SkyscraperCity Forum banner

Região Metropolitana/Rio de Janeiro – Pelas lentes de Emanuel Paiva conheçam o “thread nublado” de Niterói, um dos municípios com o melhor IDH do Bras

18522 Views 85 Replies 34 Participants Last post by  Emanuel Paiva

Olá, pessoal! :hi:

Eu já havia feito um thread da Zona Sul de Niterói focando os bairros São Francisco, Santa Rosa e Jardim Icaraí; desta vez, fotografei o Centro, Fonseca e Icaraí. Como as fotos não foram tiradas todas num mesmo dia, vocês sentiram a diferença na luminosidade. Por que Centro, Fonseca e Icaraí? O Centro por razões óbvias, pois toda cidade tem um Centro, Fonseca porque é o melhor bairro mais valorizado da Zona Norte e Icaraí da Zona Sul.

O fato é que esse tipo de thread de Niterói sempre esteve na minha lista e chegou o momento de mostrá-lo para os foristas do Rio e de todo o Brasil. Eu sempre soube que postes e fiação aérea detona qualquer thread de fotos, mas ainda há algo bem pior: AUSÊNCIA DE SOL! :eek:hno:

ASPECTO GERAL DO CENTRO​

DIREITO DE FOTOGRAFAR

Lei 9.610/98
Art. 48. As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

Constituição Federal
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e
de comunicação, independentemente de censura ou licença;

01 – Começamos com o Centro de Niterói que, na minha modesta opinião precisa de um UP.
O sol mais uma vez não permitiu que a luminosidade das fotos ficasse boa, mesmo assim saiu alguma coisa...rs
Esta é uma das entrada para a PRAÇA DO RINK, bem próxima ao Plaza Shopping.

02

03

04

05

06

07

08

09 - Agora próximo as Barcas. Dá até para ver a estátua do índio Araribóia.

10

11 – Plaza Shopping

12

13 – Avenida Ernani do Amaral Peixoto.

14

15 – Rua da Conceição

16 – Esta Praça fica perto do Liceu Nilo Peçanha.

17

18

19

20 – Liceu Nilo Peçanha

21

22 – Nova Comarca de Niterói Desembargador Enéas Marzano.

23

24

PATRIMÔNIO HISTÓRICO/CENTRO​

25 – Niterói tem vários prédios históricos.
76ª DELEGACIA POLICIAL

26

27

28 – BIBLIOTECA PÚBLICA

29

30

31

32

33

34

35 – CAMARA MUNICIPAL

36

37

38

39

40 – Antiga Sede da PREFEITURA DE NITERÓI

41

42

43

44

45

46 – TEATRO MUNICIPAL/CASA DE CULTURA (Sala Carlos Couto)

47

48

49

50 – PALACIO DA JUSTIÇA/FORUM DESEMBARGADOR JALMIR GONÇALVES DA FONTE

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

ZONA NORTE/FONSECA​

61 – Saindo do Centro, chegamos ao simpático bairro Fonseca, localizado na
Zona Norte.
A “espinha dorsal” do bairro é a Alameda São Boaventura, uma avenida bem movimentada que serve de passagem para vários outros bairros e municípios.

62

63

64

65

66 – Entrei numa das ruas transversais a Alameda...

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82 - Rua Professor João Brasil, uma das mais valorizadas do bairro.

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96 – Encerramos com o tradicional Colégio Nossa Senhora das Mercês.

97

98

99

ZONA SUL/ICARAÍ​

100 – Deixei por último o bairro Icaraí, o mais valorizado da Zona Sul de Niterói. Mas confesso que foi uma decepção fotografar o bairro por inúmeras razões. Falta de sol, excesso de carro e de postes nas ruas centrais, especialmente a Coronel Moreira Cesar. Mesmo com todas essas adversidades deu para ter uma idéia de como Icaraí se apresenta.
Começamos pelo CAMPO DE SÃO BENTO. Todos os sábados a movimentação é enorme por lá, eu diria até que o Campo de São Bento é uma mini Quinta da Boa Vista...rs

101

102

103

104

105

106

107

108

109 – Agora algumas RUAS INTERNAS do bairro, especialmente a Coronel Moreira Cesar.

