SkyscraperCity Forum banner

Qual o melhor mapa para as regioes no Continente?

  • 3) Mesmo que 2 mas com Santarém no Litoral Centro

    Votes: 0 0.0%
  • 4) 5 Regioes tendo em conta a agrupaçao dos distritos actuais

    Votes: 0 0.0%
  • 10) 7 regioes agrupadas segundo as suas nuts III (Viseu e Médio Tejo na Beira litoral)

    Votes: 0 0.0%
  • 13) 5 regioes - Lezíria do Tejo dividida entre Alentejo e Lisboa

    Votes: 0 0.0%
  • 14) 7 regioes - Proposta de 1998

    Votes: 0 0.0%
  • 16) 8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém em Lisboa

    Votes: 0 0.0%
  • 22) Sem opiniao/Nao quero responder

    Votes: 0 0.0%
1 - 12 of 12 Posts
Joined
·
5,899 Posts
Então? É regionalização, não é separação.
Não é mau de todo que se descentralize, uma vez que grande parte do desenvolvimento se situa principalmente nas duas AM's. Pode ser disto que o interior necessite para ganhar mais atratividade (não estou com isto a dizer que cada aldeiazeca deva ter aeroporto nem nada do género. Apenas que não me parece mal de todo que sejam feitos investimentos noutros territórios que não as AM's).
 
Joined
·
5,899 Posts
^^
Essas divisões são idênticas às das NUTSII (com a excepção de que aí a AMP é independente da região Norte, algo que eu até concordo). Não sei se ou a favor de um modelo desses, pelo menos em todos os aspetos. Talvez preferisse antes que se dividisse as beiras em Beira Litoral (com capital em Coimbra e que abrangeria também os distritos de Aveiro e Coimbra) e Beira Interior (com capital em Viseu e que abrangeria também os distritos da Guarda e Castelo Branco). Além disso, seria talvez também a favor da divisão da região Norte em Minho (capital Braga) e Trás-os-Montes (capital Vila Real).
 
Joined
·
5,899 Posts
Sou pela regionalização pelo facto de as regiões poderem desenvolver projectos sem depender continuamente de Lisboa, como ainda agora se viu com o bloqueio de fundos europeus por Lisboa ao Metro Mondego. E seria uma forma de obrigar a que os municípios trabalhem em conjunto em cada região. Uma região centro toda junta?? Já se saberia para onde iriam os recursos, sobretudo com a proximidade da zona de Aveiro ao Grande Porto, por exemplo.
Caso não tenhas reparado, Coimbra é maior, tem mais habitantes e dispõe de melhores condições do que Aveiro :lol:
Numa região Centro toda junta, o litoral seria sempre mais favorecido, quer seja Aveiro, Coimbra ou Leiria. Essa é a sina de Portugal, o desenvolvimento vai todo para o litoral. A única excepção é talvez o Alentejo (em que Évora é a maior cidade, é a capital e a que disponibiliza melhores condições).
 
Joined
·
5,899 Posts
A nível turístico, Aveiro tem um potencial imenso, da região centro talvez seja o distrito mais turístico (apesar de Leiria também o ser). As indústrias já lá estão há imenso tempo e só são uma mais valia para a região (entre Mealhada e Coimbra também não haviam umas indústrias?). Coimbra tem condições já quase ao nível das duas AM's (para mim, é a terceira cidade), tem grandes áreas habitacionais em redor do centro, tem um hospital 5*, tem uma certa centralidade a nível de transportes, sendo o epicentro das linhas ferroviárias e das carreiras de autocarros interurbanas da região centro, tem uma das melhores universidades do país, a nível de condições mete e meterá sempre Aveiro num bolso. Bem pior que Coimbra, na região centro, está Leiria...
 
Joined
·
5,899 Posts
A divisão do Norte e das Beiras em dois prendeu-se com o facto de se verificar uma grande heterogeneidade entre o litoral e o interior em cada uma destas regiões. No Alentejo tal disparidade não se verifica, tanto entre o litoral e o interior, como entre Beja e Évora. Os dois distritos são mais ou menos similares a nível de urbanismo, densidade demográfica, etc (pelo menos, a olho nu, é o que dá a entender). No Alentejo, a maior disparidade verifica-se, talvez, entre estes dois distritos e o de Portalegre. Contudo, acho que o distrito de Portalegre, por si só, é demasiado pequeno para formar uma região.
 
Joined
·
5,899 Posts
Daqui a pouco, a AMP deve apenas resumir-se a Porto, Matosinhos (excepto Lavra, Perafita e Santa Cruz, essas aldeias), sul da Maia, Valongo (excepto Campo e Sobrado, esses aglomerados de campos e indústrias), noroeste de Gondomar e norte de Gaia :lol:
 
Joined
·
5,899 Posts
Tal como já foi dito a antiga NUTS III Entre Douro e Vouga deve ficar junta (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra).
Esta NUTS III foi extinta e agora estão erradamente (minha opinião) integrados na AMP.


Os 3 municípios que referi formam um sistema urbano com grande interligação e que teria muito peso na Beira Litoral. Que amarra Vale de Cambra e Arouca.
No EDM (NUTS 2) e AMP (NUTS 3) serão um subúrbio afastado onde este sistema urbano nem é devidamente reconhecido.


A Feira tem grande ligação fronteiriça com Gaia. Mas de resto o sistema é muito independente do centro urbano da Aglomeração Metropolitana do Porto.
Concordo. Eu cá acho que são tão independentes que se podia formar uma AM com esses cinco concelhos :troll:
 
1 - 12 of 12 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top