SkyscraperCity Forum banner

Regionais de Belo Horizonte, parte 1: Leste

54376 Views 65 Replies 32 Participants Last post by  Raphael1985
98
Aqui iniciarei uma série de threads mostrando vistas das nove regionais de Belo Horizonte, mostrando a cidade como ela é, com suas belezas e também
vergonhas - nada que outras cidades também não tenham.

Começo mostrando, entre outras coisas, dois bairros absolutamente desconhecidos do grande público, quase escondidos, que têm belos e inéditos
horizontes aqui para o fórum - pelo menos é o que eu acho.

Às margens da estrada velha para Nova Lima, existem dois bairros pitorescos, um já razoavelmente ocupado, o Jardim dos Pirineus, e outro quase
inteiramente vazio, a Cidade Jardim Taquaril - não confundir com o bairro Taquaril.

Pelo que percebi, o Jardim dos Pirineus experimentou um certo boom na construção civil, mas há muitas casas inacabadas no bairro, mesmo terrenos
à venda. Penso que deve ter havido uma certa desvalorização do bairro, até pela incompatibilidade de infra-estrutura com a dos bairros vizinhos, muito
mais humildes. Com isso, várias dessas casas e edificações foram vendidas mesmo sem se dar baixa na construção junto à PBH. Aliás, ter visto várias
placas com a anotação do RT da obra foi algo que me chamou a atenção, mas logo percebi a razão.

Assim, essas casas foram vendidas por preços bem abaixo do seu real valor, apesar de haver uma minoria de moradores com padrão de vida compatível
com as residências onde moram - estas sim, concluídas.

São bairros razoavelmente afastados do centro de BH, embora as divisas municipais na regional Leste sejam as mais próximas do centro da cidade.
E vejam vocês a vista dos lugares...

1. Visão geral do Jardim dos Pirineus

2

3

4. Casas no Jardim dos Pirineus:

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23. Escadaria de acesso à Estrada Velha

24. No Jardim dos Pirineus, às margens da Estrada Velha: Uma casa bem pujante...

25. ...uma empresa que aluga banheiros químicos...

26. ...algumas (supostas) casas-comércio...

27

28

29

30. ...até ruínas de construção!...

31. ...uma casinha até trilegal...

32. ...outra casinha trilegal...

33. ...uma editora gráfica...

34. ...e alguns comércios.

35. Serra do Curral desde o Jardim dos Pirineus – à direita, o Aglomerado da Serra. Mais embaixo, o sanatório do Hospital da Baleia

36. Serra do Curral desde o Jardim dos Pirineus, com as antenas de rádio

37. Jardim dos Pirineus visto do Taquaril

38. Bairro Jonas Veiga, de ocupação similar, visto do Jardim dos Pirineus

39. Estrada Velha para Nova Lima (Av. Country Clube de Belo Horizonte) no Jardim dos Pirineus, sentido Saudade

40

41. Entrada do bairro Cidade Jardim Taquaril. Estas estruturas denotam possível transformação em condomínio horizontal...

42. Casas na Cidade Jardim Taquaril

43

44

45

46

47

48

49

50

51
Hotel Château da Montanha

52. Vários bairros e lugares podem ser vistos da Cidade Jardim Taquaril. A Serra...

53. ...o Aglomerado da Serra (notem algumas unidades habitacionais do Vila Viva), o sanatório do Hospital da Baleia...

54. ...o Funcionários...

55. ...o Centro...

56. ...o Santa Tereza, a Floresta...

57. ...a Sagrada Família, o Independência...

58. ...o Pompéia, o Instituto Agronômico, o Jardim Botânico...

59. ...o Santa Inês, a Estação José Cândido da Silveira...

60. ...o Alto Vera Cruz, o São Geraldo, o Boa Vista...

61. ...o Taquaril e o Casa Branca.