110 – Icaraí tem uma ótima qualidade de vida, mas o trânsito é o caos...rs

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

121 – Igreja Episcopal Anglicana.

122

123

124 – E, encerrando o “thread nublado” com algumas fotos da PRAIA DE ICARAÍ.

125

126

127 – Urbanismo...

128

129

130 – Creio que muitos prédios desses devam estar na faixa de R$ 3 milhões...

131

132

133

134

135

Fim de linha! Espero que tenham gostado. :)

Se alguém desejar ver mais fotos da Zona Sul de Niterói, vejam um outro thread que fiz mostrando Santa Rosa, São Francisco e Jardim Icaraí
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1339748

See less See more
138
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 86 Posts
Ah, Niterói!!!
Eu estou estudando nessa cidade desde março e a cada dia que passa gosto mais dela.
Não é por acaso que Niterói é conhecida como a "cidade sorriso".
Icaraí é muito bonito!
Em que dia você tirou essas fotos, Emanuel?
Todos os prédios históricos (Biblioteca, Câmara, Liceu, Delegacia, etc...) são muito bonitos!
A Igreja Anglicana é linda também! O jardim com o lago do Bairro Icaraí então... dez! :eek:kay:
Infelizmente a fiação aérea é medonha como em qualquer outra cidade brasileira.:eek:hno:
Ah, Niterói!!!
Eu estou estudando nessa cidade desde março e a cada dia que passa gosto mais dela.
Não é por acaso que Niterói é conhecida como a "cidade sorriso".
Icaraí é muito bonito!
Em que dia você tirou essas fotos, Emanuel?

Raphael,

Fui tirando no meio da semana (aos poucos). Niterói realmente é uma cidade ótima para se viver, pena que a cidade está inchada e o trânsito caótico. Icaraí dispensa comentários....hahaha

Obrigado pelo prestigio e forte abraço, :eek:kay:
See less See more
Todos os prédios históricos (Biblioteca, Câmara, Liceu, Delegacia, etc...) são muito bonitos!
A Igreja Anglicana é linda também! O jardim com o lago do Bairro Icaraí então... dez! :eek:kay:
Infelizmente a fiação aérea é medonha como em qualquer outra cidade brasileira.:eek:hno:
Uli,

A fiação aérea sempre acaba me impedindo de tirar mais fotos, pois eu simplesmente ODEIO COM TODAS MINHAS FORÇAS fiação e postes, mas nem sempre dá para deixá-los de fora. :devil:

Muito obrigado pelo prestígio. :eek:kay:
See less See more
Uli,

A fiação aérea sempre acaba me impedindo de tirar mais fotos, pois eu simplesmente ODEIO COM TODAS MINHAS FORÇAS fiação e postes, mas nem sempre dá para deixá-los de fora. :devil:

Muito obrigado pelo prestígio. :eek:kay:
A prefeitura ta em processo de tirar obrigar as empresas a ter fiação no solo. No momento já é proibido a colocação de nova fiação no poste.
See less See more
A prefeitura ta em processo de tirar obrigar as empresas a ter fiação no solo. No momento já é proibido a colocação de nova fiação no poste.
Ótima notícia! :banana2:
Gostei do passeio, lindo thread!

Niteroi é uma das cidades mais lindas do Brasil (pena que o Centro seja meio decadente).
Luca,

O Centro de Niterói precisa de um UP para ontem!!! :bash:

Obrigado por prestigiar. :)
See less See more
Nossa... espetacular o thread! Que belo trabalho Emanuel! Parabéns!

Quanta riqueza e pujança em... sensacional.. muito desenvolvida cidade comercialmente! E gostei muito do urbanismo tb!
  • Like
Nossa... espetacular o thread! Que belo trabalho Emanuel! Parabéns!

