SkyscraperCity banner

1581 - 1600 of 1916 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,740 Posts
Discussion Starter #1,581
Podem sempre fazer como eu: bookmark para cada forum e sub-forum. The fastest way to go everywhere!:D

·
I Love You... Soraia
27,950 Posts
É com muita pena minha que vejo o fórum quase morto... :|

Uns não participam nas outras regiões, e cada uma das regiões têm 8 ou 9 posts por dia em fotos e em projectos. A última mensagem no majestic está lá há mais de 24 horas, e nos transportes pouca actualização se vê...

Inicialmente criei este thread só mesmo por pura curiosidade, mas o fórum está completamente moribundo! E penso que a única solução é mesmo voltar atrás, por mais ridículo que pareça, dado o facto de ainda agora se ter alterado. Mas o que é certo é que quando se altera, é para melhor, ou pelo menos para diferente, ao mesmo nível de qualidade. Quando é para pior não vale a pena, e no caso de ser para muito pior (exemplo actual do fórum), então é mesmo mau!

Os moderadores façam o que quiserem, e mantenham como está se quiserem, mas o fórum vai direitinho ao fosso, assim! :( É que depois a falta de movimento e de discussões, levam a que os que ainda persistem, deixem de vir também, e como é óbvio ninguém vai querer estar aqui a fazer monólogos, por isso vai-se embora também. Neste momento fazer um thread é coisa para 10 ou 15 verem (no máximo), e desses só um terço comentar...

A título de curiosidade fui ao fórum francês, que é regionalizado desde há muito tempo, e vi que Paris tem apenas 170 threads, e Lille (4ª ou 5ª cidade), tem somente 6 threads. Só por este exemplo vemos o quão limitador é o sistema de regionalização quando aplicado a um fórum. Estou a falar muitíssimo a sério! Tenho vindo a acompanhar a mudança do nosso espaço nos últimos dias para ver o andamento disto, e o que vejo é uma verdadeira bosta, pouco ou nada apelativa!! Não tarda nada eu desistirei de vir aqui, com muita pena minha, é claro. E tal como eu, outros o farão quase de certeza.

Fica então o meu modesto testemunho, que naturalmente vale o que vale........................................................

·
President and CEO
17,597 Posts
Tens de dar tempo ao tempo! Não podes tirar conclusões precipitadas!

·
I Love You... Soraia
27,950 Posts
Eu estou a tirar conclusões óbvias, depois de três dias de observação do fórum. Nestes três dias vi uma sucessiva diminuição de participantes, threads e posts, de dia para dia. Vi também já muitos a admitir que se cinjem ao seu espaço. Eu próprio me vejo a fazer isso, também, por vezes. Enfim...

·
President and CEO
17,597 Posts
As pessoas precisam de tempo para se adaptar. O fórum vai a médio prazo (seis meses/ um ano) com este novo modelo atrair mais forumers!

·
Nobre. Leal. Invicto.
1,539 Posts
Pois Dani...

O meu comentário já foi aqui colocado. Dou-te razão. Dou-me razão.
Tal como disse, demorei uma enormidade de tempo a encontrar o sub-sub-sub-fórum Majestic. Hoje fui lá deitar os olhinhos e não percebi os temas. Sempre tive ideia que "Futebol" é tema de tasca e "Saúde" é tema de qualidade. Contudo, estão onde estão... :|
Neste espaço de tempo, também é certo que só entrei em duas regiões: Na "minha" (Porto) e na do Norte para discutir... a AMP. Ou seja, ao contrário de antigamente, não comentei nem sequer visionei o que se anda a fazer pelo resto do país.

É claro que, quando temos razão nas nossas ideias, temos o hábito de entrar nesta conversa do "Eu bem disse!" e quando não temos razão optamos pelo silêncio ou por um simples "Vamos esperar mais um pouco". Também tenho ideia que não podemos ser abruptos nas nossas acções devido às consequências, normalmente negativas, que daí advêm. Acho que devemos dar uma semana para ver no que dá.