62. Estrada Velha para Nova Lima, sentido Castanheiras

63

64. Belo Horizonte vista da Estrada Velha, já quase no bairro Castanheiras

65. Castanheiras (primeiro plano), General Carneiro – Sabará (segundo plano), Nossa Senhora de Fátima – Sabará (perto da pedreira)

66. Castanheiras

67. Estrada Velha para Nova Lima, sentido Saudade

68. Cemitério da Saudade

69. Alto Vera Cruz visto do Jonas Veiga

70. Taquaril visto do Jonas Veiga

71. Taquaril à noite, visto da Cidade Jardim Taquaril

72. Avenida Jequitinhonha, divide o Vera Cruz (à esquerda) e o Alto Vera Cruz (à direita)

73

74

75. Avenida Jequitinhonha com Rua Leopoldo Gomes

76. Centro Mineiro de Referência em Resíduos

77. Avenida dos Andradas

78

79

80

81. Hiperatacadista Apoio Mineiro

82. Viaduto do metrô e EFVM sobre a Avenida Silviano Brandão

83. Mosaicos sob o viaduto

84

85. Rua Conselheiro Rocha duplicada, sentido Sabará

86

87. Nova passarela da Estação Horto

88

89. Retorno da rua Conselheiro Rocha

90

91. Rua Conselheiro Rocha, sentido Silviano Brandão

92

93

94. Avenida Silviano Brandão

95. Região Leste vista da abertura do Estádio Independência

E agora três fotos panorâmicas de bônus!

96. Taquaril visto da Estrada Velha

97. Belo Horizonte vista da Cidade Jardim Taquaril, com o Jardim dos Pirineus em primeiro plano

98. Belo Horizonte vista do Jardim dos Pirineus
See less See more
1 - 20 of 66 Posts
Uma grande iniciativa, parabéns, ao final você mostrará BH como nunca antes aqui.
que legal esse thread, é sempre bom mostrar as partes menos favorecidas da nossa capital, mostrando que ela não é só feita de granito, mármore e vidro neh...
interessante notar que mesmo essas regiões são passíveis de uma boa urbanização, se notar nossas favelas não são tão densas como de outras capitais, são grandes mas as construções em geral são no máximo de dois pavimentos, e até que tem uma boa quantidade de árvores, como se observa na foto 60..
Muito legal! Sempre tive curiosidade de conhecer essa região. O Vale dos Pirineus parece ser um bom lugar pramorar, calmo e ao mesmo tempo perto da cidade. O problema é que fica perto de regiões não muito seguras de BH, e o acesso a outros locais é bem ruinzinho (já passou da hora da rua Niquelina virar Avenida Niquelina...)
Bruno, a foto 60 não é de favela não...
humm errei de foto a foto da favela é a 53, do aglomerado da serra....
e mesmo a 60 me parece muito uma favela, TEM A APARÊNCIA viu gente!!:eek:kay:
Muito legal! Sempre tive curiosidade de conhecer essa região. O Vale dos Pirineus parece ser um bom lugar pramorar, calmo e ao mesmo tempo perto da cidade. O problema é que fica perto de regiões não muito seguras de BH, e o acesso a outros locais é bem ruinzinho (já passou da hora da rua Niquelina virar Avenida Niquelina...)
A Niquelina já é mão única no sentido Centro. Quem vai para aquela parte Zona Leste usa o seguinte trajeto: Av. dos Andradas - Av. Alphonsus de Guimarães - Rua Fluorina. A partir da Fluorina com Niquelina esta vira rua Juramento e volta a ser mão dupla.

Ah, tanto a Niquelina quanto a Juramento foram recentemente recapeadas.
Boa ohomemcueca!!

como eu sempre digo, novos ângulos são sempre bem vindos!!
as fotos são suas?

Conheço um bastante dessa região. A conheço a parte daquela estrada e a vista que você postou dos tempos em que eu ia no Minas Country. Sócios do MTC que nunca foram lá estão perdendo. Falando na estrada, se não me engano, era a estrada para Sabará e não Nova Lima como você disse.