Quanta riqueza e pujança em... sensacional.. muito desenvolvida cidade comercialmente! E gostei muito do urbanismo tb!
Pé Vermelho,

Obrigado! :)

Na verdade, esse thread saiu apenas 70% do que eu queria. A ausência de sol foi o fator principal que me desanimou quando pus as fotos no PC. Além disso, vi muitos carros estacionados na rua Cel. Moreira Cesar me impedindo que tirasse fotos melhores. Mas, acho que deu para o gasto...rs

Abração, :cheers:
See less See more
Apesar de ter ido várias vezes ao Rio, a Niterói fui apenas uma vez, coisa de mineiro, para atravessar a ponto e voltar na barca, ou o contrário.

Gostei muito do conjunto arquitetônico, das praças, ruas arborizadas. Muito bonita a cidade.
Apesar de ter ido várias vezes ao Rio, a Niterói fui apenas uma fez, coisa de mineiro, para atravessar a ponto e voltar na barca, ou o contrário.

Gostei muito do conjunto arquitetônico, das praças, ruas arborizadas. Muito bonita a cidade.
Charles,

Você precisa conhecer o LADO SUL de Niterói, pois irá gostar muito. Eu havia feito um outro thread de Niterói, veja:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1339748

Abração,
See less See more
Só por curiosidade o apartamento do Cala di Volpi no osso custa 5 Milhões sendo 2 por andar, a vizinha da minha vó vendeu o dela e se mudou para camboinhas.
Impressionado com Niterói. Gostei da cidade, gostei de tudo que vi, sabia que Icaraí era um bairro top de Niterói mas jamais imaginava que alguns apartamentos alcançassem valores tão altos e o bairro é agradabilíssimo. Os jardins do Campo de São Bento foram projetados por alguém? Os prédios históricos são lindos e a tranquilidade das ruas internas do bairro do Fonseca despertou minha atenção, parece ser um ambiente bem familiar.
Belo trabalho, Paiva, Niterói me surpreendeu.
See less See more
  • Like
Só por curiosidade o apartamento do Cala di Volpi no osso custa 5 Milhões sendo 2 por andar, a vizinha da minha vó vendeu o dela e se mudou para camboinhas.
Pois é, eu sei que apartamentos na orla de Niterói não é nada barato...rs
Impressionado com Niterói. Gostei da cidade, gostei de tudo que vi, sabia que Icaraí era um bairro top de Niterói mas jamais imaginava que alguns apartamentos alcançassem valores tão altos e o bairro é agradabilíssimo.
Jquima,

Obrigado por comentar meus threads. :eek:kay:

São Francisco também tem preços altos, assim como Charitas e outros ...rs

Os jardins do Campo de São Bento foram projetados por alguém?
Essa eu vou ficar devendo, mas certamente algum forista de Niterói saberá responder na ponta da língua...rs

Os prédios históricos são lindos e a tranquilidade das ruas internas do bairro do Fonseca despertou minha atenção, parece ser um ambiente bem familiar.
Belo trabalho, Paiva, Niterói me surpreendeu.
Mais uma vez, muito obrigado por seus comentários. :yes:
See less See more
Jguima eu sei que ele foi criado pelo arquiteto belga Arsênio Puttmans
Niterói é uma cidade belíssima! Conheço todos esses lugares que você postou. rs

Recomendo que você faça depois um thread sobre o Jardim Icaraí, que cresceu demais nos últimos 10 anos. Alguns lançamentos do Jardim Icaraí são muito luxuosos, de excelente padrão.

No mais, parabéns por ter feito um thread bem legal, mesmo num dia nublado!
See less See more
Niterói é uma cidade belíssima! Conheço todos esses lugares que você postou. rs

Recomendo que você faça depois um thread sobre o Jardim Icaraí, que cresceu demais nos últimos 10 anos. Alguns lançamentos do Jardim Icaraí são muito luxuosos, de excelente padrão.

No mais, parabéns por ter feito um thread bem legal, mesmo num dia nublado!
Eduardo,

O thread de São Gonçalo foi calor demais, o de Niterói nublado demais. :laugh:

Quanto ao thread do Jardim Icaraí em também ja fiz, veja: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1339748

Aliás, Jardim Icaraí, São Francisco e Santa Rosa...rs

Forte abraço, :cheers:
See less See more
1 - 20 of 86 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.