SkyscraperCity banner
1 - 20 of 24 Posts

·
is this it
609 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Empresas em São Paulo barram arborização

Custo de compactar ou ?enterrar? linhas de transmissão seria alto e não resolveria problemas com árvores grandes, alegam companhias

Cristina Amorim

O projeto de arborização de todos os municípios paulistas elaborado pela Secretaria do Estado Meio Ambiente vem tendo com obstáculo a política urbanística de companhias elétricas que atuam no Estado. Enquanto a secretaria quer plantar árvores de grande porte, as empresas recomendam as de pequeno e médio portes.

A justificativa é que as árvores altas ameaçam os fios de transmissão de energia, além de ter raízes que podem danificar calçadas e estruturas subterrâneas, como redes de distribuição de água e coleta de esgoto. Para a secretaria, espécies pequenas não fornecem os serviços ambientais esperados, como melhoria na qualidade do ar, controle da poluição sonora e manutenção do microclima.

"O que se recomenda é arbustização, que não tem função, não sombreia, não serve para nada", diz José Walter Figueiredo, gerente executivo do projeto Municípios Verdes, que prevê a recomposição das áreas verdes urbanas para pelo menos 12 metros quadrados por habitante. "A arbustização só encaixa arbusto debaixo do fio."

Segundo ele, a arborização pode juntar serviço ambiental e fornecimento de energia elétrica de qualidade para os consumidores. Uma maneira, afirma, é compactar os fios, tecnologia que reduz a área livre necessária perto dos cabos.

Para o agrônomo Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, "árvore de pequeno porte é arbusto e não traz benefícios". Segundo ele, essas espécies são usadas porque as empresas usam uma tecnologia centenária.

INTERRUPÇÕES DE ENERGIA

As árvores são uma das principais causas de interrupção de fornecimento de energia, principalmente quando chove, afirmam as empresas. O gerente de meio ambiente da CPFL Energia, Rodolfo Nardez Sirol, diz que a compactação dos fios pode ser feita em novos empreendimentos, mas que expandir a iniciativa para toda a rede instalada traria um custo proibitivo - não especificado por ele. Além disso, a tecnologia "não resolve 100% dos problemas". A distribuição subterrânea, outra forma de resolver a questão - além de melhorar o visual das cidades -, é dez vezes mais cara e o custo seria repassado ao consumidor.

Em nota, a AES Eletropaulo afirma que "a utilização de rede compacta não elimina a necessidade de adequação do modelo arquitetônico natural das árvores, ou seja, a poda de árvores sempre será uma atividade necessária". Também diz que a poda de condução "pode representar um alto custo para as prefeituras".

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090624/not_imp392150,0.php

·
Banned
11,098 Posts
Não sei se já postaram isso aqui, pois não me lembro ou vi! A notícia tem cerca de um mês e adcho pertinente ao assunto deste tópico.

Ibirapuera terá fiação elétrica aterrada até 2013

A paisagem do Parque do Ibirapuera, na zona sul, vai mudar a partir do ano que vem. Os fios pendurados nos postes serão aterrados pela Eletropaulo.

A empresa fez parceria com a Prefeitura para esconder os 5 quilômetros de rede aérea do parque e das ruas próximas. Ao todo, a negociação prevê o aterramento de 18 km de fios em outras regiões, entre elas a Avenida Faria Lima.

O projeto será feito em etapas até 2013, período em que a Prefeitura deve quitar a dívida de R$ 344,2 milhões com a Eletropaulo referente ao fornecimento de energia. O acordo estabelece o pagamento da dívida e o investimento de 50% do valor em obras para a cidade. A Eletropaulo se comprometeu a destinar R$ 172,1 milhões para redes, iluminação pública e projetos de eficiência energética em escolas. Desse total, R$ 86,9 milhões serão aplicados no aterramento de fios.

Depois de a Prefeitura pagar a primeira parcela, em junho, as obras começarão num prazo de 90 dias. Segundo o diretor de Operações da Eletropaulo, Roberto Di Nardo, o projeto mais avançado é o do Ibirapuera, que deve sair do papel no segundo semestre. "Ali não há tanta interferência no trânsito e não causa tanto transtorno à população." O da Faria Lima deve demorar justamente por causa da interferência no trânsito. A fiação subterrânea já existe em parte da Rua Oscar Freire, nos Jardins, desde 2006. Lá, aterrar cada metro custou em média R$ 5 mil. Di Nardo não soube dizer o custo das obras no parque, mas adiantou que a empresa deve gastar menos - o local não exige grandes interdições.

Para a conselheira do Conselho Gestor do Ibirapuera, Karol Anness, o aterramento dos cabos na região é o primeiro passo para tornar o parque uma área modelo. "O Ibirapuera é um ícone e tem de ser exemplo em tudo, inclusive na fiação subterrânea." Karol diz torcer para a Prefeitura aproveitar as obras e reforçar a iluminação do local.

