O fundamental é retirar a AML e a AMP de qualquer outra região, qualquer uma destas desequilibra a região onde se inserir, e as ligações as estas estarão sempre asseguradas pois possuem os principais portos e aeroportos do país e os principais lóbis para qualquer investimento que se pretenda fazer.
E separar o interior do litoral, pela mesma ordem de razão, com exceção do Alentejo.
Parece-me bem implícito, que ao dizer que o Porto é que tem o Aeroporto e o Porto, que não estaria a defender um novo...^^
e que pretendes com a regionalizaçao, criar um aeroporto de Braga que distará menos de 50 km do Porto? Qual é o problema que o aeroporto do Porto sirva Braga?? Inclusive serve os galegos! É surrealista criar regioes do tamanho de AMs. Já o disse aquí. As AMs sao voláteis e aumentam cada x tempo, com o qual estarias sempre a mudar as fronteiras das regioes.
Quem vive em Portugal realmente parece ter muita dificuldade em entender o conceito de regiao... talvez por nunca terem vivido com elas. Ora bem, ou aprendem a diferenciar regioes dos outros níveis territoriais ou nunca chegaremos a nenhum consenso.
Acho que não se deve separar em Beira Alta e Baixa, mas ficar apenas Beira Interior.Alguém pode por um mapa do Modelo Antigo das Províncias?
Este é o melhor modelo: 11 Províncias/Regiões em Portugal Continental e 2 Regiões Autónomas (Açores e Madeira).
MODELO ANTIGO DAS PROVÍNCIAS
1. Minho (distritos: Braga e Viana do Castelo)
2. Trás-os-Montes (distritos: Bragança e Vila Real)
3. Douro Litoral (distrito: Porto)
4. Beira Alta (distritos: Viseu e Guarda)
5. Beira Litoral (distritos: Aveiro, Coimbra e Leiria)
6. Beira Baixa (distrito: Castelo Branco)
7. Ribatejo (distrito: Santarém)
8. Estremadura (distritos: Setúbal e Lisboa)
9. Alto Alentejo (distritos: Portalegre e Évora)
10. Baixo Alentejo (distrito: Beja)
11. Algarve (distrito: Faro) com Estatuto de Autonomia especial porque foi um Reino separado de Portugal
Regiões Ultramarinas:
12. Açores
13. Madeira
Pois eu defendo regiões com peso sufeciente para poderem fazer frente a Lisboa e porto. Sejamos realistas, no actual modelo tanto Lisboa como o Porto já monopolizam grande parte do investimente, tendo mais habitantes logo, óbviamente merecem mais investimento, no entanto, temos (tivemos) anos em que o investimento realisado no Porto e em Lisboa não é sequer proporcional ao montante da contribuição dos habitantes locais quanto mais á população. Foi por isso que pus Lisboa e Porto sozinhos a um canto. Defendo regiões com população sufeciente para fazerem frente a estes dois monstros. Do ponto de vista probalístico, parece-me mais provável que o interior receba mais verba estando associado a Coimbra do que estando sozinha, da mesma forma que tanto Lisboa e Porto, provávelmente receberiam apenas os montantes de investimento devidos.Esta divisao tem muito mais lógica que a das provincias tradicionais, inventadas em uma época muito diferente da atual. Mas continuam a haver pessoas vinculadas aquilo que lhe ensinaram em geografia quando andavam na primaria, e usam esse argumento para criar limites às regioes propostas. Só alteraría uma das tuas propostas, já que acho que o norte de aveiro (e quizás com aveiro incluido) , porto, braga e viana de castelo devem estar em uma mesma regiao. As necessidades deste bocado de terra litoral é muito diferente das necessidades da zona interior de Vila Real e Bragança.
Posso quase afirmar que Vila de Rei, quase de certeza não desejaria continuar ligada ao interiorO mais adequado para o país será algo entre isto:
![]()
Ílhavo e Vagos e parte de Oliveira do Bairro(Oiã) são Aveiro para todos os efeitos, excluindo eventualmente os agrícolas.^^
E muita em Oliveira do Bairro. E alguma coisa na Mealhada. Além de Ílhavo e Vagos, e mesmo Mira, embora algo laterais. E Albergaria a norte e Tondela a este. E...
Se achas que Aveiro e os concelhos do baixo Vouga com a excepção da Anadia, entre ficar ligada a Coimbra ou ao Porto, não prefere o Porto é sinal de muito desconhecimento teu.Sim, Coimbra + Aveiro + Leiria na BL e CB + Guarda + Viseu na BI.
Bom se é para ter micro-regiões deem-me a beira-alentejo (nome sobre o qual alguns autores designam o sul da Beira-Baixa) + o Distrito de Portalegre... JÁ.A divisão do Norte e das Beiras em dois prendeu-se com o facto de se verificar uma grande heterogeneidade entre o litoral e o interior em cada uma destas regiões. No Alentejo tal disparidade não se verifica, tanto entre o litoral e o interior, como entre Beja e Évora. Os dois distritos são mais ou menos similares a nível de urbanismo, densidade demográfica, etc (pelo menos, a olho nu, é o que dá a entender). No Alentejo, a maior disparidade verifica-se, talvez, entre estes dois distritos e o de Portalegre. Contudo, acho que o distrito de Portalegre, por si só, é demasiado pequeno para formar uma região.