SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 23 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Dnit lança, até a próxima semana, licitação para a recuperação de um trecho que vai da Muribeca a Paulista. Obra é orçada em R$ 145 milhões

Angela Fernanda Belfort

[email protected]

A diretoria colegiada do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) aprovou na sua última reunião a minuta do edital de licitação para fazer a recuperação do entorno do Recife da BR-101, trecho que passa pela Muribeca e vai até Paulista. A obra tem um custo estimado em R$ 145 milhões e deverá ser bancada pelo governo federal.

A expectativa do Dnit é que a obra seja feita por um valor menor, já que a licitação é do tipo menor preço. Isso significa que vence a concorrência, a empresa ou grupo que oferecer o menor valor para fazer o serviço.

A restauração da pista será feita em cerca de 40 quilômetros, indo do km 41,4 ao 82,3. Serão restaurados os acostamentos, construídas barreiras de proteção, implantadas 40 paradas de ônibus e um viaduto no trevo da Muribeca. O serviço também inclui a iluminação do local e a ampliação das alças de retorno existentes neste trecho.

O aviso da licitação deverá sair, até a próxima semana, segundo informações da assessoria de imprensa do Dnit, que será o órgão responsável pela realização das obras. Os recursos sairão do Orçamento Geral da União (OGU).

A empresa que vencer a licitação terá um prazo de dois anos para concluir as obras, que devem ser iniciadas ainda este ano, de acordo com informações do Dnit.

As obras devem começar assim que for concluído o processo de licitação, segundo informações do governo federal. Em média, uma licitação desse tipo leva 90 dias para ser finalizada, numa estimativa feita pelo Dnit.

REIVINDICAÇÃO

O atual estado precário do entorno do Recife da BR-101 é uma das principais queixas do empresariado local. “É importante que esse trecho da 101 seja restaurado”, disse o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, que também faz parte do conselho de infra-estrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“O que estava nos preocupando era como iria ficar a ligação entre a BR-101 Sul e a BR-101 Norte”, lembrou o empresário que participou da última reunião da diretoria colegiada do Dnit, representando a CNI.

A restauração das BR-101 Norte e BR-101 Sul estão sendo realizadas desde o ano passado, mas o entorno do Recife não tinha sido incluído dentro do pacote de obras já iniciadas.

Fonte: Jornal do Commércio.

·
Capital do Forró
16,129 Posts
otima noticia

obra muito importante e necessaria

·
Cidade Lendária
6,291 Posts
Depois que falaram que a entrada da Estrada da Batalha vai ser reformada, nada melhor do que essa notícia!! :D

·
Amável, charmoso e mortal
9,704 Posts
Amém!!
É a parte que evito passar, prefiro usar a PE-15 quando vou ao Recife.
Excelente notícia.

·
Registered
12,334 Posts
novidades? tou passando algumas vezes pela br 101 no trexo entre dois irmãos e a abdias... e na moral, que BR sebosa viu ! é uma vergonha pro recife !

·
Arquitetura de banheiro
3,914 Posts
Eu ainda to esperando viu....alguem tem notícias novas??

·
Registered
967 Posts
Acho que a BR-101 deveria ser municipalizada, e ficar com 3 faixas em cada sentido, com pista local, além de corredor exclusivo de onibus!
A passagem de caminhões seria proibida, os ônibus passariam por uma anel metropolitano que o Governo do estado pretende construir ligando Suape a Igarassu, passando por São Lourenço

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #14 ·
novidades? tou passando algumas vezes pela br 101 no trexo entre dois irmãos e a abdias... e na moral, que BR sebosa viu ! é uma vergonha pro recife !
É uma BR, então é uma vergonha para o Brasil. Seria vergonha para o Recife se fosse uma PE... :lol:

·
Arquitetura de banheiro
3,914 Posts
Acho que a BR-101 deveria ser municipalizada, e ficar com 3 faixas em cada sentido, com pista local, além de corredor exclusivo de onibus!
A passagem de caminhões seria proibida, os ônibus passariam por uma anel metropolitano que o Governo do estado pretende construir ligando Suape a Igarassu, passando por São Lourenço
Também ja pensei nisso, a BR-101 tem trechos que ela é uma avenida, mas não sei como essa coisa de municipalização funciona nem se as partes envolvidas estariam interessadas nisto.

Proibir caminhões eu axo beeeem dificil, o entorno Recife da acesso a todas as regiões da cidade, agora claro que os caminhões cujo destino não seja o Recife poderiam se utilizar de outros trechos e assim desafogar o tráfego extremamente pesado que passa pela BR.

Pra mim ta na hora de começar a privatizar mesmo, a própria 101 Sul duplicada ja é um inferno em certos horários e como eu não creio na "velocidade" do governo pra fazer as coisas que venha a iniciativa privada e faça(mas por favor com pedágio decentes) :D

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^ Foi uma desculpa de amarelo... :D

·
Registered
967 Posts
Também ja pensei nisso, a BR-101 tem trechos que ela é uma avenida, mas não sei como essa coisa de municipalização funciona nem se as partes envolvidas estariam interessadas nisto.

Proibir caminhões eu axo beeeem dificil, o entorno Recife da acesso a todas as regiões da cidade, agora claro que os caminhões cujo destino não seja o Recife poderiam se utilizar de outros trechos e assim desafogar o tráfego extremamente pesado que passa pela BR.

Pra mim ta na hora de começar a privatizar mesmo, a própria 101 Sul duplicada ja é um inferno em certos horários e como eu não creio na "velocidade" do governo pra fazer as coisas que venha a iniciativa privada e faça(mas por favor com pedágio decentes) :D
Poderia ser feito como está sendo feito agora em São Paulo, com a construção do Rodoanel, eles estão incentivando a construir centrais de distribuição ao redor a área metropolitana a fim de proibir que grandes caminhões cheguem à mancha urbana. Nesses centro de distribuição, os produtos sairiam de grandes carretas, que vem das fábricas, para pequenos caminhões que são aceitávei no trânsito de uma cidade.
Isso pderia ser feito em Recife, basta municipalizar a BR-101 e construir esse anel metropolitano

·
Registered
5,466 Posts
Também acho, mas a Circulação no RODO da Boa Vista tá uma droga, quanto mais no ANEL!!!!!!!!!

Isso seria outra etapa, o principal não está sendo cuidado devidamente. Ao invés de RODOANEL, tem de alargar a AV.Norte, fazer algo no Centro , e talvez também a Caxangá.

Aquela idéia da via-expressa , etc

É tanta coisa, ............

1 - 20 of 23 Posts
Status
Not open for further replies.