SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 25 Posts

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Petrobrás anuncia fábrica e transforma Pólo de Guamaré em refinaria

A governadora Wilma de Faria recebeu nesta quinta-feira (5), em Brasília, a confirmação de que a Petrobras vai construir uma unidade de produção de gasolina automotiva no Rio Grande do Norte. Orçada em US$ 66 milhões, a fábrica se somará às plantas industriais já existentes no município de Guamaré, onde já são produzidos óleo diesel, querosene de aviação, gás natural, GLP (gás de cozinha) e biodiesel, o que transforma, assim, o Pólo Industrial da cidade em uma refinaria com capacidade de processar até 80 mil barris de petróleo por dia.

O anúncio da construção da unidade de produção foi dado à governadora Wilma de Faria, no final da manhã, pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e pelo próprio presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli. Também participaram a audiência o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, e integrantes da bancada de deputados federais do RN.

Sérgio Gabrielli fará o anúncio oficial, em Natal, dentro de duas semanas. Segundo a governadora, a data exata ainda não foi confirmada porque existe a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comparecer à solenidade, além da ministra Dilma Rousseff, o que gera uma dependência da disponibilidade da agenda do presidente. “É uma notícia que nos deixa bastantes satisfeitos porque essa refinaria, que dá o pontapé no nosso pólo petroquímico, agrega valor a tudo o que o Rio Grande do Norte já deu em termo de matéria-prima, petróleo contribuindo para o desenvolvimento do País e da Região Nordeste como um todo”, disse Wilma de Faria.

Durante a audiência, o presidente da Petrobras informou que a empresa também quer ampliar suas plantas experimentais de biodiesel – duas delas já estão em atividade com capacidade para produzir 6 mil litros do combustível por dia, cada – e a produção de energia eólica. Gabrielli disse ainda que, com construção da nova unidade, o controle do Pólo de Guamaré passará da área de Exploração para a de Produção da Petrobras.

AEROPORTO e ZPES – Na audiência com a ministra Dilma Rousseff, a governadora e os membros da bancada do RN no Congresso trataram ainda sobre a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “Esse é um projeto garantido, está no PAC, tem recursos do BNDES com previsão de iniciarem as obras no próximo ano”, disse Wilma de Faria.

A governadora comemorou a aprovação, pelo Senado, na noite desta quarta-feira (4), do projeto de lei que regulamenta as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A ZPE do Rio Grande do Norte será instalada nos arredores do aeroporto de São Gonçalo e vai funcionar como uma área de livre comércio, com legislação própria do ponto de vista fiscal, e vai permitir aumentar as exportações viabilizando economicamente o novo aeroporto. O PL agora segue para sanção presidencial para virar lei. A partir da constituição do Conselho Executivo, os estados terão 12 meses para se habilitarem e proporem suas ZPEs.

http://www.assecom.rn.gov.br/pg_noticias.asp?NOI_ID=8209

·
Registered
7,546 Posts
Recuperando o tempo perdido. Se houver mesmo todo esse petróleo sendo descoberto, é preciso aumentar a capacidade de refino. Tomara que isso signifique preços mais baixos para os combustíveis.
Acho que ninguém agora briga por refinaria, com o tempo, PI, SE e AL até ganham uma pra cada se for necessário, como hoje é para os estados que estão a receber.

·
Paris, France.
15,993 Posts
Recuperando o tempo perdido. Se houver mesmo todo esse petróleo sendo descoberto, é preciso aumentar a capacidade de refino. Tomara que isso signifique preços mais baixos para os combustíveis.
Acho que ninguém agora briga por refinaria, com o tempo, PI, SE e AL até ganham uma pra cada se for necessário, como hoje é para os estados que estão a receber.
E por que vc acha que uma refinaria é necessária para o MA ou para o RN e não é necessária para SE (importante produtor de gás e petróleo), AL ou PI???????