Ja a região do horto, taquaril, vera cruz e andradas lembro bem dos meus tempos de auto escola. Treinava sempre por aquelas bandas. A unica modificação que eu percebi foi a duplicação daquela rua principal no horto.

Quanto ao acesso à região não é dos melhores, porém, a andradas é uma avenida de 3 pistas que corta a região ao meio. A niquelina já estava saturada há muito tempo. Ainda bem que transformaram-na em mão única. O trânsito na parte proxima à contorno porém continua muito pesado. (umas 20 linhas de onibus). A avenida Silviano Brandão também está saturada, são 2 pistas apenas e passa por bairros com crescente verticalização. Além disso um mega plano de transito terá de ser feito quando os jogos de Cruzeiro e Atlético forem realizados no Independência reformado. A sorte é que há uma estação de metro bem proxima ao estadio.
Pelo menos na região não tem engarrafamentos monstro como na N. Sra. do Carmo e Rio Grande do Norte, Pedro II, Antonio Carlos...

Parabéns pela iniciativa :applause:

Qual a próxima regional??
See less See more
Nunca tinha ouvido falar desse bairro Jardim dos Pirineus e nem sabia que tinha mais de um Taquaril.. não conheço praticamente nda da Zona Leste.. gostei de várias casas do Jardim dos Pirineus, algumas me surpreenderam.. algumas com a calçada bem cuidada, com jardim.. a 49 parece um sítio.. e aquele hotel da 51?! alguém sabe que ele existe?
das fotos só conheço a Andradas e a Silviano Brandão.. já passei por aquela rua do horto tb.. só!
O thread tá mto bom! bem legal sua iniciativa de mostrar tds as regionais..
parabéns! :applause:
valeu! :eek:kay:
adorei esse thread e tirei uma duvida, ate que as favelas de BH sao arrumadinhas principalmente vendo a nivel de rua, se ver verde, pavimentacao e bom por sinal as casas no geral sao boas, se fossem pintadas ficariam muito legais, ficou perfeito esse thread lindao valew cara!!!!
adorei esse thread e tirei uma duvida, ate que as favelas de BH sao arrumadinhas principalmente vendo a nivel de rua, se ver verde, pavimentacao e bom por sinal as casas no geral sao boas, se fossem pintadas ficariam muito legais, ficou perfeito esse thread lindao valew cara!!!!
No caso do Taquaril, a diferença dela para as outras vilas da cidade é que ela foi oriunda de uma doação de terrenos na gestão do Sérgio Ferrara. Só as ruas principais são "normais", as ruelas são extremamente íngremes - mas ainda assim os terrenos são razoavelmente iguais.
Nunca tinha ouvido falar desse bairro Jardim dos Pirineus e nem sabia que tinha mais de um Taquaril.. não conheço praticamente nda da Zona Leste.. gostei de várias casas do Jardim dos Pirineus, algumas me surpreenderam.. algumas com a calçada bem cuidada, com jardim.. a 49 parece um sítio.. e aquele hotel da 51?! alguém sabe que ele existe?
das fotos só conheço a Andradas e a Silviano Brandão.. já passei por aquela rua do horto tb.. só!
O thread tá mto bom! bem legal sua iniciativa de mostrar tds as regionais..
parabéns! :applause:
valeu! :eek:kay:
Obrigado! Aviso que este post será abastecido com fotos de tempos em tempos, a regional Leste é grandinha. Mas vai demorar um pouco, não moro lá e minha câmera é emprestada :(
Boa ohomemcueca!!

como eu sempre digo, novos ângulos são sempre bem vindos!!
as fotos são suas?

Conheço um bastante dessa região. A conheço a parte daquela estrada e a vista que você postou dos tempos em que eu ia no Minas Country. Sócios do MTC que nunca foram lá estão perdendo. Falando na estrada, se não me engano, era a estrada para Sabará e não Nova Lima como você disse.

