SkyscraperCity banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Registered
1,797 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Bem-vindos à Twilight Zone do Fórum Português...

Alguém me diz o que aconteceu ao país que fica entre Mafra e Caldas da Rainha?

:nuts:

Ainda ninguém conseguiu enquadrar o Far-Oeste no nosso regionalizado fórum...

Sugestões aceitam-se... Sul, Centro ou AML?

OK, reparei que o Centro está dividido por distritos para abarcar a parte Norte da Estremadura, mas mesmo assim fica ali um vazio. Onde devem ficar as fotos e projectos de Torres Vedras, por exemplo?

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…esta classificação…

·
Banned
9,128 Posts
Como é logico é centro, alias é por essa zona que o Centro chama-se "centro" e não "Beiras".

Sim, faz parte da AML, tal como as ilhas selvagens.
:bash::bash::bash::bash::bash:

Ilhas Selvagen pertence a Região Autonoma da Madeira aqui no Skyscrapercity pertence a parte das ILhas

·
Registered
1,797 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
Como é logico é centro, alias é por essa zona que o Centro chama-se "centro" e não "Beiras".

Sim, faz parte da AML, tal como as ilhas selvagens.
Dou-te aqui mais uma informação idónea por que o saber não ocupa espaço:

- é tanto "centro" que, na organização das comunicações, Torres Vedras sempre esteve nas listas telefónicas do Sul. E não é apenas um acaso.

Já estou a ver a malta de Torres enquadrada em Coimbra... :|

Faz tanto ou mais parte da AML, do que Póvoa de Varzim da AMP. Nem falando do «caso» Arouca.
Mas sem qualquer dúvida.

Enfim, quando as pessoas querem...
Bom, é melhor eu ficar calado.

·
Registered
7,086 Posts
Aquela zona de Torres Vedras/Mafra já é um pouco AML...Caldas da Rainha/Rio Maior não, estão como Santarém, portanto acho que se podiam enquadrar no sub-forum "Sul"...;)

·
Registered
52,552 Posts
havia cá um jovem Torrejano mas numca mais o vi, ainda fez 1 thread sobre torres Vedras creio eu :sly:

·
Registered
52,552 Posts
Torres Vedras na zona centro? :uh: tb já vi algo sobre o Cadaval na zona centro, são ambos na zona de Lisboa e Vale do Tejo...

·
Registered
1,797 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Torres Vedras ainda se encaixa bem na AML, agora Lourinhã, Cadaval... já nem por isso, mas no Centro também não ficam muito bem. São regiões de características muito Sul.

Acho que ainda vamos ter de criar uma nova região

Ribatejo e Oeste... mas se Torres Vedras ficar fora da AML, na prática Setúbal também mais depressa pertence ao Sul.

Quando elaboraram o Novo Plano de Listas Telefónicas Nacionais, sondaram a população de Setúbal, que foi clara em afirmar que se sentia mais ligada ao Sul, nomeadamente ao Alentejo, do que a Lisboa.

·
Registered
52,552 Posts
Setubal mais ligada ao sul k a Lisboa? :uh: devem ter sondado só os politicos locais :lol: o Cadaval e a Lourinhã são oficialmente parte do LVT e além disso são parte do distrito de Lisboa.

·
Whatever
45,866 Posts
finalmente alguém meteu o dedo na ferida!:lol: quando se fez a "regionalização" do fórum discutimos a questão destes municípios mas como raramente se fala deles deixámos a coisa andar...

mas concordo com o ricardo, no que respeita às listas telefónicas. acho que tudo abaixo das caldas devia entrar no sul.

·
Registered
1,797 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Setubal mais ligada ao sul k a Lisboa? :uh: devem ter sondado só os politicos locais :lol:
Népia, fizeram mesmo algumas sondagens e analisaram os destinos da chamadas inter-regionais e nacionais :yes:

o Cadaval e a Lourinhã são oficialmente parte do LVT e além disso são parte do distrito de Lisboa.
Só que a LVT é muito maior que a AML... e engloba Ribatejo e Oeste... então onde é que fica a Lourinhã e o Cadaval? :tongue2:

Segundo o novo NUTS II, o Oeste está no Centro... só que foi um (bom) truque para não ficarem sem QREN, porque as NUTS III de Lisboa e Setúbal faziam pesar a balança para o patamar da não atribuição de fundos a toda a região LVT.

·
Moderator
181,961 Posts
Em termos da regionalização fazia sentido então meter-se a zona Oeste no Sul...

Quais então os concelhos?

Óbidos tem uns 99 threads :lol:

Acho que só deverá ser do Bombarral para baixo.

·
Feliz 2020 ;)!
30,636 Posts
Mas nas novas NUTS II, a zona Oeste pertence ao Centro :lol:!
Só se a parte de Lisboa passasse a Lisboa e Vale do Tejo, seguindo-se assim as antigas NUTS II. Ficava o problema resolvido ;)!

·
Registered
52,552 Posts
eu por mim Lisboa e Vale do Tejo era só o concelho de Lisboa :| arrumava-se de 1 vez toda com o assunto :lol: queria lá saber das divisões distritais e por ai fora...

·
Banned
5,848 Posts
Dou-te aqui mais uma informação idónea por que o saber não ocupa espaço:

- é tanto "centro" que, na organização das comunicações, Torres Vedras sempre esteve nas listas telefónicas do Sul. E não é apenas um acaso.

Já estou a ver a malta de Torres enquadrada em Coimbra... :|

Faz tanto ou mais parte da AML, do que Póvoa de Varzim da AMP. Nem falando do «caso» Arouca.
Mas sem qualquer dúvida.

Enfim, quando as pessoas querem...
Bom, é melhor eu ficar calado.
Continuo a dizer que a meu ver e pelo que conheço daquilo, que nem é assim tanto, mas suficiente, e por sinal politicamente nem é AML. Não me parece que centro seja sinónimo de AMC, nem tampouco a relação dessa zona se possa-se comparar à Povoa-Porto, até porque se calhar a PVZ está mais perto do Porto e mais relacionada com o Porto, que essa zona com Lisboa, tem metro, faz parte do NUTS Grande Porto e é dos concelhos fundadores da propria AMP, e mesmo assim eu proprio ja questionei varias vezes a Povoa na AMP e vantagens e desvantagens disso, no entanto a tua comparação não tem logica.

Quanto a Arouca, parece ser um caso como esse. Mas Arouca toda a gente concorda que é um absurdo. É um concelho rural e com problemas dos concelhos do interior, despovoamento e tudo mais. O que apenas prova que o pais anda à deriva, está desorganizado territorialmente e quer continuar assim. Arouca diferente dos outros concelhos de interior é que tem dinamismo na exportação.

1 - 20 of 30 Posts