SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 8 of 8 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
Joined
·
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Políticos comemoram o anúncio de investimentos no Maranhão
Deputados e prefeitos recebem com otimismo informações dadas por lobão


Décio Sá

Da Editoria de Política



A instalação do Fórum de Setores Energético e Mineral do Maranhão levou a classe política em peso ao Convento das Mercês. Senadores, deputados, prefeitos, vereadores, juízes, líderes empresariais e comunitários foram ouvir as notícias de grandes investimentos no Maranhão feitas pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Além de Lobão, compuseram a mesa de trabalhos o presidente da Eletronorte, Jorge Palmeira; da Eletrobrás, o maranhense Jorge Antônio Muniz Lopes; o diretor nacional do programa “Luz Para Todos”, Hélio Morito; os senadores Roseana Sarney e Edison Lobão Filho (ambos do PMDB); o presidente do Tribunal de Justiça, Raimundo Cutrim; o prefeito de São Luís, Tadeu Palácio; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, e o secretário Ricardo Ferro (Minas e Energia).

Falando em nome dos prefeitos, Ildon Marques lembrou que Imperatriz só começou a se desenvolver quando José Sarney enviou para a cidade diversos grupos geradores de energia, a pedido de Lobão. “Com a refinaria, se descortina agora um novo horizonte para o estado”, declarou ele, que recebeu os cumprimentos do deputado tucano Sebastião Madeira.

Tadeu Palácio disse não ter dúvidas de que naquele momento estava sendo “traçado, com um traço bem forte, e fincado um marco no desenvolvimento do Maranhão”. Empolgada, Roseana Sarney declarou que seu grupo político vinha lutando há muito tempo pela implantação no estado de projetos estruturantes como é a refinaria. “Temos de rezar para que tenhamos petróleo, tenhamos minério, e que todas essas propostas anunciadas hoje - uma parte em andamento e outra em estudo - sejam realizadas. Nós só temos a agradecer ao presidente Lula e ao ministro Lobão”, assinalou ela.


Destino

Para o deputado Gastão Vieira, São Luís ainda vai cumprir seu grande destino via Porto do Itaqui. “É lamentável que se tenha perdido três siderúrgicas que destinariam US$ 30 bilhões na capital, mas vamos ganhar a refinaria. É uma pena que o Governo do Estado não tenha dado ouvidos a uma sugestão que eu fiz de oferecer uma proposta a Toyota, que está indo para a Bahia”, acrescentou.

Para o líder da Oposição, Ricardo Murad, a refinaria sempre esteve nos planos do Maranhão, desde o governo José Sarney. “Era apenas uma questão de tempo e agora acontece, felizmente, quando um maranhense está no comando do Ministério das Minas e Energia. Isso nos dá a certeza de que o empreendimento não irá atrasar”, destacou.

O prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, os deputados tucanos Sebastião Madeira e Carlos Brandão, e o socialista Ribamar Alves, de oposição ao grupo político do qual o Lobão faz parte, também reconheceram a grandeza do investimento. “O Lobão está sendo um ministro que honra o Maranhão. O fato dele estar no ministério foi fundamental para que essa refinaria se instalasse no nosso estado. Se dependesse do presidente da Petrobras, ela teria ido para a Bahia”, declarou Madeira.

Logo em seguida, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, líderes políticos e empresariais reuniram-se em um almoço oferecido por Roseana Sarney ao ministro. Durante o encontro, Lobão conversou com os parlamentares sobre os projetos do ministério para o Maranhão e falou também sobre política.

Para os parlamentares, a presença de Lobão no Ministério de Minas e Energia elevou o Maranhão ao patamar de pólo de grandes investimentos nacionais. Para o deputado Chico Gomes (DEM), são menos de cinco meses no ministério e Lobão já mostrou sua competência. “O ex-governador Edison Lobão é um dos melhores quadros políticos do Senado, e mostrou sua competência também no ministério”, afirmou.

Também participaram do almoço com o ministro de Minas e Energia o senador Edison Lobão Filho (PMDB), o ex-senador João Alberto de Souza (PMDB), os deputados federais Gastão Vieira (PMDB) e Waldir Maranhão (PP), os estaduais Carlos Alberto Milhomem, Max Barros, Raimundo Cutrim, César Pires e Maura Jorge (todos do DEM), Jura Filho e Joaquim Haickel (ambos do PMDB), Hélio Soares e Fátima Vieira (ambos do PP) e Carlos Filho (PV).


ASSEMBLÉIA

A visita do ministro repercutiu também na sessão de ontem à tarde da Assembléia Legislativa. O líder do governo Jackson Lago na Casa, deputado Edivaldo Holanda (PTC), destacou o anúncio dos investimentos para o estado. “O Maranhão recebeu, nos últimos dias, notícias importantes para seu desenvolvimento”, disse Holanda, referindo-se ao anúncio da instalação de uma refinaria de U$ 20 bilhões e outros investimentos no setor industrial.

Ricardo Murad também voltou a falar do assunto e destacou que a situação é tão importante, que até já desperta preocupações. “O que temos que estudar agora é se São Luís comporta todos esses investimentos”, lembrou ele, ressaltando que “as portas do desenvolvimento se abrem agora para o Maranhão”.
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
Muita confusão viu!!!!!!!!! Mas se for achada mega jazida no MA, nu m instante eles vão querer dividir :)
 

·
Registered
Joined
·
18,986 Posts
Tem uma noticia que eu postei no Ma News sobre um navio que tem feito umas pesquisas no mar do litoral do Maranhão, a noticia do petroleo por aqui ta chegando cada dia mais perto.
 

·
Sansiro
Joined
·
499 Posts
Como assim toyota na bahia? de onde será que ele tirou isso?
Pq a toyota tava qrendo abrir uma nova fábrica e os estado do NE tavam se degladiando por ela.
ele realmente propos q o estaodo do ma, que sempre foi apatico, ainda mais no governo dos sarneys, se mexesse em prol da vinda dessa fabrica pra ca.
acho q qm ganhou foi a ba, mas n tenho certeza disso.
 
1 - 8 of 8 Posts
Status
Not open for further replies.
Top