SkyscraperCity Forum banner

Qual o melhor mapa para as regioes no Continente?

• 3) Mesmo que 2 mas com Santarém no Litoral Centro

Votes: 0 0.0%
  • 4) 5 Regioes tendo em conta a agrupaçao dos distritos actuais

• 10) 7 regioes agrupadas segundo as suas nuts III (Viseu e Médio Tejo na Beira litoral)

• 13) 5 regioes - Lezíria do Tejo dividida entre Alentejo e Lisboa

• 14) 7 regioes - Proposta de 1998

• 16) 8 regioes - Minho e Douro Litoral separados - Santarém em Lisboa

• 22) Sem opiniao/Nao quero responder

141 - 160 of 215 Posts

·
Registered
666 Posts
Embora me pareça que possa ter dimensão suficiente para uma região administrativa, a Diocese Portalegre-Castelo Branco é em si uma salada russa. Olhemos para a constituição das comunidades intermunicipais, onde houve um jogo do empurra, chegou-se a discutir algo do género da diocese, com CB no alto alentejo, mas embora alguns munícipios estivessem de acordo, houve outros (em especial Nisa) que foram frontalmente contra. Também se discutiu a integração de CB no médio tejo, e foi mais do mesmo, até finalmente se constituir a actual comunidade da beira Baixa Sul.

Eu pessoalmente não me importava de ver uma RA com esses limites, já é tempo de pelo menos haver uma estrada em perfil IC a ligar CB a Portalegre (Via Vila Velha de Ródão).

Fui eu que comecei a falar nas dioceses, fui eu que falei na Beira Alentejo, infelizmente esta Beira Alentejo é uma defenição de carácter geomorfológico e de flora/fauna, não é de todo um continum cultural, bom tirando Marvão e Castelo de Vide que aparentam estar mais próximos da cultura Beirã do que da Alentejana.

·
Registered
17,221 Posts

·
Registered
354 Posts
A melhor opção é mesmo:
Entre Douro e Minho
Trás os Montes e Alto Douro
Beira Interior (Viseu Guarda CBranco)
Beira Litoral (Aveiro Coimbra Leiria)
Lisboa e Vale do Tejo
Alentejo
Algarve
Açores
Madeira
Falta apenas a AM Porto separada da região Entre Douro e Minho.
2 Regiões Metropolitanas + 6 Regiões Administrativas + 2 Regiões Autónomas.

Mas já ficaria satisfeito com uma regionalização com base nas NUTS II...

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #146 ·
já falamos disto aquí mil vezes
as AM nao sao regioes. Para isso teria que se criar uma regiao metropolitana muito mais amplia às atuais. Como por exemplo acontece com a regiao-cidade de Berlim. Etc

As regioes devem ser estáveis, uma regiao que seja AM nao será estável, porque hoje Ovar nao é AM do Porto e dentro de 5 anos pode que o seja. Porque hoje Mafra é AM de Lisboa e dentro de 5 anos pode que nao o seja. Por favor nao confundamos cuecas com calças. Uma está coberta pela outra. ok? :) cumprimentos

·
Registered
354 Posts
já falamos disto aquí mil vezes
as AM nao sao regioes. Para isso teria que se criar uma regiao metropolitana muito mais amplia às atuais. Como por exemplo acontece com a regiao-cidade de Berlim. Etc

As regioes devem ser estáveis, uma regiao que seja AM nao será estável, porque hoje Ovar nao é AM do Porto e dentro de 5 anos pode que o seja. Porque hoje Mafra é AM de Lisboa e dentro de 5 anos pode que nao o seja. Por favor nao confundamos cuecas com calças. Uma está coberta pela outra. ok? :) cumprimentos
Esclarecido.

141 - 160 of 215 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.