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
E por que vc acha que uma refinaria é necessária para o MA ou para o RN e não é necessária para SE (importante produtor de gás e petróleo), AL ou PI???????

Abrandão. Desculpe me meter na conversa de vcs, mas uma refinaria é importante para qualquer estado, a diferença é que eles priorizam os grandes portos. Nao sei se AL e SE tëm portos grandiosos assim, mas se tiverem entrarao na disputa com certeza. Qto ao PI posso garantir que nao tem nao.

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Discussion Starter · #7 ·
O RN já tem as plantas industriais, elas serão transformadas em refinaria, é isso.

·
--- x ----
1,038 Posts
:applause: Finalmente! Nada mais justo que uma refinaria no RN!

Os 2, sendo que a do RN é de pequeno porte...
^^^^

Na verdade os dois estados terão de médio porte....O Jornal O POVO de Fortaleza está fazendo um deserviço a população do Ceará junto com os deputados do Governo a respeito desse possivel investimento no estado, vejam:

1 - A Refinaria do RN já tem mais da metade de sua instalação PRONTA !!! Lá em Guamaré já se produz querosene de aviação, biodiesel, diesel e falta apenas o de gasolina automotiva, logo um investimento no RN sairá mais em conta do que no Ceará.

2 - Já a Refinaria do Ceará que custará 8 bilhões irá começar do zero e atente para um detalhe: O Presidente da Petrobras disse que existem estudos, mas que no Ceará ainda terá que ter resolvido o problema da falta de água. Portanto, há de suspeitar.....

3 - Ambas terão, segundo a Petrobras, uma produção estimada de 80 mil barris diarios e pode se chegar a 100 mil. Com isso, o Jornal O POVO ao dar como certa essa refinaria e tratar o investimento no RN como uma "compensação" de uma ilusória briga entre RN e CE, pra mim, é estar ainda apostando muito alto. Uma vez que no RN o anúncio oficial será já na semana que vem, mas no Ceará esse anúncio não será feito agora....Porque ???

No mais parabéns ao RN enfim irá refinar, o que já se produz e deus queira que esse "estudo" da Petrobras para o Ceará saia mesmo, afinal um investimento desse porte é desejavel para qualquer região.

·
Paris, France.
15,993 Posts
Abrandão. Desculpe me meter na conversa de vcs, mas uma refinaria é importante para qualquer estado, a diferença é que eles priorizam os grandes portos. Nao sei se AL e SE tëm portos grandiosos assim, mas se tiverem entrarao na disputa com certeza. Qto ao PI posso garantir que nao tem nao.
Claro que uma refinaria é importante pra qualquer estado. Fui justamente por isso que não entendi o comentário do Kaique:

"Acho que ninguém agora briga por refinaria, com o tempo, PI, SE e AL até ganham uma pra cada se for necessário, como hoje é para os estados que estão a receber."

Não sou contra as refinarias no MA ou no RN. O que eu quis dizer é que a necessidade que o MA ou o RN tem atualmente é a mesma que PI, SE, AL, CE e outros também têm. Todos os Estados precisam dos empregos gerados por uma refinaria, até mesmo São Paulo. Se o MA ou o RN vão ganhar a refinaria, seguramente não será apenas por critérios técnicos. Teoricamente qualquer lugar da costa do Brasil poderá receber a refinaria, já que o óleo a ser processado vem das bacias em alto mar.

PS: Maceió (Alagoas) tem um porto excelente, água e energia de sobra!!! Sobre o porto, posso assegurar que tem, no mínimo, as mesmas condições estruturais que qualquer porto do RN, por exemplo.

·
Paris, France.
15,993 Posts
^^o RN ^3º MAIOR PRODUTOR DE PETROLEO NO PAIS
SERÁ QUE O CEARÁ OU O MARANHÃO CO SEUS 500MIL BARRIS MERECEM MAIS,SE A PRODUÇÃO DELES NÃO CHEGA NEM A UMA PARTE DO QUE O RN PRODUZ?!
Se isso fosse o único critério importante o lugar certo pra uma refinaria seria o Espírito Santo, o 2º MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO NO PAÍS, que também não possui uma unidade para refino.

