SkyscraperCity Forum banner

Região Norte espera na infra-estrutura de transporte oportunidade para crescer

6501 Views 4 Replies 2 Participants Last post by  Rafael_Rosato
Brasília, 02/05/2008

Com a participação de representantes políticos, empresariais, acadêmicos e técnicos de governos, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizou nesta quarta-feira (30 de abril) o Seminário Regional Norte do Plano CNT de Logística, na Assembléia Legislativa do Pará.

O seminário, que ocorreu em Belém (PA), teve como objetivos apresentar as sugestões de projetos contidas no Plano CNT de Logística, em todos os modais, para a infra-estrutura de transporte da região e receber sugestões e propostas de novos projetos.

Pelos estudos da CNT, seriam necessários investimentos mínimos de R$ 35 bilhões para que a logística de transporte alcançasse o desempenho satisfatório para o desenvolvimento social e econômico do Norte. Para a Região Norte, o Plano sugere 91 projetos.

Os transportadores de cargas e de passageiros da Região Norte, em todas as modalidades do transporte, agricultores, pecuaristas, representantes da indústria e do comércio, todos acreditam que o esperado desenvolvimento da região somente ocorrerá após a criação de uma infra-estrutura de transporte capaz de promover o deslocamento eficiente de pessoas e produtos.

Para o empresário transportador Irani Bertolini, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas da Amazônia (Fetramaz), a logística do transporte na região é “toda comprometida em sua eficiência por questões básicas, como estradas esburacadas, sem sinalização e acostamento, hidrovias sem eclusas, deficiências em portos e aeroportos”.

De acordo com o secretário de infra-estrutura de Roraima, Orlando Rodrigues Júnior, não se pode perder a “oportunidade oferecida pela CNT com suas propostas de projetos e de investimentos, de maneira que a Região Norte possa trilhar seus caminhos de desenvolvimento, já que todos passam por uma melhor infra-estrutura do transporte”. Para ele, as dificuldades da região, especialmente de Roraima, um estado com grande potencial para produção de riquezas, somente serão remediadas com um sistema de transporte eficiente.

O presidente da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (Fetranorte), Francisco Saldanha Bezerra, lembrou que, pelo Plano CNT de Logística, seriam necessários investimentos mínimos de R$ 223 bilhões para que a logística de transporte no Brasil pudesse ter um desempenho compatível com o crescimento econômico de 5% ao ano.

Entre as principais ações propostas pelo Plano CNT de Logística para o Norte do País estão:

Em Rondônia: ampliação de calado da hidrovia do rio Madeira, dragagem e ampliação dos molhes no porto de Porto Velho, ampliação do Aeroporto Internacional de Porto Velho. :)banana:)

No Acre: intervenção na BR-364 com a construção de 447 km de rodovia entre Sena da Madureira e Tarauacá, recuperação de 282 km de pavimento entre os municípios de Acrelândia e Sena da Madureira, construção de terminais rodoviários nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

No Amazonas: ampliação de terminais intermodais em Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé, recuperação de 457 km da BR-174; de 177 km das rodovias BR-364/BR-317/BR-319 e de 240 km da rodovia AM-010, ampliação de calado das hidrovias dos rios Solimões e Madeira e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

Em Roraima: ampliação do aeroporto de Boa Vista, ampliação do calado da hidrovia do Rio Branco e ampliação dos terminais intermodais de Boa Vista e Caracaraí, recuperação do pavimento da BR-174, que corta o estado desde Rorainópolis (divisa com o Amazonas) até Pacaraíma (divisa com a Venezuela), totalizando cerca de 704 km.

No Pará: ampliação do aeroporto de Santarém, construção de mais de 402 km do tramo ferroviário entre Dom Eliseu (PA) e Curuçá (PA), construção da eclusa de Tucuruí, construção do terminal marítimo de Espadarte e recuperação de 983 km do pavimento das BR-158, PA-150 e PA-475 entre Santana do Araguaia e Moju.

No Amapá: a ampliação do porto de Santana e a pavimentação de 326 km da rodovia BR-156.

Em Tocantins: construção de aproximadamente 785 km da Ferrovia Norte-Sul entre Talismã e Aguiarnópolis, melhorias na hidrovia Araguaia-Tocantins – abrangendo dragagem, derrocamento, sinalização e balizamento do canal navegável, construção da eclusa de Lajeado, construção e ampliação de terminais intermodais para processamento de carga e implantação de faixas adicionais em trechos da rodovia BR-153.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) está realizando o seminário do Plano CNT de Logística em todas as regiões. Além da Região Norte, no dia 27 de março aconteceu o encontro da Região Centro-Oeste. Os próximos seminários serão os das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

Confira aqui os investimentos mínimos necessários por estado para a Região Norte

http://www.cnt.org.br/informacoes/noticia.asp?cod=15828
http://netmarinha.uol.com.br/noticias.asp?Id=15006
See less See more
1 - 5 of 5 Posts
35 bilhões.......Isso seria realmente o mínimo p/ se criar uma infra - estrutura descente na região. Espero que com o aumento da participação e importancia da região na economia brasileira, isso se traduza em mais recursos p/ esses fins e em outros principalmente de ordem social!
Só não entendo essa lentidão do governo p/ criar projetos e infra estrutura para exploração dos recursos minerais de Rorraima, a longo prazo seria muito, muito rentável e sem contar que fortaleceriam e consolidariam a presença do estado brasileiro na região.
Pondo fim a instabilidade que se vem observado na região!
^^ realmente... eu so não conheço o caso de Roraima... como tbm não entendi mt bem essa "instabilidade" a que vc se refere...

Enfim... so sei que me empolguei com a proposta de ampliação do aeroporto... mesmo ele sendo novinho, devemos considerara que serão investidos na cidade, simplismente 6, 7, 8 vezes(não se sabe ao certo) ou mais, do que é hoje o PIB da cidade... isso é MUITA coisa, nada mais coerente do que um bom aeroporto com uma capacidade maior!!!!!!
* Pelo menos ja se fala oficialmente em uma ampliação do Jorge Teixeira... quero que saia logo um projeto :D
* Tbm me empolguei com os projtos na hidrovia do madeira e no porto! =x
^^ realmente... eu so não conheço o caso de Roraima... como tbm não entendi mt bem essa "instabilidade" a que vc se refere...
^^
Qdo me referi a instabilidade da região foi relação a essas brigas de indios e fazendeiros, a ação de ONGs falsas na região, a ameaça de paises vizinhos diante da riqueza mineral da região!
^^ ahn to ligado!!

Mas não acho que o desenvolvimento dependa do fim desta instabilidade na região... ajudaria bastante tbm :yes:
Pra ser bem sincero acho que sempre vai ter o do contra e os cabeçudos que querem atrapalhar!! ¬¬
A região so precisa estar preparada pra estes incidentes!!!!
1 - 5 of 5 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.