A lei que obriga as concessionárias a "esconder" o cabeamento da cidade foi aprovada em 2006. O texto prevê que os custos, até sobre danos nas áreas públicas, sejam arcados pelas concessionárias. As empresas que operam ou usam cabos aéreos deveriam torná-los subterrâneos em uma extensão de até 250 km lineares de via por ano. "Mas as concessionárias alegam que o custo é muito alto", diz Luiz Pacheco, diretor do Departamento de Controle de Uso das Vias Públicas.

fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/econ...iacao+eletrica+aterrada+ate+2013+6105915.html

·
Recursive
11,648 Posts
Ter uma árvore no caminho impede um carro de prosseguir...

Ter uma porta trancada é empecilho para o passo de uma pessoa..

Que raciocínio mais elaborado que eles fizeram, hein?? :|

·
Registered
6,325 Posts
Calma gente, não é tão simples assim.

Basta vir ao Rio ver a experiência carioca. Muitas árvores representam problemas na fiação aérea sim e o problema das calçadas é real. Vou até fotografar a rua aonde moro e vocês vão ver do que essas raízes são capazes.

·
Registered
12,615 Posts
O custo de aterrar fiação é alto. Mesmo que as empresas fizessem uma força elas não conseguiriam aterrar tudo que nós gostaríamos, afinal, se tem um imóvel que gasta R$10 mil de energia por ano, e uma mínima parte disso pode ser revertida para investimento, como fazer esse dinheiro cobrir os R$100 mil que se gastaria para aterrar a fiação imediatamente na frente dele?

Aterrar a fiação no Brasil é e vai ser um processo muito lento e caro. Com investimento federal, municipal e contrapartida dos proprietários, imóveis comerciais e em áreas centrais podem ter essa iniciativa. Eu odeio ver fiação aérea, um dos atestados de nosso subdesenvolvimento, mas a realidade é que mudar isso é difícil.

·
Rio de Janeiro
31,214 Posts
O custo de aterrar fiação é alto. Mesmo que as empresas fizessem uma força elas não conseguiriam aterrar tudo que nós gostaríamos, afinal, se tem um imóvel que gasta R$10 mil de energia por ano, e uma mínima parte disso pode ser revertida para investimento, como fazer esse dinheiro cobrir os R$100 mil que se gastaria para aterrar a fiação imediatamente na frente dele?

Aterrar a fiação no Brasil é e vai ser um processo muito lento e caro. Com investimento federal, municipal e contrapartida dos proprietários, imóveis comerciais e em áreas centrais podem ter essa iniciativa. Eu odeio ver fiação aérea, um dos atestados de nosso subdesenvolvimento, mas a realidade é que mudar isso é difícil.
^^ Concordo que uma cidade com TODA a fiação "aterrada" ou "enterrada" fica muito mais bela visualmente, o problema são os custos. Aliás, nem sei como no Rio de Janeiro o Centro e quase que a totalidade da Zona Sul é "aterrada" e, pasme, alguns bairros da Zona Norte e Oeste tem a parte comercial "aterrada" também.
.
Por outro lado, andei vendo aqui mesmo no SSC países com fiação aérea como Japão e França, por exemplo. :)

·
Banned
11,098 Posts
^^ Concordo que uma cidade com TODA a fiação "aterrada" ou "enterrada" fica muito mais bela visualmente, o problema são os custos. Aliás, nem sei como no Rio de Janeiro o Centro e quase que a totalidade da Zona Sul é "aterrada" e, pasme, alguns bairros da Zona Norte e Oeste tem a parte comercial "aterrada" também.
.
Por outro lado, andei vendo aqui mesmo no SSC países com fiação aérea como Japão e França, por exemplo. :)
Aqui em SP todo o centro, Região da Av. Paulista, Av. 9 de Julho até a Faria Lima possui fiação aterrada. Além de locais específicos como Rua Oscar Freire, Avenida Tiradentes, 23 de Maio e blábláblá.

Agora estão começando a aterrar parte da fiação na vila olímpia.

·
.
16,904 Posts
Adorei a reportagem, é a primeira que vejo criticando a "arbustização".
Estou cansado de ler matérias sobre a necessidade de "adequar" as árvores à cidade moderna, na prática um resumo da cartilha defendida pelas empresas de energia.

·
carioca
7,554 Posts
Aqui no Brasil eles exageram cara, eles botam transmissores pesados em cima dos postes, fica uma poluição visual extrema! Várias capitais européias tem fiação aérea, mas são mais simples, só fios mesmo, não essas maquinarias enormes que tem aqui.
Sobre as arvores, se ela danifica calçada e sistemas subterraneos foi erro de quem plantou, porque arborização de malha urbana não é só simplismente plantar uma muda e pronto, é uma coisa planejada.
Acho que deveria haver um grande programa que reurbanizasse os bairros de São Paulo de uma vez só, como o Rio Cidade. Cada bairro tem um calçadas, árvores e postes diferentes.
Apesar de conhecer os bairros de São Paulo pelas fotos do Tchello, acho que toda a cidade merece um banho de arborização urgente!