Isso só comprova o que quero dizer: não importa tanto o local da produção do petróleo. Na realidade, deve ser encontrado um meio termo entre a produção e o mercado consumidor para a instalação das refinarias (além, lógico, das facilidades logísticas).

·
4,445 Posts
A refinaria se for para o MA será por critérios técnicos, jamais políticos. Nao temos força política pra isso. Os critérios técnicos que contemplam o MA são do conhecimento de todos embora ignorados por todos também.

Melhor localização entre os mercados consumidroes EUA e Europa. Os outros estados ou estao mais proximo de um ou de outro.

Nao temos o problema de água que os outros têm.

Temos o segundo porto mais fundo do mundo e o mais profundo do Brasil capaz de receber os maiores navios do mundo como ja o faz. (acho que esse foi o critério que pesou mais)

Nenhum outro porto no NE tem a capacidade e a importância do Itaqui. Podem pesquisar, nao é bairismo meu. Existem até alguns tão modernos quanto, mas não tão grandioso.
Desculpem não postei nossas vantagens para rivalizar com ninguém, apenas para que fique claro que se não tivéssemos essas vantagens nenhum político nem mesmo o Lula conseguiria trazer a refinaria para o MA.

Mais uma vez ratifico o que venho dizendo: Só acredito vendo essa refinaria pronta e funcionando no MA. Não confio em promessas de políticos.

·
Paris, France.
15,993 Posts
A refinaria se for para o MA será por critérios técnicos, jamais políticos. Nao temos força política pra isso. Os critérios técnicos que contemplam o MA são do conhecimento de todos embora ignorados por todos também.

Melhor localização entre os mercados consumidroes EUA e Europa. Os outros estados ou estao mais proximo de um ou de outro.

Nao temos o problema de água que os outros têm.

Temos o segundo porto mais fundo do mundo e o mais profundo do Brasil capaz de receber os maiores navios do mundo como ja o faz. (acho que esse foi o critério que pesou mais)

Nenhum outro porto no NE tem a capacidade e a importância do Itaqui. Podem pesquisar, nao é bairismo meu. Existem até alguns tão modernos quanto, mas não tão grandioso.
Desculpem não postei nossas vantagens para rivalizar com ninguém, apenas para que fique claro que se não tivéssemos essas vantagens nenhum político nem mesmo o Lula conseguiria trazer a refinaria para o MA.

Mais uma vez ratifico o que venho dizendo: Só acredito vendo essa refinaria pronta e funcionando no MA. Não confio em promessas de políticos.

kkkkkkkkkk, fala sério!!!
Claro que o Maranhão tem aspectos técnicos (fora a ausência de petróleo por perto) para receber o investimento. Acho ótimo e fico feliz pelo Maranhão, porque o Estado, um dos mais pobres do país, precisa demais disso.
Mas dizer que a influência política não tem valor é demais!!!!!! Não sabe quem é Edson Lobão???????????????? Ninguém menos que o Ministro das Minas e Energia!!! Duvido muito que, sem a força política dele, a Petrobrás já tivesse anunciado de cara que seria no Maranhão...

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Essa obsessão por refinarias está desviando a atenção dos nordestinos para coisas muito mais sérias, como, por exemplo, a transposição do Rio São Francisco. Já estão condicionando a refinaria no Ceará à solução do problema de abastecimento d´água e de onde viria essa água? Em vez de matar a sede do sertanejo, já estão dando outro destino ao precioso líquido. Político é uma racinha muito da safada, podem ter certeza que nenhum preguinho é batido sem estopa.

