SkyscraperCity Forum banner

Qual o melhor mapa para as regioes no Continente?

• 3) Mesmo que 2 mas com Santarém no Litoral Centro

Votes: 0 0.0%
  • 4) 5 Regioes tendo em conta a agrupaçao dos distritos actuais

• 10) 7 regioes agrupadas segundo as suas nuts III (Viseu e Médio Tejo na Beira litoral)

• 13) 5 regioes - Lezíria do Tejo dividida entre Alentejo e Lisboa

• 14) 7 regioes - Proposta de 1998

• 16) 8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém em Lisboa

• 22) Sem opiniao/Nao quero responder

181 - 200 of 215 Posts

·
Banned
1,673 Posts
Em Lisboa, Mafra também devia estar no Oeste... Mas e depois? São o que melhor acabam por traduzir a realidade "do territorio" e não uns mapas "fábulásticos" com umas fronteiras que de práticas têm muito pouco.

·
Registered
5,215 Posts
Então de acordo com os mapas que elaborei qual seria a solução?

1. Feira e SJM para Beira Litoral

2. Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis para EDM (e consequentemente Ovar?)

De resto, verificas alguma situação?
Tal como já foi dito a antiga NUTS III Entre Douro e Vouga deve ficar junta (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra).
Esta NUTS III foi extinta e agora estão erradamente (minha opinião) integrados na AMP.

Os 3 municípios que referi formam um sistema urbano com grande interligação e que teria muito peso na Beira Litoral. Que amarra Vale de Cambra e Arouca.
No EDM (NUTS 2) e AMP (NUTS 3) serão um subúrbio afastado onde este sistema urbano nem é devidamente reconhecido.

Se a distribuição em Portugal fosse justa deviam ficar na Beira Litoral.
Mas como não é, e favorece o Porto e Lisboa, muito provavelmente para os seus habitantes é melhor ficarem no EDM (NUTS 2) e na Área Metropolitana do Porto (NUTS 3), onde conseguirão maior investimento, muito do qual mal direcionado sempre numa perspertiva de fazerem funcionalmente parte da Aglomeração Metropolitana do Porto, o que não é verdade.

A Feira tem grande ligação fronteiriça com Gaia. Mas de resto o sistema é muito independente do centro urbano da Aglomeração Metropolitana do Porto.

·
Registered
5,215 Posts
O mapa das CIM acaba por ser o melhor para o país.
Aqui no norte litoral reflete claramente os interesses do lobi da AM Porto, e de uma forma clara procura dividir as sub-regiões em volta do Porto por forma a uniformizar o peso de cada, ao mesmo tempo que se vai expandido a área do Grande Porto, agora AM Porto.

No caso do Baixo Minho, divide mesmo o sistema funcional de Braga em dois, retirando Povoa de Lanhoso e Vieira do Minho da região de Braga.

Além disso no centro e bem já se colocou o nome das centralidades nas respetivas regiões, Região de Coimbra, Região de Aveiro, Região de Leiria. Aqui temos os nomes de rios quando Braga cidade até está na sua esmagadora maioria na bacia do Ave e não na do Cávado.

Falando do que eu mudaria no mapa das CIM em Braga, ou temos Baixo Minho com Famalicão e Guimarães, por motivos históricos.
Ou teremos que colocar Região de Braga no nome, nunca Cávado...
Eu defendendo os interesses de Braga, preferia ter Região de Braga com Povoa do Lanhoso e Vieira do Minho, do que ter Baixo Minho com Guimarães e a CIM não funcionar.

·
Registered
10,148 Posts
Defendo uma AMP que seja constituída só, e apenas só, pelo município do Porto para Braga se afirmar como a grande metrópole do Noroeste Peninsular! :troll:
Agora a sério, toca a juntar vilas que têm tantas ou menos ligações com Braga que Feira-SJM-Ol. Azeméis têm com o Porto!

5,899 Posts
Tal como já foi dito a antiga NUTS III Entre Douro e Vouga deve ficar junta (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra).
Esta NUTS III foi extinta e agora estão erradamente (minha opinião) integrados na AMP.

Os 3 municípios que referi formam um sistema urbano com grande interligação e que teria muito peso na Beira Litoral. Que amarra Vale de Cambra e Arouca.
No EDM (NUTS 2) e AMP (NUTS 3) serão um subúrbio afastado onde este sistema urbano nem é devidamente reconhecido.

