SkyscraperCity Forum banner

Qual o melhor mapa para as regioes no Continente?

  • 3) Mesmo que 2 mas com Santarém no Litoral Centro

    Votes: 0 0.0%
  • 4) 5 Regioes tendo em conta a agrupaçao dos distritos actuais

    Votes: 0 0.0%
  • 10) 7 regioes agrupadas segundo as suas nuts III (Viseu e Médio Tejo na Beira litoral)

    Votes: 0 0.0%
  • 13) 5 regioes - Lezíria do Tejo dividida entre Alentejo e Lisboa

    Votes: 0 0.0%
  • 14) 7 regioes - Proposta de 1998

    Votes: 0 0.0%
  • 16) 8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém em Lisboa

    Votes: 0 0.0%
  • 22) Sem opiniao/Nao quero responder

    Votes: 0 0.0%
121 - 140 of 215 Posts

·
Registered
Joined
·
2,699 Posts
Discussion Starter · #121 ·
em termos de expansão Portugal em 3 Partes significaria isto: (obviamente nao concordo com regiões feitas assim), mas quero com isto dizer que temos a ideia que Aveiro é Centro só porque o Norte foi deixado coxo nas aulinhas da primaria.

 

·
Registered
Joined
·
20,311 Posts
^^

E...? Já agora poderias medir não pelo distância mas pela população. Haveria algumas diferenças.

As pontas da régua também não estão correctas. Deveriam ser a média dos pontos da fronteira norte e a média dos pontos da fronteira sul.
 

·
Registered
Joined
·
2,699 Posts
Discussion Starter · #123 · (Edited)
era só para provar que a desculpa que Aveiro nao é norte porque está no Centro nao serve, e que a região seria muito extensa, também nao serve. Nao pretendia nada mais com este mapa.

Antes que a nuts II actual do Norte eu preferia ver uma nuts II com o noroeste (dando oficialidade a este região): Viana, Braga, Porto, Aveiro (retirando alguns concelhos do sul), Viseu (só Resende e Cinfaes -atualmente sub-região do Tâmega)
 

·
Registered
Joined
·
52,542 Posts
Bom se é para ter micro-regiões deem-me a beira-alentejo (nome sobre o qual alguns autores designam o sul da Beira-Baixa) + o Distrito de Portalegre... JÁ. :)

Afinal de contas já somos a mesma diocese :lol:
Benz'ó Deus :) andei ai á cata e não consigo achar um mapa das dioceses Tuguesas, alguém tem por ai? não serve concerteza para o efeito mas seria interessante ver como se projecta a divisão neste tipo de mapa.
 

·
Registered
Joined
·
2,699 Posts
Discussion Starter · #126 ·

·
Registered
Joined
·
16,984 Posts
Benz'ó Deus :) andei ai á cata e não consigo achar um mapa das dioceses Tuguesas, alguém tem por ai? não serve concerteza para o efeito mas seria interessante ver como se projecta a divisão neste tipo de mapa.
Mapa da Diocese do Porto


Fonte: http://www.diocese-porto.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1932



Mapa da Diocese de Portalegre-Castelo Branco


Fonte: http://noticiasdecastelodevide.blogspot.pt/2014/03/bispo-d-antonino-dias-fez-publicar-os.html



Mapa da Diocese de Viseu


Fonte: http://www.diocesedeviseu.pt/site/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=3


Mapa da Diocese de Aveiro

Ver Aqui
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts

·
Registered
Joined
·
16,984 Posts
Acho que a Póvoa não faz parte, o que é um bocado esquisito, visto que pertence ao distrito e a AMP.:nuts:
O Rio Ave demarca o limite norte da Diocese do Porto, por outras palavras, a Paróquia de Vila do Conde (cidade) já está englobada na Diocese de Braga!!


A Diocese a sul de Vila Real é a Diocese de Lamego?
É, que vai até Vila Nova de Foz Côa!!
 

·
Registered
Joined
·
2,536 Posts
reza a lenda que o 1º Bispo de Braga foi nomeado por Santiago no monte de Rates. Mesmo historicamente não seja realmente assim, estamos a falar de 2000 anos de historia. Faz todo o sentido a Póvoa do Varzim pertencer à diocese de Braga.
 

·
Registered
Joined
·
5,211 Posts
Não é nada comparada à de Évora e a de Beja.
Acho que a Póvoa não faz parte, o que é um bocado esquisito, visto que pertence ao distrito e a AMP.:nuts:
É esquisito porque as pessoas vêm tudo com os olhos de hoje! Os distritos são posteriores às dioceses, na formação dos Distritos "roubaram concelhos e freguesias" a Braga! :eek:hno:
Até à reforma liberal Braga tinha grande peso político, por causa do poder religioso que possuía. Braga foi durante séculos a capital da província do Entre Douro e Minho, hoje em dia só lhe chamam capital do Minho, todos sabemos porquê! :eek:hno:
O Porto era a maior cidade contudo a capital era Braga.

Com a derrota de D. Miguel apoiado pela Igreja Catolica, o poder religioso sofre um duro golpe e as ordens religiosas são extintas, o que levaria à destruição de valioso património.
Mas continuando com a reforma liberal, criaram-se então em 1835 os Distritos que substituíram as Províncias com séculos de história. Estes distritos basearam-se em parte nos territórios das dioceses.
Contudo, na zona de Braga, como Braga tinha sido uma das grandes derrotadas, ao criarem-se os Distritos, a diocese do Porto "roubou território" à diocese de Braga e ainda criaram dois Distritos novos dentro da Diocese de Braga. O Distrito de Vila Real que depois acaba por levar em 1922 à formação da Diocese de Vila Real. E o Distrito de Viana do Castelo, que acaba por levar à formação da Diocese de Viana do Castelo em 1977. Agora com as novas NUTS III ainda roubaram mais território a Braga, já nem Povoa de Lanhoso nem Vieira do Minho estão com Braga. :nuts: :nuts: Usaram as Bacias Hidrográficas como referência, mas nem por isso Montalegre ficou no Cávado... Já Braga que tal como Povoa e Vieira está mais na do Ave, ficou no Cávado... Mais uns séculos e a Diocese de Braga e a região de Braga, ficam reduzidas ao município, com sorte! :lol:

Já agora, por muito que desde 1835 passando pelo Estado Novo e pela Democracia, se tenha tentado apagar a importância do papel da Igreja em Portugal, a verdade é que a Arquidiocese de Braga, restaurada em 1070, deu origem a Portugal. Foi também a única Arquidiocese em Portugal até 1394, altura em que se elevou a diocese de Lisboa, que era sufragânea da de Braga, a Arquidiocese. Depois em 1540 surgiu a Arquidiocese de Évora.
Em termos de importância até 1716 a Arquidiocese de Braga "Primaz das Espanhas" era a mais importante, tendo perdido esse título para Lisboa com a elevação do Arcebispo de Lisboa a Cardeal Patriarca. Contudo essa perda de importância notou-se a partir de 1550 quando os Arcebispos deixaram de passar primeiro por Lisboa para virem para Braga e passaram a fazer o caminho inverso.

Atualmente, a Arquidiocese de Braga ainda é a maior de Portugal, com cerca de 5.000.000 nas suas Dioceses sufragâneas.

P.S. Pronto de um feijão aproveitei para contar uma história esquecida de muitos! :lol: :lol:
 
121 - 140 of 215 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top