·
4,445 Posts
Abrandao

kkkkkkkkkk, fala sério!!!
Claro que o Maranhão tem aspectos técnicos (fora a ausência de petróleo por perto) para receber o investimento. Acho ótimo e fico feliz pelo Maranhão, porque o Estado, um dos mais pobres do país, precisa demais disso.
Mas dizer que a influência política não tem valor é demais!!!!!! Não sabe quem é Edson Lobão???????????????? Ninguém menos que o Ministro das Minas e Energia!!! Duvido muito que, sem a força política dele, a Petrobrás já tivesse anunciado de cara que seria no Maranhão...

(fora a ausência de petróleo por perto) Não temos petróleo sendo explorado, mas temos petróleo sim e um megacampo na região de barreirinhas e todos sabem disso.

Acho ótimo e fico feliz pelo Maranhão, porque o Estado, um dos mais pobres do país, precisa demais disso.
É verdade somos um dos estados mais pobres do Brasil e isso não é segredo pra ninguém, só não somos mais pobres que AL e PI atualmente. O revezamento é constante entre os 3 estados.

Mas dizer que a influência política não tem valor é demais!!!!!!
Li várias vezes meu post e não encontrei onde falei que influência política não tem valor. Digo, repito e afirmo: NÃO TEMOS FORÇA POLÍTICA que ajude o estado, mas se vc tiver se referindo a força política maranhnese que luta sempre conta o estado. Isso temos de sobra. Prova disso é que nosso potencial sempre foi jogado pra escanteio enquanto que estados carentes em recursos naturais levam tudo por pura força política. Em quase 500 anos é a primeira vez que o MA é visto como forte concorrente em alguma coisa. Será que o nosso potencial se formou ontem?

Não sabe quem é Edson Lobão???????????????? Ninguém menos que o Ministro das Minas e Energia!!! E daí? Ele é escudeiro de Sarney. Foi plantado no ministério por imposição do Sarney que sabendo que o Governo Federal já tinha a intenção de montar uma refinaria no NE e ciente de que o MA era um dos mais fortes candidatos tecnicamente, aproveitou-se da informção e mandou Lobão anunciar a refinaria, (sem autorização da Petrobrás) para tirar proveito político e retomar o governo do estado em 2010 com a bandeira de que ele trouxe a refinaria para o MA. Lobão só será ministro provisóriamente pois sairá candidato ao governo do estado.

Duvido muito que, sem a força política dele, a Petrobrás já tivesse anunciado de cara que seria no Maranhão..

Essa sua informação é altamente privilegiada. Estou atrás dela desde o início dessa novela. Por favor me mande o link de uma fonte oficial da Petrobras onde ela afirma que a refinaria será instalada no MA. De palavras como: talvez, supostamente, ou coisa que o valha, eu já estou cheio. Quero fonte oficial.

Um abraço

·
Registered
5,466 Posts
Portos para exportação_O que também viabiliza uma Refinaria é o grande consumo local.Tanto que ao redor do mundo elas estão bem situadas nos locais de consumo.

^^^^

Na verdade os dois estados terão de médio porte....O Jornal O POVO de Fortaleza está fazendo um deserviço a

ainda terá que ter resolvido o problema da falta de água. Portanto, há de suspeitar.....
TRANSPOSIÇÃO resolve esse problema da água.

Esse O POVO é popularesco demais.Que Jornal , parece o Folha de Pernambuco daqui.

·
Ela olha no olho...
6,517 Posts
^^^^
Na verdade os dois estados terão de médio porte....O Jornal O POVO de Fortaleza está fazendo um deserviço a população do Ceará junto com os deputados do Governo a respeito desse possivel investimento no estado, vejam:
Ei maxu, mas O POVO disse que era de MÉDIO porte

http://www.opovo.com.br/opovo/politica/794849.html

ESTRUTURA
Investimentos podem mudar o Ceará
Adriana Albuquerque
da Redação

A confirmação de que a Petrobras implantará uma refinaria de médio porte no Ceará representa a geração de novos empregos no Estado e possibilita também o surgimento de novos negócios