Por fim, dou uma palavra de apreço à moderação que, diplomaticamente e democraticamente tem-nos deixado desabafar e comentar a actual situação do fórum. É de louvar, principalmente para quem anda em outros fóruns e sabe como, normalmente, agem os moderadores em situações semelhantes. :applause:

·
Registered
6,704 Posts
há aqui uma questão muito importante que tem a ver com as condicoes de partida do modelo (pressupostos)

alem do modelo escolhido ser pouco prático, parte do principio que todas as regioes tem o mesmo numero de forumers e isso não é verdade.

o outro modelo alternativo partia do principio que cada região teria somente um subforum e depois progressivamente poderia-se criar subforuns dentro destes, caso houvesse forumers suficientes ( modelo espanhol no fundo)

o modelo actual não faz sentido principalmente porque regioes como o Sul ou Ilhas não se justificam 2s subforuns.

ou seja a regionalização (como evolução formal do fórum) não está errada, mas está errado o modelo como já disse 9999 vezes, ou o Fernão

·
I Love You... Soraia
27,950 Posts
tcpor ^^ Sem qualquer tipo de embirração com os moderadores, isso de criarem problemas com as conversas de foristas normais é pura estupidez. Um moderador que por ser moderador, tenta chefiar um fórum, ou vectar tudo e mais alguma coisa só porque sim, demonstra só e apenas frustração na vida pessoal, e consequente resposta para auto-afirmação. Correndo o risco de parecer desagradável, nenhum moderador tem sequer o direito de contestar (de forma opressiva e censurante) aquilo que é debatido pelos foristas normais, caso o que é debatido seja de forma educada.

Voltando à temática da regionalização, tu, tal como eu, és um outro exemplo do desagrado perante a divisão do fórum, e tal como muitos, da forma como cada um vai somente para a sua região, cortando significativamente o factor "discussão/debate" a todo o espaço, factor esse obviamente fundamental para que um fórum se mantenha vivo! ;)

·
President and CEO
17,597 Posts
O problema é que a regionalização foi organizada de acordo com a estrutura antiga do fórum. Não devia ter sido feito assim. Cada região devia ter um fórum próprio onde se podiam discutir projectos, postar fotos e outras temáticas. Depois tínhamos um café, mantinha-se os T&I e o Além-Fronteiras.

Com está a organização temos de ir a duas secções diferentes para nos inteirarmos do que se passa numa determinada região.

O objectivo da regionalização era unificar todas as discussões referentes a uma região num só fórum.

·
I Love You... Soraia
27,950 Posts
O que tu estás a dizer é isto.............

[NORTE] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[PORTO] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[CENTRO] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[LISBOA] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[SUL] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
[ILHAS] - Fotos | Projectos | Transportes | Outros Temas
............ e no que toca a organização, fica de facto melhor. Agora eu questiono-me é até que ponto QUALQUER modelo de regionalização seja mau, se aplicado a um fórum! :eek:kay:

·
Moderator
153,220 Posts
^^ Isso era a loucura :nuts:

Quanto muito só fotos e projectos

Depois além desses terias que ter um subforum que era NACIONAL com fotos e projectos nacionais (aqueles que dão para tudo)

E farias outro com Urbanismo/Território/Demografia

Os TI têm que ser separados por temas, não semos um país tão grande para separar por regiões, além de que estradas passam por várias regiões.

Os outros temas não fazem lá falta.

