Skyscraper City Forum banner

Qual o melhor mapa para as regioes no Continente?

• 3) Mesmo que 2 mas com Santarém no Litoral Centro

Votes: 0 0.0%
  • 4) 5 Regioes tendo em conta a agrupaçao dos distritos actuais

• 10) 7 regioes agrupadas segundo as suas nuts III (Viseu e Médio Tejo na Beira litoral)

• 13) 5 regioes - Lezíria do Tejo dividida entre Alentejo e Lisboa

• 14) 7 regioes - Proposta de 1998

• 16) 8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém em Lisboa

• 22) Sem opiniao/Nao quero responder

1 - 20 of 32 Posts

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Com base nos mapas introduzidos na discussao de "Concorda com a regionalizaçao?", passo a resumir as propostas discutidas para que sejam sujeitas aos vossos votos.

Podes votar em mais que uma opçao.

Cuidado ao votar! - verifica o número da proposta- algumas propostas nao tem mapa portanto o 4º mapa pode por exemplo ser a proposta 5.

Propostas:

1)
7 regioes com um litoral Norte que inclui Aveiro

2)
6 regioes- (Aveiro dividido entre Centro e Norte) TMAD com Beira interior

3)
Mesmo que 2 mas com Santarém no Litoral Centro

sem mapa

4)
5 Regioes tendo em conta a agrupaçao dos distritos actuais

5)
5 Regioes com Aveiro no Norte

6)
várias regioes pequenas equivalentes em área às actuais nuts III

7)
5 Regioes - NUTS II de 2002 (com Lisboa e Vale do Tejo juntas)

8 )
NUTS II actuais (Lisboa sem o Vale do Tejo)

9)
7 regioes - regioes "naturais"

10)
7 regioes agrupadas segundo as suas nuts III (Viseu e Médio Tejo na Beira litoral)

11)
7 regioes com Médio Tejo em Lisboa e Viseu na Beira Litoral

12)
7 regioes. Médio Tejo na Beira litoral e Viseu na Beira interior

13)
5 regioes - Lezíria do Tejo dividida entre Alentejo e Lisboa

14)
7 regioes - Proposta de 1998

15)
8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém no Alentejo

16)
8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém em Lisboa
mesmo que 15 mas movendo Santarém para Lisboa

sem mapa

17)
9 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Ribatejo separado de Alentejo e Lisboa
mesmo que 15 mas com uma regiao mais (Ribatejo)

sem mapa

18 )
Concordo com várias regioes e nao consigo decidir qual

19)
Concordo com a regionalizaçao, mas com nenhuma das propostas

20)
Nao concordo com a regionalizaçao mas sim aumento de competencias de orgaos locais actuais

21)
Viva o centralismo actual

22) antigas províncias

23) algum dos modelos do forumner WOLF

Wolf2009 said:

2-

2 -Oeste e Lezíria do Tejo

A azul escuro - TMAD

Rosa - Minho

Amarelo - Porto

Azul claro - Lisboa

Verde - Centro

24)
Sem opiniao/Nao quero responder

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #10 · (Edited)
Portogaia, falta o mapa de 11 regiões - similares às províncias históricas - que eu ando a defender à muito!
Já te madei os 3 mapas.
nao tenho forma de alterar a Poll. As Polls sao fechadas e posso alterar o texto da primeira mensagem, mas nao as opçoes a votar.

Se a moderaçao puder...

vi todos os mapas de "Concorda com a regionalizaçao " até Dezembro de 2010 e nao me lembro de ter vistos os vossos. :(

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Alterem o que quiserem, mas nao toquem as opçoes actuais pela gente que já votou.

Acrescentem

23) opçao do viriatus - manda mapa para o Barra se tens

24) 25) 26) opçoes do WOLF

Wolf2009 said:

2-

2 -Oeste e Lezíria do Tejo

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #46 ·
a moderaçao mudou a poll mas nao o texto que introduz o assunto

vou fazer o ajuste

Acho que se pode votar em vários porque podes estar de acordo com vários sendo indiferente se ganhasse um ou outro.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #47 ·
nao entendo o 22. Quem mudou a poll me explica a diferença desse para o 9 ????

antigas provinças sao as regioes naturais no 9. nao?

se nao passem mapa para introduzir.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #56 ·
^^^^faz um thread tu.

Achas que tive eu todo este trabalho durante o meu pouco tempo livre para ouvir um "que treta".

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #58 ·
durante a abertura de uma poll tu como usuario decides se queres que seja de votaçao em uma só opçao ou nao. A moderaçao só entrou neste caso porque uma vez feita a poll nao se pode mudar as opcçoes, nao pela definiçao de poder votar em mais que um... isso fui eu que decidi. Em qualquer caso como diz o Barra os mapas mais votados vao a uma segunda volta e aí se é o desejo da maioria que deixem a opçao de votar só em um. Neste caso achei que nao tinha lógica porque havia mapas muito semelhantes com pequenas diferenças entre eles, que tinham proposto alguns forumners, mas que para outros crearia ambiguidade de decisao e portanto votos dispersos.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #64 ·
mas nao entendo como queréis agrupar tudo em um numeral

exemplo:
uma mapa de 8 regioes pode ser um que separa o minho do douro litoral como pode ser um que separa lisboa do ribatejo ou beira interior de beira alta e baixa ou.......

