Olá pessoal do SSC! Dando sequência a série de bairros de Belém do Pará e também homenagenado a cidade pelo seu natalício que ocorrerá no dia 16 deste mês (392 anos), estou postando fotos do antigo bairro industrial de Belém. Veja um histórico do bairro:
BAIRRO DO REDUTO
Na Belém da Belle Èpoque o bairro do Reduto abrigou as primeiras fábricas aproveitando a proximidade com o porto em especial pela ligação com este pelo antigo Igarapé das Almas, que servia de entreposto para embarque desembarque de cargas.
Atualmente o bairro vai se remodelando aos poucos mas ainda mantém algumas ruas estreitas assim como alguns galpões que testemunham sua origem fabril, já o antigo igarapé hoje é só um canal, numa das regiões mais valorizadas da cidade conhecida por Doca de Souza Franco, ladeada por modernos edifícios e outras construções de alto padrão. O bairro que chegou a passar por um processo de verticalização, hoje não apresenta nenhuma abra desse porte. Um lei municipal proibe a construção de prédios acima de 6 andares. O bairro possui um rico patrimônio histórico que precisa ser preservado e melhor cuidado pelos empresários e moradores locais.
Ruas e Avenidas
• Avenida Visconde de Souza Franco
• Travessa Quintino Bocaiúva
• Travessa Rui Barbosa
• Travessa Benjamim Constant
• Rua Garpar Viana
• Rua 28 de Setembro
• Rua Manoel Barata
• Rua Ó de Almeida
• Rua Aristides Lobo
• Rua Tiradentes
• Rua Henrique Gurjão
Limites:
• Ao Norte:bairro do Umarizal
• Ao Sul: bairro do Comércio
• A Leste: bairro de Nazaré
• A Oeste: baia de Guajará
Localização do Bairro:
FOTOS BAIXADAS DA INTERNET
1. O prédio a direita é a sede da Embratel.
2. Logo abaixo prédios do bairro do Comércio. Acima deles o bairro do Reduto. By Maurício Koury Palmeira
3. Em primeiro plano a praça da República no bairro do Comércio. Logo após a praça o bairro do Reduto que chegou a passar por um processo de verticalização, já que atualemente não se permite mais a construção de prédios acima de 6 andares. By Fabrício Leão
4. Outra do bairro tirada do Ed. Volpi no bairro de Nazaré por Fabrício Leão.
DAQUI EM DIANTE SOMENTE FOTOS MINHAS
5.
6.
7. Galpão de uma antiga industria
8.
9.
10.
11. O bairro do Reduto visto do Memorial dos Povos
12. Nessa foto você ainda vê o antigo Shopping Doca Boulevard, a direita do prédio mais alto. Em seu lugar já está sendo erguido um novo denominado Boulevard Shopping Belém, que será o centro de compras mais moderno que Belém já viu, com mais de 35.000 m² em lojas, entre elas, 5 lojas âncoras, 4 megastores, 250 lojas, 7 salas de cinema stadium, praça de alimentação, deck parking com 2.000 vagas de estacionamento e muito mais
13. Galpão de uma antiga industria. Hoje Escola Superior da Amazônia Campus II
14. Travessa Benjamim Constant
15. Travessa Tiradentes
16. Travessa Tiradentes c/ Aristides Lobo
17. Travessa Quintino Bocaíuva
18. Travessa Quintino Bocaíuva c/ Gaspar Viana
19.
20. Supermercado Lider Doca, entre os prédios
21. Travessa Quintino Bocaíuva c/ Boaventura da Silva
22. Travessa Rui Barbosa c/ Boaventura da Silva
23. Travessa Rui Barbosa c/ Tiradestes
24. Ed. Atalanta
25. Academia da Companhia Atlética, a maior da cidade com cerca de 3.500 associados, na rua Municipalidade
26. Praça Magalhães
27. Praça Magalhães - na área verde fica o African Bar - como estava com tapumes para a festa de final de ano não deu para tirar foto da sua fachada
28. Sede do Jornal O Diário do Pará
29
30
31
32. As duas torres ao fundo são os edifícios Sun e Moon
33
34
35. Instituto Dom Bosco
36. Instituto Dom Bosco, na Travessa Benjamim Constant c/ Aristides Lobo
37. Edifício Baia de São Marcos, na Aristides Lobo
38
39. Rua Aristides Lobo c/ Travessa Benjamim Constant
40. Rua Aristides Lobo c/ Rui Barbosa
41
42. Travessa Rui Barbosa c/ Aristides Lobo
43. Galpões de antigas industrias, na Travessa Rui Barbosa c/ Ô de Almeida
44. Fábrica da Phebo, inaugurada na década de 30 do século passado, na Travessa Quintino Bocaiúva- a única fábrica em atividade no bairro. Foi comprada, em janeiro de 2004, pela Granado Labarotórios.
45
46. A escada desse prédio é muito interessante, na Ô de Almeida c/ Quintino
47
48. Restaurante Popular do Governo do Estado
49. Ginásio Esportivo Altino Pimenta
50. FUNASA
51. SESC
52. Travessa Rui Barbosa c/ 28 de Setembro
53. UNIMED da Doca
54. Travessa Rui Barbosa c/ Aristides Lobo
55. Travessa Quintino Bocaíuva c/ Tiradentes
56. Travessa Rui Barbosa c/ Aristides Lobo
57. Travessa Benjamim Constant c/ Gaspar Viana
58. Travessa Quintino Bocaíuva c/ Manoel Barata
59. Travessa Rui Barbosa c/ Manoel Barata
60
61. Travessa 28 de Setembro
62
63. Doca de Souza Fanco
64. Travessa Quintino Bocaíuva c/ Rua Tiradentes
65
66
67. Travessa Quintino Bocaíuva
68. Travessa Quintino Bocaíuva c/ Boaventura da Silva
69
70. Travessa Rui Barbosa
71. TravessaRui Barbosa
72. Travessa Rui Barbosa
73. Travessa Rui Barbosa c/ Tiradentes
74. Travessa Rui Barbosa c/ Tiradentes
75. Rua Tiradentes c/ Benjamim Constant
76. Hotel
77
78. Ed. Baia de São Marcos
Espero que tenham gostado do bairro do Reduto. Desde já agradeço a todos que comentarem esse thread.