região Metropolitana do Recife, além de alguns do interior do estado circularem normalmente nas principais avenidas "pegando" passageiros. Além do mais, existem os corredores exclusivos de ônibus que facilitam o fluxo.

·
.a vida não para.
9,737 Posts
concordo com tudo
mas nao sao muitos com ar nao!

Esta completa integração ônibus-metrô, facilita bastante o nosso dia-a-dia. Particularmente não acho a frota de ônibus do Recife acabada, pelo contrário, mas poderia ser melhor. Muitos dos ônibus são equipados com ar-condicionado. Certamente no Nordeste não há melhor frota; existem muitos ônibus para qualquer parte da Região Metropolitana do Recife, além de alguns do interior do estado circularem normalmente nas principais avenidas "pegando" passageiros. Além do mais, existem os corredores exclusivos de ônibus que facilitam o fluxo.

1 - 7 of 7 Posts