Tal como já foi dito a antiga NUTS III Entre Douro e Vouga deve ficar junta (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra).Então de acordo com os mapas que elaborei qual seria a solução?
1. Feira e SJM para Beira Litoral
2. Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis para EDM (e consequentemente Ovar?)
De resto, verificas alguma situação?
Aqui no norte litoral reflete claramente os interesses do lobi da AM Porto, e de uma forma clara procura dividir as sub-regiões em volta do Porto por forma a uniformizar o peso de cada, ao mesmo tempo que se vai expandido a área do Grande Porto, agora AM Porto.O mapa das CIM acaba por ser o melhor para o país.
Concordo. Eu cá acho que são tão independentes que se podia formar uma AM com esses cinco concelhos :troll:Tal como já foi dito a antiga NUTS III Entre Douro e Vouga deve ficar junta (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra).
Esta NUTS III foi extinta e agora estão erradamente (minha opinião) integrados na AMP.
Os 3 municípios que referi formam um sistema urbano com grande interligação e que teria muito peso na Beira Litoral. Que amarra Vale de Cambra e Arouca.
No EDM (NUTS 2) e AMP (NUTS 3) serão um subúrbio afastado onde este sistema urbano nem é devidamente reconhecido.
A Feira tem grande ligação fronteiriça com Gaia. Mas de resto o sistema é muito independente do centro urbano da Aglomeração Metropolitana do Porto.
Podes postar o mapa original que usaste para a tua proposta?Então apresentem soluções relativamente aos mapas que elaborei. O que sugerem?
sim e Setúbal devia ser Alentejo :bash: Esqueçam essas regioes da escolinha primária por favor.Sim, esses concelhos deveriam ser Beira Litoral![]()
Mas falamos de regioes ou de AMs? pq uma coisa nao tem nada que ver com a outra.Daqui a pouco, a AMP deve apenas resumir-se a Porto, Matosinhos (excepto Lavra, Perafita e Santa Cruz, essas aldeias), sul da Maia, Valongo (excepto Campo e Sobrado, esses aglomerados de campos e indústrias), noroeste de Gondomar e norte de Gaia :lol:
Exacto, dentro de nada esta gente quer que a AM seja Porto Gaia e Matosinhos, e o que agora é a AM seja a regiao do Porto, e nem sequer podemos chamar "Regiao do Porto" senao que teremos que batizar-la de "Regiao Entre o Minho e Beira Litoral" ou algo parecido.Daqui a pouco, a AMP deve apenas resumir-se a Porto, Matosinhos (excepto Lavra, Perafita e Santa Cruz, essas aldeias), sul da Maia, Valongo (excepto Campo e Sobrado, esses aglomerados de campos e indústrias), noroeste de Gondomar e norte de Gaia :lol:
Em muitos países regionalizados, as AM’s são unidades “abstractas”, com limites indefinidos e sem estatutos oficiais. Em Portugal, agarrou-se muito a esta lógica de área metropolitana, a ponto de já ser vista em muitos casos como uma região.Exacto, dentro de nada esta gente quer que a AM seja Porto Gaia e Matosinhos, e o que agora é a AM seja a regiao do Porto, e nem sequer podemos chamar "Regiao do Porto" senao que teremos que batizar-la de "Regiao Entre o Minho e Beira Litoral" ou algo parecido.
Acho piada quando vejo a Regiao de Vale do Tejo ser chamada de "Lisboa" sem que ng se oponha.
ja envioAh desculpem se não me expressei claramente: eu estava a pedir o mapa que o Barragon usou como modelo para a "sua" reforma administrativa.
Em vez de ter já as subdivisões, só os concelhos.
Mas qual é o problema?sim e Setúbal devia ser Alentejo :bash: Esqueçam essas regioes da escolinha primária por favor.![]()