·
Registered
2,182 Posts
Tal como disse, demorei uma enormidade de tempo a encontrar o sub-sub-sub-fórum Majestic. Hoje fui lá deitar os olhinhos e não percebi os temas. Sempre tive ideia que "Futebol" é tema de tasca e "Saúde" é tema de qualidade. Contudo, estão onde estão... :|
Também achei muito estranho isso :uh:. Se há conversa típica de "tasca" é o futebol.:lol: A ideia com que tinha ficado era que noticias politicas, de cariz social, economicas etc ficariam no Majestic (espaço de tertulias), enquanto que assuntos triviais ficassem no principal. Como tal conversa sobre o campeonato e sobre se o arbitro esteve a roubar ou não, certamente pertence ao café normal.
Mas estamos no inicio. Numa divisão um pouco subjectiva como é o Café normal/ Majestic é normal que hajam threads mal colocados inicialmente.

·
Registered
6,704 Posts
O problema é que a regionalização foi organizada de acordo com a estrutura antiga do fórum. Não devia ter sido feito assim. Cada região devia ter um fórum próprio onde se podiam discutir projectos, postar fotos e outras temáticas. Depois tínhamos um café, mantinha-se os T&I e o Além-Fronteiras.

Com está a organização temos de ir a duas secções diferentes para nos inteirarmos do que se passa numa determinada região.

O objectivo da regionalização era unificar todas as discussões referentes a uma região num só fórum.
sim, e depois eventualmente criar subforuns dentro dos gerais caso o movimento se justificasse ( mais provavelemten Lisboa/Norte/Porto)

Mas isto somente numa 2º fase e amplamente discutido!

a isto chama-se um CRESCIMENTO PROGRESSIVO E SUSTENTADO, coisa que no actual modelo é uma impossiblidade ( qual o sentido de existirem 2s subforuns para Ilhas e Açores? e no futuro? mais um tema mais um subforum para andarem ás moscas? )

se os moderadores vem que este modelo não faz sentido (é bastante óbvio..) está na altura de reconheçerem o erro, superarem a TEIMOSIA e voltarem atrás. a maioria votou erradamente tal com os moderadores

mas não valem a pena lamentar-se, têm que fazer alguma coisa...

·
Feliz 2020 ;)!
30,637 Posts
As pessoas precisam de tempo para se adaptar. O fórum vai a médio prazo (seis meses/ um ano) com este novo modelo atrair mais forumers!
Não me quer parecer. No meu caso, tenho perdido menos tempo com o fórum mas continuo a vir cá todos os dias...

·
Registered
99 Posts
Este organização, se fosse proposta para uma cadeira de interface-gráficas, o aluno tinha chumbado sem grandes duvidas....

Então com o fórum lento, como está agora, é para esquecer mesmo, nem passo do café.

Isto foi um bom exemplo de como a opinhião das pessoas devem ser ouvidas, mas não seguidas cegamente, porque a maioria não passa de palpites sem fundamentação.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,740 Posts
Discussion Starter #1,599
Julgo que ainda é cedo para tirarmos conclusões. Confesso que está-me a custar ambientar, afinal o número de subforuns aumentou imenso! No entanto vamos dar tempo ao tempo, é possível que as coisas tendam a melhorar.
Convém é termos calma e os pés assentes na terra. Este foi um processo que se arrastou ao longo de 2 meses, com diversas poll e sempre através de escolhas feitas pela maioria votante foi escolhido um modelo. Não podemos é simplesmente ao fim de 2/3 dias começar a pedir para voltar tudo ao mesmo! Vamos antes dar tempo ao tempo!:)

·
Metro Lisboa
8,505 Posts
Vamos antes dar tempo ao tempo!:)
Es capaz de ter razão. A moderação tem que garantir que o servidor do forum responda mais rapido^^ (sei que não é facil nem se calhar tem poder na matéria:lol:)

É a condição essencial para o novo modelo ser aceite sem problema.

Falo por mim. Há horas do dia que não tenho problemas com o novo modelo, mas quando o forum começa a arrastar-se, já só vou ao essencial.

Neste momento por exemplo, está ótimo. Ontem por esta hora também. Antes das 22h é que estava muito lento.

1581 - 1600 of 1916 Posts