Como votante, como posso diferenciar as diferentes opçoes em um mapa de 8 regioes se as propostas para "8 regioes" sao ou podem ser diversas.

EDIT:
ok acho que já entendi - querem fazer uma primera fase votando nos mapas propostos de 7 regioes, 8 regioes, 9, etc e depois uma segunda fase com um mapa ganhador por grupo.

Mas ainda assim nao concordo totalmente porque por exemplo podem encontrar muita gente de acordo com dois mapas de 8 regioes e quase ninguém com todos os mapas propostos de 7. No entanto um dos de 7 iria a final e um dos de 8 nao ainda que era "preferido". Isto pareceria eurovisao :)

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #66 ·
as propostas descabidas sao parte de uma avaliaçao subjectiva da tua parte.
O unico que fiz foi recolher TODOS os mapas que os forumners colocaram...

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #89 ·
A minha modesta e leiga opinião.

Em 98, e já aqui o disse, votei a favor dos mapas propostos e contra a regionalização. O meu voto contra prendeu-se única e exclusivamente com o facto de não saber para que serviriam essas regiões, e que, presumívelmente, estas iriam buscar competências aos municípios, o que só por si é contrário á ideia de descentralização, haveria sim uma aglomeração de competências a um nível superior aos municípios.

O tempo passa, as ideias alteram-se, e hoje provavelmente também votaria contra o mapa proposto em 1998. Sou totalmente e frontalmente contra a criação de tachos, tachinhos e eiras para os nossos políticos. No entanto, continuo mais próximo de um modelo federalista, oposto ao modelo administrativo previsto na CRP, por isso, hoje votaria num modelo minimalista, menos regiões, e regiões mais abrangentes.

Seriam estas:
- AMP, Distrito do Porto + Norte do Distrito de Aveiro;
- AML, Distrito de Lisboa + península de Setúbal;
- Norte, Distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real e possívelmente parte do distrito de Viseu, a sede administrativa em Braga;
- Centro, Distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, sul do Distrito de Aveiro, Sul do Distrito de Viseu e Norte do Distrito de Santarém, com sede administrativa em Coimbra;
- Sul, Distrito de Beja, Distrito de Évora, Sul dos Distritos de Setúbal e Santarém, com sede administrativa em Évora;
- Algarve, distrito de Faro, com sede administrativa em Faro.

Em caso algum defendo a transferência de competências do Estado Social previsto na CRP (Saúde, Educação, Segurança, planos rodoviário e feroviário, etc) defendo no entanto que estas regiões devessem assumir algum papel deliberativo oposto apenas a um modelo administrativo. Ou seja, seriam sempre regiões de estatuto inferior ás regiões autónomas até porque a integridade Nacional, acho eu, é um bem que temos e deve ser preservado.

Esta divisao tem muito mais lógica que a das provincias tradicionais, inventadas em uma época muito diferente da atual. Mas continuam a haver pessoas vinculadas aquilo que lhe ensinaram em geografia quando andavam na primaria, e usam esse argumento para criar limites às regioes propostas. Só alteraría uma das tuas propostas, já que acho que o norte de aveiro (e quizás com aveiro incluido) , porto, braga e viana de castelo devem estar em uma mesma regiao. As necessidades deste bocado de terra litoral é muito diferente das necessidades da zona interior de Vila Real e Bragança.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #94 ·
^^ 11 regioes?
Espanha tem 15 sem contar com as ilhas e cidades autónomas e tu queres por 11 em Portugal?. Quando vejo regioes do tamanho de um distrito deixo de ver-lhes sentido, para isso dá-se mais poder aos distritos e ponto (a única que faz sentido é Faro).
Até seria curioso ver os ACTUAIS suburbanos do Porto mudarem o nome para inter-regionais para ir a Ovar ou a Guimaraes.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #96 · (Edited)
^^

e que pretendes com a regionalizaçao, criar um aeroporto de Braga que distará menos de 50 km do Porto? Qual é o problema que o aeroporto do Porto sirva Braga?? Inclusive serve os galegos! É surrealista criar regioes do tamanho de AMs. Já o disse aquí. As AMs sao voláteis e aumentam cada x tempo, com o qual estarias sempre a mudar as fronteiras das regioes.
Quem vive em Portugal realmente parece ter muita dificuldade em entender o conceito de regiao... talvez por nunca terem vivido com elas. Ora bem, ou aprendem a diferenciar regioes dos outros níveis territoriais ou nunca chegaremos a nenhum consenso.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #104 ·
^^ e achas que a soluçao a isso é separar a regiao em dois? Talvez, mas eu espero que existam outras soluçoes.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #109 ·
vocês entendem, nesse contexto, Aveiro e Viseu como distritos ? Porque há muitos municipios de Viseu que sao regiao Norte, e muitos outros de Aveiro que incluso nao só sao norte como sao AMP.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #118 ·
....
....

eu acho que cada distrito devia dar duas ou três ou mais regioes.
O Marco de Canaveses é muito diferente da AMP, venha uma regiao para a AMP, outra para o Marco. Quem quer mais peixe?

1 - 20 of 32 Posts