Skyscraper City Forum banner
1 - 16 of 16 Posts

·
Registered
35 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Boa tarde.

Tenho um projecto entre mãos que consiste numa pequena aldeia no distrito de Castelo Branco (nem chega aos 10 habitantes, fora os habitantes sazonais)...
Não existe qualquer tipo de economia (além das habituais hortas para consumo pessoal), tendo apenas um rio onde já estão a fazer uma praia fluvial. É mesmo no "meio dos montes", e tem quase meia centena de casas (a maioria abandonada).

O projecto que tenho tem como finalidade a recuperação total da aldeia, e também a sua modernização, e organização de algo que possa ocupar as casas abandonadas, de modo a captar interesse das pessoas que por ali passam, mas onde não seja preciso ter pessoas (visto ser uma aldeia com apenas 10 habitantes, onde o mais novo deve estar nos seus 75 anos).

A aldeia deverá manter traços rurais, mas ganhar alguns traços modernos.

A ajuda que vos peço é a de me indicarem alguns projectos que possam ser similares e também, claro, se tiverem alguma ideia que partilhem ;)

Não se preocupem com os problemas monetários :lol:

·
Registered
35 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Bem vindo Filipe :eek:kay: Qual o nome dessa aldeia?

Sei dos exemplos da aldeia da Póvoa Dão (Silgueiros, Viseu) e das Pedralvas (Vila do Bispo)

Thread da Póvoa Dão:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=792370
Ai está, eu pedi autorização a quem me deu o projecto para pedir opiniões online porque acho que quanto mais pessoas diferentes derem opiniões, mais facilmente se atinge um bom produto final, e foi dificil obter essa autorização. Consegui, mas com a condição de não revelar a localização exacta...
Mas posso dizer que é entre Castelo Branco, Proença-a-Nova, Sertã, etc. É distrito de Castelo Branco.

Obrigado pelos links, vou visionar.

·
Moderator
184,852 Posts
é uma bela zona :yes: a aldeia tem que estar perto do IC8 ou da nova ligação Proença a Nova - Oleiros...

Será perto da praia de Froia? humm..

·
Registered
35 Posts
Discussion Starter · #6 ·
é uma bela zona :yes: a aldeia tem que estar perto do IC8 ou da nova ligação Proença a Nova - Oleiros...

Será perto da praia de Froia? humm..
Fica na zona fronteiriça do concelho de Oleiros com o de Castelo Branco ;)

·
Registered
35 Posts
Discussion Starter · #8 ·
remodelar estas casas cria emprego! ;)
e o bom disto é que há milhares delas por esse Portugal fora!!!

cumps
Mas dá muito trabalho!
Mas o Governo vai ajudar, e assim vamos poder ajudar a passar a crise...
É pana é esta ser a segunda vez que o projecto está en cima da mesa... Da primeira a Sr. Ministra das Finanças Ferreira Leite recusou qualquer tipo de ajuda...

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Sobre a modernização... eu cá ficaria pela recuperação da aldeia e pela manutenção dos aspectos característicos da terra, pois é para fugir da modernidade que as pessoas vão para aí em férias e tempos livres, além de atrair os forasteiros.
Mas é uma boa ideia!

·
Registered
35 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Sobre a modernização... eu cá ficaria pela recuperação da aldeia e pela manutenção dos aspectos característicos da terra, pois é para fugir da modernidade que as pessoas vão para aí em férias e tempos livres, além de atrair os forasteiros.
Mas é uma boa ideia!
Não penso assim, porque aquela aldeia é exactamente igual a centenas de outras... Precisa de algo que chame a atenção...

·
Registered
1 Posts
Boa tarde, Talvez esta resposta já venha tarde de mais... A Aldeis da Mata Pequena - perto de Mafra -- é um local com umas 10 casa que aos poucos foram adqueridas por o presente dono que as reconstruio, decorou e agora explora como um tipo de turismo rural. Sao LINDAS, confortaveis, agradaveis... O novo site da aldeia dá para ver como sao agora depois de arranjadas. Este senhor tambem tentou ao maximo manter os traços originais, tanto que nem se quer ve os fios electricos ou o frigurifico, por exemplo.

Aqui fica o Link.. http://www.aldeiadamatapequena.com/langPT/02casas/index.php

Atentamente,
Paula

·
Registered
1 Posts
Boa noite,
Gostaria de perguntar ao Epilif se este projecto sempre avançou, pois enquadra-se perfeitamente no meu projecto ideal e que infelizmente não posso concretizar.
Se avançou, gostaria de saber se há algum sítio onde possa ver a sua evolução.
Obrigado

1 - 16 of 16 Posts