Skyscraper City Forum banner

Qual o melhor mapa para as regioes no Continente?

• 3) Mesmo que 2 mas com Santarém no Litoral Centro

Votes: 0 0.0%
  • 4) 5 Regioes tendo em conta a agrupaçao dos distritos actuais

• 10) 7 regioes agrupadas segundo as suas nuts III (Viseu e Médio Tejo na Beira litoral)

• 13) 5 regioes - Lezíria do Tejo dividida entre Alentejo e Lisboa

• 14) 7 regioes - Proposta de 1998

• 16) 8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém em Lisboa

• 22) Sem opiniao/Nao quero responder

201 - 215 of 215 Posts

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #203 ·
"Naturalmente" influenciado. Se a tua proposta tem como base um mapa divisões que não só já existe senão que é de ensino primário, pois pouca reflexão foi feita para a elaboração da mesma. Continuo a dizer que esse mapa não é um mapa que se apresentaria nos dias de hoje com as cidades que temos e as suas sinergias atuais.

·
Registered
5,163 Posts
Defendo uma AMP que seja constituída só, e apenas só, pelo município do Porto para Braga se afirmar como a grande metrópole do Noroeste Peninsular! :troll:
Agora a sério, toca a juntar vilas que têm tantas ou menos ligações com Braga que Feira-SJM-Ol. Azeméis têm com o Porto!
Povoa de Lanhoso e Vieira do Minho têm muita ligação a Braga.

Concordo. Eu cá acho que são tão independentes que se podia formar uma AM com esses cinco concelhos :troll:
O Porto é a grande cidade do Norte Litoral, mas existem sistemas mais independentes, quando comparado com a zona de Lisboa.

Vejam por exemplo as proporções dos movimentos pendulares em 2011 com destino a Guimarães, Braga, Porto.

·
Registered
5,163 Posts
^^Os dados do Porto deviam ser juntados com os do resto dos municípios do Grande Porto (pelo menos os 6 centrais) ;)

Onde arranjaste esses mapas? :)
Esses seis são a Aglomeração Metropolitana do Porto, o termo utilizado no PROT-N.

Em estudos feitos na UP, os vários sistemas urbanos vêm sinalizados.

Apesar de não concordar com algumas delimitações, vem um conceito que entendo apropriado o da Conurbação Metropolitana do Porto. Porque apesar de ser claramente dominada pela AgM do Porto existem sistemas com bastante independência, para serem considerados meros subúrbios residenciais.

Os dados são do INE Censos 2011, os mapas fi-los eu! :)

Pelo que estive a ver nos dados, no centro e sul há muito movimento pendular, ao contrário do Norte Litoral onde os municípios são modo geral mais virados para dentro.

P.S Quando tiver tempo faço a soma dos 6 e coloco, vou fazer também a soma de Braga, Guimarães e Famalicão.

·
Registered
5,163 Posts
Eu agora vou parecer um pedinte de mapas, mas...

Karlussantos podes aqui postar esse mapa nacional com os nomes do municípios dentro de cada um? Se quiseres manda só um link para o imgur.:)
Este mapa é do SIG INE.
http://sig.ine.pt/viewer.htm

P.S. Basta seleccionar as opções que se pretendem e fazer print screen.

201 - 215 of 215 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.