A Feira tem grande ligação fronteiriça com Gaia. Mas de resto o sistema é muito independente do centro urbano da Aglomeração Metropolitana do Porto.
Concordo. Eu cá acho que são tão independentes que se podia formar uma AM com esses cinco concelhos :troll:

·
Registered
829 Posts
Ah desculpem se não me expressei claramente: eu estava a pedir o mapa que o Barragon usou como modelo para a "sua" reforma administrativa.

Em vez de ter já as subdivisões, só os concelhos.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #192 ·
Daqui a pouco, a AMP deve apenas resumir-se a Porto, Matosinhos (excepto Lavra, Perafita e Santa Cruz, essas aldeias), sul da Maia, Valongo (excepto Campo e Sobrado, esses aglomerados de campos e indústrias), noroeste de Gondomar e norte de Gaia :lol:
Mas falamos de regioes ou de AMs? pq uma coisa nao tem nada que ver com a outra.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #193 ·
Daqui a pouco, a AMP deve apenas resumir-se a Porto, Matosinhos (excepto Lavra, Perafita e Santa Cruz, essas aldeias), sul da Maia, Valongo (excepto Campo e Sobrado, esses aglomerados de campos e indústrias), noroeste de Gondomar e norte de Gaia :lol:
Exacto, dentro de nada esta gente quer que a AM seja Porto Gaia e Matosinhos, e o que agora é a AM seja a regiao do Porto, e nem sequer podemos chamar "Regiao do Porto" senao que teremos que batizar-la de "Regiao Entre o Minho e Beira Litoral" ou algo parecido.

Acho piada quando vejo a Regiao de Vale do Tejo ser chamada de "Lisboa" sem que ng se oponha.

·
UKuser
2,280 Posts
Este assunto da regionalização ficou em águas de bacalhau, mas mais tarde ou mais cedo deve vir novamente à baila. Então propunha que houvesse um debate sério e esclarecedor na sociedade portuguesa e que fosse de novo submetido a referendo. Se houvesse outro chumbo à regionalização por parte da população, então deveria ser feita uma revisão constitucional para extinguir as regiões administrativas (que na prática não existem) e arrumar de vez com este assunto. Assim até haveria espaço para as AM’s e as CIM’s alargarem as suas competências. Mas se a população se mostrasse favorável às regiões, então as AM’s e as CIM’s já não tinham razão de existência, nem as CCDRS.

Quanto aos melhores mapas, sou a favor das cinco regiões (que correspondem à área de actuação das CCDRS: Norte, Centro, LVT, Alentejo e Algarve), embora também concorde com o 2º mapa do Barragon!

Exacto, dentro de nada esta gente quer que a AM seja Porto Gaia e Matosinhos, e o que agora é a AM seja a regiao do Porto, e nem sequer podemos chamar "Regiao do Porto" senao que teremos que batizar-la de "Regiao Entre o Minho e Beira Litoral" ou algo parecido.

Acho piada quando vejo a Regiao de Vale do Tejo ser chamada de "Lisboa" sem que ng se oponha.
Em muitos países regionalizados, as AM’s são unidades “abstractas”, com limites indefinidos e sem estatutos oficiais. Em Portugal, agarrou-se muito a esta lógica de área metropolitana, a ponto de já ser vista em muitos casos como uma região.
A região chama-se Lisboa e Vale do Tejo, já para distinguir as diferentes partes do território, mas mesmo o Vale do Tejo está sob a órbita lisboeta, daí não me causar tanta estranheza a designação de Lisboa para essa região.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #197 ·
O problema é que essas regiões não se adaptam às necessidades de hoje em dia e dividem territórios com uma malha urbana partillada - repara como Lisboa é o centro da região que propões! No entanto o Porto fica cortado a sul. Nos dias de hoje a maior parte dos concelhos de Aveiro deveriam estar na mesma região que o Porto, no entanto essas velhas regiões tem um perspectiva de dezenas de anos atrás! Na minha opinião separar o Porto de Braga ou de Aveiro em regiões diferentes seria equivalente a separar Setúbal de Lisboa. Mas claro para um Lisboeta isso seria uma abominação.

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #199 ·
eu proponho um exercicio, mas nao será fácil. Tentem fazer um divisao em regioes comos se nunca tivessem visto nenhuma proposta anterior, como se nunca ninguém tivesse feito propostas, como se o que aprenderam na escola há 20 anos nao se tivesse ensinado.

181 - 200 of 215 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.