A disputa por investimentos estruturantes entre os estados é recorrente e fácil de entender. Empreendimentos como a siderúrgica que será instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e a refinaria da Petrobras recentemente confirmada para o Ceará geram empregos, estimulam o surgimento de novos negócios no entorno e possibilitam a criação de pólos industriais, alavancando a economia local. A refinaria anunciada, da ordem de R$ 8 bilhões, seria de médio porte, de acordo com a Petrobras. Já a Companhia Siderúrgica do Pecém(CSP) prevê investimentos da ordem de US$ 2 bilhões e pode chegar a produzir até 10 milhões de placas de aço por ano em sua fase final.

Segundo Francisco de Alcântara Macedo, economista e consultor de investimentos internacionais, as instalações da refinaria e da siderúrgica no Estado devem proporcionar uma geração de empregos pequena (entre 700 e mil vagas cada) frente ao tamanho dos empreendimentos. O grande potencial delas está na possibilidade de atrair novas indústrias, concretizando a instalação dos pólos metal-mecânico e siderúrgico pretendidos pelo Governo do Estado. "A implantação dos dois pólos juntos pode gerar mais de 100 mil empregos industriais no Ceará no decorrer de 20 anos", calcula o economista.

Quanto aos impactos diretos no Produto Interno Bruto (PIB) cearense - que hoje está em torno de R$ 48 bilhões (2007), de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) -, Alcântara Macedo calcula que pode haver um incremento de mais de 40% ao longo de 20 anos, a partir da criação dos dois pólos industriais no Estado.

No Ipece, o diretor de Estudos Econômicos, Marcelo Barbosa, vem fazendo um levantamento dos impactos que estes dois projetos podem trazer para o Ceará, mas considera que ainda é cedo para traduzi-los em números. "A gente ainda precisa de algumas informações. Vai depender não só do porte (dos projetos), mas também dos produtos em que eles vão se concentrar", observa. O impacto direto, ele ressalta, seria sobre a contratação de novos funcionários e o nível dos salários. "Quanto o Estado vai absorver desses projetos depende do perfil da planta produtiva", diz.

·
Mossoroense
1,536 Posts
eu acho que não deveria haver briga, pois se vier uma para o Ceará uma para o Maranhão e se ampliar a do RN pois já existe uma meia refinaria, o nordeste só tem a ganhar pois tbm já tem uma em construção em PE, e nesse caso o nordeste de cima terá 4 refinarias mas o mais importante de tudo isso para nosso bolço alem dos empregos é se o preço dos combustíveis baixarem na bomba!

·
--- x ----
1,038 Posts
Ei maxu, mas O POVO disse que era de MÉDIO porte

http://www.opovo.com.br/opovo/politica/794849.html

ESTRUTURA
Investimentos podem mudar o Ceará
Adriana Albuquerque
da Redação

A confirmação de que a Petrobras implantará uma refinaria de médio porte no Ceará representa a geração de novos empregos no Estado e possibilita também o surgimento de novos negócios
^^^^

Mas é justamente por conta dessas informações que não gosto da forma como o O POVO tá discutindo isso...

Ora, se em matérias anteriores o jornal afirmou que a refinaria do Ceará irá processar de 80 a 100 mil barris de petroleo e diz que é de medio porte. Pq a do RN que irá processar inicialmente tb 80 mil barris de petroleo dia seria de pequeno porte ??

Antes desse anuncio oficial, o jornal dizia que seria do tamanho da de Pernambuco (200 mil barris dia), agora é uma de médio porte, mas estranhamente essa de médio porte produzirá a mesma quantidade que fabrica de gasolina automotiva do RN...

Gente temos que desconfiar, vamos vê como será isso após as eleições deste ano !!!

E uma observação importante: A Refinaria do RN não é para exportação, sua produção será para mercado interno. Já a do Maranhão é para exportação, li isso no Valor Ecônomico.

1 - 20 of 25 Posts
Status
Not open for further replies.