Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 34 Posts

·
Registered
1,458 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Na tarde de domingo do dia 05 de dezembro de 2010 parte do acervo da Ferrovia Madeira-Mamoré foi entregue à população portovelhense pela Prefeitura Minicipal de Porto Velho. Trata-se da praça Madeira-Mamoré, que após um bom período de reforma finalmente está aberta à visitação, mesmo sem estar com tudo concluído.

A praça está de cara nova, bem mais confortável e convidativa, com um grande gramado, árvores e sem aqueles quiósques nada familiares, além da estação ferroviária (onde se vendia artesanato) ter sido toda reformada, entre muitos outros atrativos, como o maior deles (que dispensa qualquer obra humana) o rio Madeira.

Com a recuperação da praça o Museu da Madeira-Mamoré, que funciona dentro de um dos galpões recuperados, também voltou a funcionar, recebendo muitos visitantes nesse domingo, e mais, os passeios de barco aos poucos estão voltando à normalidade, com o percurso que saindo da praça até às obras da UHE de Santo Antônio.

A triste realidade é que toda essa beleza está com DIAS contados... sim, pois daqui a pouco tempo vândalos vão começar a depredar esse espaço recém reinaugurado, tendo em vista que a Prefeitura de Porto Velho não tem uma guarda municipal que vise coibir esse tipo de prática.

PS: o mais grave é saber que boa parte dos pixadores e destruidores dos espaços públicos do centro de Porto Velho são ESTUDANTES!

Acompanhe algumas fotos:

>>> Vídeo e Fotografias removidos.

·
R.I.P. Niki
15,221 Posts
Ficou bacana o thread, Saimon. Parabéns!

Eu estive lá com o Rondon nesse dia. Foi emocionante ouvir a maria fumaça apitando alto de novo. Mexeu com a auto estima da cidade.

Espero que a prefeitura mantenha esse espaço sempre limpo e bem cuidado. Mas principalmente, espero que a população faça sua parte.

·
SSC Brasil
3,774 Posts
Muito legal!

Reitero as palavras de cuidado do BR, tanto por parte da população quanto da Prefeitura. Já até ví uns papéis numa das primeiras fotos na brita no caminho da ferrovia....

Ainda não fui lá.. verei se vou neste próximo fds..

·
Registered
7,439 Posts
Caramba, quanta gente!

Legal a reforma desse símbolo de Rondônia e patrimônio histórico do Brasil. Que a população saiba agora usufruir do espaço e que seja dado prosseguimento ao trabalho e os turistas possam, futuramente, andar no trem, o que vai ser uma grande atração.

·
Norte do Brasil
62,091 Posts
Eu observei uma coisa: quando eu, o BR e a Thilindha fomos na inauguração, o galpão com as peças da EFMM estava fechado... a gente até pensava que nem haviam mexido dentro dele, mas vendo as fotos do Saimon, ele estava aberto para visitação mas acredito que depois fecharam.

Saimon, e você não tirou fotos do mirante que estão construindo lá na beira do rio, né? ninguém aparentemente aqui sabia daquela obra, foi surpreendente ver :D

·
Registered
1,458 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Pessoal! Como sempre vocês são muito gentis. Valeu mesmo pelos amistosos comentários, e concordo plenamente com todos, pois Porto Velho precisava ter parte desse grande acervo restaurado, ora, é a razão de existência dessa cidade.´

É com grande pezar que prevejo o início da depredação da praça nos próximos dias, sim, pois como disse a Prefeitura não tem Guarda Municipal, o que propcia a destruição de patrimônios da cidade por vândalos, e pasmem, a maioria são jovens estudantes das escolas do centro.

Vaçe salientar que segundo o site oficial da Prefeitura a reinauguração da praça foi notícia em Londres - UK por meio do site de notícias BBC. Acompanhe o link a seguir:

http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-11578463

"Até mais logo!"

Então Rondon, aquela obra a que vc se refere imagino que seja a do dec. Eu não fotografei lá porque ainda não estava concluído

1 - 20 of 34 Posts