·
Rio de Janeiro
31,214 Posts
Aqui em SP todo o centro, Região da Av. Paulista, Av. 9 de Julho até a Faria Lima possui fiação aterrada. Além de locais específicos como Rua Oscar Freire, Avenida Tiradentes, 23 de Maio e blábláblá.

^^ Ótima noticia Tchelllo :eek:kay:

·
Registered
122 Posts
.
Eles aterram a fiação là fora, porque precisam e não somente por estética. São paises com grande amplitude térmica no verão/inverno. Por isso você vê fios aéreos em Marseille, Montpellier e Toulouse, mas não vê em Lille e Bruxelas. No entanto, mesmo nas cidades que tem, não é comum. Na Espanha tem bem mais.

Realmente é um custo alto, tem a sua beleza, mas a viabilidade aqui no Brasil não é grande.

·
Registered
7,546 Posts
Para aterrar a fiação das zonas "nobres" o dinheiro aparece, porque o mesmo não se passa com as outras partes da cidade?

Acho que poderiam criar uma taxa de aterramento da fiação, temporária, somente duranto o período necessário para cobrir parte dos custos com o aterramento na área do imóvel. O resto dos recursos viriam do Estado e da prórpia cia.
E impor regra que todos os novos empreendimentos urbanísticos já sejam entregues com fios enterrados.

·
Registered
564 Posts
sobre as raízes! acho q deve existir algum meio de contenção na hora de plantar! quando morei em londres, sempre olhava pras calçadas com curiosidade! as árvores eram bem frondosas, e as raízes muito raramente causavam alguma variação nas calçadas!...

ai sempre pensei que houvesse algum tipo de técnica!.....
mas sei que muitos dos problemas é por conta da escolha errada da espécie....

·
Rio de Janeiro
31,214 Posts
Para aterrar a fiação das zonas "nobres" o dinheiro aparece, porque o mesmo não se passa com as outras partes da cidade?

Acho que poderiam criar uma taxa de aterramento da fiação, temporária, somente duranto o período necessário para cobrir parte dos custos com o aterramento na área do imóvel. O resto dos recursos viriam do Estado e da prórpia cia.
E impor regra que todos os novos empreendimentos urbanísticos já sejam entregues com fios enterrados.
^^ Seria uma boa saída, quem sabe? :)

·
Registered
1,909 Posts
to sempre em sp.. ja q namoro uma paulista. tem pontos que a cidade ta mto arborizada e bonita.. principalmente ali pela ZS.

·
Registered
2,724 Posts

Tchelllo, tenho tamanho horror a rede aérea e postes de cimento que peço para fazer uma pequena correção: em São Paulo, de fato, todo o centro tem a rede aterrada desde os anos 40 (como eram melhores as administrações paulistanas daquele tempo), na região da Av. Paulista só a própria Paulista, que não só tem a rede aterrada como um mobiliário urbano muito interessante desde a década de 70, a Brigadeiro, a Augusta e parte da 13 de maio já na altura da Praça Osvaldo Cruz, a Av. 9 de Julho tem a rede aterrada do seu início até o final, na Faria Lima, esta entupida de cabos e postes horríveis que a enfeiam, não obstante seus edifícios, muitas vezes, majestosos. A Rua Oscar Freire, elegantíssima, só teve a rede aterrada por mobilização dos lojistas pois não era razoável aquele luxo todo junto de um urbanismo de Itaquera, não foi o poder público que acordou para fazer a obra. A Avenida Tiradentes, a medida que se afasta do centro, não tem a rede integralmente aterrada, nas calçadas laterais encontramos os terríveis postes e fios. Já a 23 de Maio, desde sua abertura, foi muito bem planejada urbanisticamente, é a mais bela via expressa da cidade, com pavimento de asfalto sobre placas de concreto e lindo canteiro central. Quanto à Vila Olímpia, eu não sabia, mas, certamente, melhorará bastante o bairro.

·
Gabriel
7,483 Posts
^ Verdade! ACHO que o Tchello pensou na Rua Amauri (ou melhor, um trecho de um quarteirão dela, hehehe, que teve a fiação aterrada há alguns anos e também pela iniciativa privada)! ;)

E eu só reparei nisso há cerca de um ano, mas a fiação da "Consolação", aquela região do final da Paulista, é diferente do padrão da cidade! Em ruas como a Frei Caneca, a Luis Coelho, a Haddock Lobo, etc, os postes são mais finos, sem transformadores, com menos fios e só de um lado da rua! Fica uma coisa bem mais aceitável, como é em vários outros lugares... você tem alguma idéia do porquê disso, ou quando fizeram isso?

·
Registered User
2,725 Posts
Eu quero ver a marginal pinheiros com a fiação aérea aterrada, e espero pela remoção daquela subestação que tem alí. A fiação aérea em uma parte da marginal pinheiros, sobretudo nos lugares com torres de transmissão, ao lado, até mesmo, perto do CENU, e todos aqueles outros, algo ridículo.
Espero para ver o dia que eles vão dar um jeito naquilo.

1 - 20 of 24 Posts