Ja a região do horto, taquaril, vera cruz e andradas lembro bem dos meus tempos de auto escola. Treinava sempre por aquelas bandas. A unica modificação que eu percebi foi a duplicação daquela rua principal no horto.

Quanto ao acesso à região não é dos melhores, porém, a andradas é uma avenida de 3 pistas que corta a região ao meio. A niquelina já estava saturada há muito tempo. Ainda bem que transformaram-na em mão única. O trânsito na parte proxima à contorno porém continua muito pesado. (umas 20 linhas de onibus). A avenida Silviano Brandão também está saturada, são 2 pistas apenas e passa por bairros com crescente verticalização. Além disso um mega plano de transito terá de ser feito quando os jogos de Cruzeiro e Atlético forem realizados no Independência reformado. A sorte é que há uma estação de metro bem proxima ao estadio.
Pelo menos na região não tem engarrafamentos monstro como na N. Sra. do Carmo e Rio Grande do Norte, Pedro II, Antonio Carlos...

Parabéns pela iniciativa :applause:

Qual a próxima regional??
Ainda não sei qual será a próxima regional, penso em fazer fotos aqui mesmo da Pampulha, onde moro. Obrigado pelos elogios!
Mto interessante, tive a impressao q o Jardim dos Pirineus eh o ultimo bairro de BH!!

Apesar de mtas casas ainda sem terminar, o q passa a impressao de pobreza e sujeira, o bairro eh formado por casas enormes e algumas mto boas.

Da pra notar q o desnivel eh forte pq nas laterais das ruas o asfalto foi arrancado pela enxurrada e deixou o calcamento de 'pes-de moleque' visivel.

Nao sabia q Sabara ja era conurbada com BHZ, ta mto colada ja.

Aquele hotel da 51 sera q tem clientes?? Se bem a vista da regiao eh espetacular, eu seria um cliente se pudesse, gosto mto de visoes pra cidade.

As panoramicas tao excelentes, cara como BHZ eh gigante!!!

Vc nao tirou panoramicas noturnas?? Seriam um prato cheio.:)

Mto bom o thread, me senti pelas ruas dos bairros perifericos de BHZ; ja to aguardando a proxima regiao.
See less See more
Bem, primeiro, parabéns e obrigado pelo thread. Mostra pedaços da cidade que a maioria nem sabe direito como é, nunca foi ou viu fotos. Minha sensação ao ver as fotos foi meio misturada. Algumas coisas me surpreenderam positivamente- o padrão de vida é relativamente bom, casas grandes, muito além do que a gente espera para esses lugares mostrados. As ruas são relativamente espaçosas e mesmo alguns bairros bem pobres, mostrados de cima, possuem alguma ordem e arborização - longe do ideal, mas já há uma "base" boa para trabalhar.

Por outro lado, o nível arquitetônico das casas é quase sempre triste, de chocar. É muito mau gosto, muito. E isso não tem nada a ver com pobreza ou simplicidade. Algumas das maiores casas mostradas que sao as piores. Telhados "suspensos", gradis toscos, colunas pré-fabricadas... Fiquei triste mesmo. Ver o tamanho dessa massa da cidade que precisa praticamente ser reconstruída é triste. (Se bem que, como falei, alguma "base" já está pronta).

Gostei muito da forma como a serra aparece nesses locais, enquanto na Zona Sul a urbanização está nos pés do paredão, aí dá para ver muito espaço, morros, gramados (agredidos por algumas favelas, no entanto)... Bem, é isso. Aqui em casa não abriram as fotos, mas falo pelo que lembro, vendo na GV.
See less See more
Mto bacana esse thread, não é a primeira vez que falo isso mas sou fã de fotos ao nível da rua, novos ângulos e tal, parece que a cidade mostra sua verdadeira cara, nada contra os belos threads com aéreas, panorâmicas, mas acho que não retratam tão bem a alma do lugar, seja ele belo ou não tão belo assim.
Parabéns mesmo!
A Niquelina já é mão única no sentido Centro. Quem vai para aquela parte Zona Leste usa o seguinte trajeto: Av. dos Andradas - Av. Alphonsus de Guimarães - Rua Fluorina. A partir da Fluorina com Niquelina esta vira rua Juramento e volta a ser mão dupla.

