Skyscraper City Forum banner

Qual o melhor mapa para as regioes no Continente?

• 3) Mesmo que 2 mas com Santarém no Litoral Centro

Votes: 0 0.0%
  • 4) 5 Regioes tendo em conta a agrupaçao dos distritos actuais

• 10) 7 regioes agrupadas segundo as suas nuts III (Viseu e Médio Tejo na Beira litoral)

• 13) 5 regioes - Lezíria do Tejo dividida entre Alentejo e Lisboa

• 14) 7 regioes - Proposta de 1998

• 16) 8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém em Lisboa

• 22) Sem opiniao/Nao quero responder

21 - 40 of 215 Posts

·
não sei. não sabe ninguém
2,085 Posts
pode se votar em mais que um?? mas isso nao faz nenhum sentido... devia se votar so num, senao em termos de percentagem fica tudo aldrabado... ja nao é um voto per personna... :S

·
2,085 Posts
se quiserem uma opiniao acho que se deveria discutir regiao a regiao. por exemplo porto e minho e aveiro e esse litoral todo: como deve ficar? eu acho que é muito claro que o minho nao se vai nem se deve separar do porto... ha uma ligacao de cp porto ate braga e guimaraes, e trofa e ST tem ligacoes com famalicao e vizela com felgueiras. ha uma relacao mais coesa do que com aveiro. aveiro é so o respectivo eixo litoral... alias nem sei se os concelhos sul da AMP lem ligacoes com aveiro?!?! agueda e albergaria acredito, agora os outros...

e quanto ao nome poderia ser porto e minho! assim ja tavamos todos contentes pronto!
o mesmo para lisboa: lisboa e ribatejo! ribatejo é uma regiao muito pequena senao A mais pequena e acho que deveria ter ligacoes a lisboa... que alias ja hoje tem... cartaxo, santarem entrocamento abrantes... ate as caldas acho!

·
Registered
2,774 Posts
se quiserem uma opiniao acho que se deveria discutir regiao a regiao. por exemplo porto e minho e aveiro e esse litoral todo: como deve ficar? eu acho que é muito claro que o minho nao se vai nem se deve separar do porto... ha uma ligacao de cp porto ate braga e guimaraes, e trofa e ST tem ligacoes com famalicao e vizela com felgueiras. ha uma relacao mais coesa do que com aveiro. aveiro é so o respectivo eixo litoral... alias nem sei se os concelhos sul da AMP lem ligacoes com aveiro?!?! agueda e albergaria acredito, agora os outros...

e quanto ao nome poderia ser porto e minho! assim ja tavamos todos contentes pronto!
o mesmo para lisboa: lisboa e ribatejo! ribatejo é uma regiao muito pequena senao A mais pequena e acho que deveria ter ligacoes a lisboa... que alias ja hoje tem... cartaxo, santarem entrocamento abrantes... ate as caldas acho!
Pois é isso mesmo.
Eu sou a favor das 7 regiões, mas cidades limítrofes podiam por exemplo ir a votos. O povo de Aveiro que se pronuncie!

·
2,085 Posts
exato o mesmo com viseu... litoral ou interior?? eu acho mais interior, mas.... começo a ponderar o outro lado tambem... viseu q decida

·
Registered
2,498 Posts
Quando estamos a discutir em termos macro, não podemos olhar para pormenor de fronteiras. A discussão do modelo nada tem a ver com limites. Isso passaria para a discussão técnica e seria feita numa segunda fase.

O modelo, que na minha opinião mais se se adequa é o 9, apesar de haver modelos similares.

Acho que as capitais deveriam ficar fora das principais cidades. Por exemplo no Entre-Douro-e-Minho poderia ser Viana do Castelo. O Alto Minho tem sido sempre esquecido, uma descentralização das capitais poderia atenua assimetrias.
Mais uma vez a definição de quais as capitais é uma discussão técnica, dei apenas um exemplo. A definição de que as capitas deveriam ser outras cidades já seria uma discussão de modelo (macro)

·
2,085 Posts
^^ kálati..... parva!!! :p

é um dos que eu estou indeciso confesso.... mas n vou votar em nenhum porque apesar de concordar com alguns no geral, ha concelhos limitrofes que estou ja contra....

·
2,085 Posts
AFINAL QUAL É O 22? que confusao

·
Registered
20,288 Posts
^^

É o meu preferido!:)

Minho
Douro Litoral
TMAD
Beira Alta
Beira Baixa
Beira Litoral
Estremadura
Ribatejo
Alto Alentejo
Baixo Alentejo
Algarve

·
2,085 Posts
^^ isso sao regioes a mais... sao regioes nao provincias.. o que é que a BA tem de tao diferente da BB e os alentejos.. é presico tar dividido???

entao se ja pode ter alteracoes ja gosto mais eheh tipo isto?:

·
2,085 Posts
eu fazia estes ajustes ^^ ao mapa do barra... o 7 acho

porto e minho
tras os montes e alto douro
beira litoral (ou costa de prata)
dao lafoes e beira interior
lisboa e ribatejo
alentejo
algarve

·
Registered
20,288 Posts
^^

Se é para ser a 7, esse é o melhor mapa!

Alterava apenas 6 municípios, Mondim de Basto e Ribeira de Pena, Ovar (enfim, sou ambivalente...), Mortágua, Ferreira do Zêzere e Bombarral. E também não discordo da escolha das capitais. Já nos nomes... Beira Litoral e Beira Alta e Baixa seriam os nomes justificados para o Centro.

·
Registered
20,288 Posts
Tbean:

isso sao regioes a mais... sao regioes nao provincias.. o que é que a BA tem de tao diferente da BB e os alentejos.. é presico tar dividido???
Províncias ou regiões, o nome é o que menos interessa... E a BA é diferente, sim senhor, da BB...

·
2,085 Posts
em que medida é que as B sao diferentes? uma tem serra outra nao?

·
Registered
20,288 Posts
^^

É um bocado mais que isso...:lol: Basta deslocares-te em Maio/Junho a uma e outra das províncias... e cheirares... cheirares...:)

·
Banned
2,465 Posts
^^

É um bocado mais que isso...:lol: Basta deslocares-te em Maio/Junho a uma e outra das províncias... e cheirares... cheirares...:)
:nuts:

·
Banned
5,203 Posts
^^

Se é para ser a 7, esse é o melhor mapa!

Alterava apenas 6 municípios, Mondim de Basto e Ribeira de Pena, Ovar (enfim, sou ambivalente...), Mortágua, Ferreira do Zêzere e Bombarral. E também não discordo da escolha das capitais. Já nos nomes... Beira Litoral e Beira Alta e Baixa seriam os nomes justificados para o Centro.
Num mapa a 7 regiões, se os municípios do interior do Distrito de Coimbra ficam na mesma região de Viseu - o qual não me oponho, mas estes têm muito mais relação com Coimbra - faz mais que sentido Mortágua ficar junto de Coimbra na mesma região.

Não sabia que o Miguel Sousa Tavares é contra a regionalização, pensei que fosse a favor lol

21 - 40 of 215 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.