Ah, tanto a Niquelina quanto a Juramento foram recentemente recapeadas.
É, isso se você vai pro Pompéia, Vera Cruz. Se você for pro Santa Efigênia ou Paraíso é pior. Pra chegar na Av. Mem de Sá tem que pegar a Major Barbosa, Ten. Anastácio Moura e Euclásio. Todas são ruas estreitas.

Apesar de que o trânsito ali não é tão ruim assim. Tenho a impressão que a chegada no Centro é pior (Ruas Niquelina e Tenente Garro), mas não sei, já que nunca faço esse caminho.

Um lugar em que o trânsito me surpreendeu negativamente foi a entrada pros bairros São Geraldo e Boa Vista (nas minhas andanças por BH para achar o caminho com menos engarrafamento da minha casa pro trabalho. Sem sucesso até agora). Muita gente quer ir pra essa região! Achei que fosse ser mais calmo, mas tinha muito trânsito pra lá...

@leomarx: a Estrada é pra Nova Lima mesmo (pelo menos é o que diz o Google Maps)
Sinceramente eu já mexi até com coisas relacionadas a prefeitura onde eu utiliza listagens de bairros de toda a cidade pra fazer uns roteiros e mesmo assim eu NÃO conhecia o Jardim dos Pirineus. Nem de nome...

Bem legal o thread cara, até pra quem é de BH esses lugares como Jardim dos Pirineus e Jardim Taquaril são meio desconhecidos. Se você quiser ajuda pra fazer a regional oeste é só falar, tiro fotos de vários lugares se quiser. :D
@leomarx: a Estrada é pra Nova Lima mesmo (pelo menos é o que diz o Google Maps)
É sim! pesquisei um pouquinho aqui. Eu confundi porque ela passa no municipio de sabará, inclusive ela faz a divisa das duas cidades. Porém dessa estrada é possivel, também, chegar em Sabará.
Retirado do site da PBH:
"8.1- Processo 01.084570.02.24 - TELEMIG CELULAR S/A - ERB BH 138 - bAv. Country Clube de Belo Horizonte (Estrada Antiga para Nova Lima), 3700/Km 9 - Taquaril - Regional Leste - Relator(a): Flávia Mourão Parreira do Amaral - Remetido ao COMAM em 29/10/02"

Me desculpem
Interessante que tem um estilo meio Nova Lima, com as casas e um monte de mato em volta, o possível condomínio.

Tem um padrão até bom, as casas são grandes. Mas a não ser que mude radicalmente o entorno (ou o acesso), é um lugar que está fadado a ser atrativo apenas para uma elite bem regional (comerciantes bem sucedidos dos bairros em volta, dentista do bairro :D).

Talvez isso até explique um pouco esse tanto de casa com loja em baixo.

E dá para ver que arquitetos passaram loooonge do bairro. :D Uma ou outra casa se salva, é arrumadinha (10, 42, 48), mas a maioria é horrível, desconjuntada, esquisita.

O que até faz bastante sentido, pensando no que eu disse antes. Os proprietários são pessoas que cresceram nos bairros em volta, estão ambientados/acostumados com esse 'tipo' de casa.

Abrem uma venda, se dão bem, e constroem a mesma feiúra que os cerca, só que maior. E como podem fazer tudo isso sem precisar sair do bairro, acabam meio que se fechando nesse mundinho de casas horríveis.
See less See more
Aviso que este post será abastecido com fotos de tempos em tempos, a regional Leste é grandinha.
Abastecer post é um negócio que não dá muito certo, quase ninguém comenta. Se eu fosse você abria um tópico novo para cada leva de fotos.

Parte 1: Leste - parte 2 :D
1 - 20 of 66 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.