Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 102 Posts

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Bem, os dados são do Censo 2000, mas de olho no Censo de 2010, baixou o espírito e a paciência do Yuri em mim, e fiz essa compilação de dados sobre os Bairros de Curitiba e Porto Alegre. Espero que no ano que vem, ou em 2011, eu possa ter a mesma paciência para fazer os dados atualizados e fazer uma comparação.

Eu gosto de números.:banana:

Eu juro que minha intenção era fazer das 10 maiores metrópoles, mas após vasculhar a internet e não encontrar mais dados de nenhuma outra cidade, desisti :nuts:.

O salário mínimo na época da pesquisa era de R$ 151,00 reais.

O Potencial-bairro, eu multipliquei a renda pelo número de domicílios e multipliquei novamente por 12, que é o número de meses.

Curitiba

Porto Alegre​

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Minhas observações:

-Os bairros ricos de Porto Alegre possuem uma renda maior que os bairros ricos de Curitiba.

-Os bairros pobres de Curitiba, são menos pobres que os bairros pobres de Porto Alegre.

·
Riopretense
5,941 Posts
Você teve muita paciência, FACTO.

Mas daí a se aproximar da do Yuri, já é outra história.:lol:

·
Tá Limpo!
2,888 Posts
hhahahah.. realmente baixou o Yuri no GUI!!!
hahahha

é bem perceptível esses dados, Curitiba é mais, hmm, não sei como dizer, tipo igualitária. Enquanto POA tem muita gente rica e muita gente pobre.

Gosto muito das duas cidades! As metrópoles da Vittária!

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #7 ·
hhahahah.. realmente baixou o Yuri no GUI!!!
hahahha

é bem perceptível esses dados, Curitiba é mais, hmm, não sei como dizer, tipo igualitária. Enquanto POA tem muita gente rica e muita gente pobre.

Gosto muito das duas cidades! As metrópoles da Vittária!
É isso que comprovam os dados, em Porto Alegre há mais concentração de renda do que em Curitiba.

As coisas podem ter mudado, mas é essa a conclusão que os dados nos fazem ter.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Morei um ano no Centro de CWB e dois anos na Vila Izabel. Gostei muito de morar na Vila Izabel, é um bairro bom e não é dos mais caros.

·
Registered
122 Posts
Mas pra fazer outro topico desse ach que soh là em 2012, porque atéééé eles fazerem toda a compilação dos dados, organizarem tudo e publicarem demora aì uns 2 anos.

Em todo caso, dos 11 ultimos bairros de Curitiba, 8 são praticamente rurais e situados nas zonas limitrofes da cidade (Lamenha Pequena; Cachoeira; Augusta; Campo de Santana; Ganchinho; Caximba; Riviera; São Miguel).

Os outros 3 no entanto (Cidade Industrial; Sítio Cercado; Tatuquara) são os mais populosos, mais aglomerados e com falta de urbanização da cidade.

Eu acho que desde 2000 muita coisa mudou qualitativamente, mas as posições devam permanecer as mesmas.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
É isso que comprovam os dados, em Porto Alegre há mais concentração de renda do que em Curitiba.

POA pode ter maior concentração em classes, mas em bairros muda muito!

Explico, em Curitiba há um núcleo de bairros de alta renda e o resto é de calsse média e baixa.

Em POA este núcleo é reduzido, pois os bairros de maior renda estão espalhados. Pela lista, nos primeiros percebemos que há bairros da Zona Central, Norte, Sul... Em POA há bairros bons por toda a cidade, enquanto em Curitiba eles são mais prõximos...

Outra coisa que percebi, é que os centros possuem rendas semelhantes. Algo bastante chocante para mim, pois no Centro de Curitiba há mais gente de maior renda morando do que no de POA, embora haja no Centro Histórico de POA moradores com alta renda. Cm certeza nos dados de 2010 o Centro de Curitiba terá uma renda muito maior, pois nesses 10 anos ele veio se qualificando.

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Um dos bairros mais pobres de POA, o Arquipélago, é um dos mais exóticos de todos os que foram postados, incluindo os de Curitiba. Ele compreende as ilhas do Guaíba, e possui vilas de moradores. Acho que as casas de luxo que existem ali não foram contabilizadas, pois muitas são casas de férias.

Outros bairros exóticos são Vila Assunção, Vila Conceição, Belém Novo e Centro Histórico, que ficam em penínsulas. Bairros como Tristeza, Ipanema e Lami possuem praias, algumas delas despoluídas.

·
NON FVCKOR FVCKO
3,418 Posts
Segundo a última pesquisa de pobreza do IBGE, pelo jeito a coisa mudou.

·
NON FVCKOR FVCKO
3,418 Posts
Outro dado interessante pra analisar essa tabela: mesmo com 400 mil hab. a menos, Porto Alegre tem 81 bairros e Curitiba 75.

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #14 ·
POA pode ter maior concentração em classes, mas em bairros muda muito!

Explico, em Curitiba há um núcleo de bairros de alta renda e o resto é de calsse média e baixa.

Em POA este núcleo é reduzido, pois os bairros de maior renda estão espalhados. Pela lista, nos primeiros percebemos que há bairros da Zona Central, Norte, Sul... Em POA há bairros bons por toda a cidade, enquanto em Curitiba eles são mais prõximos...

Outra coisa que percebi, é que os centros possuem rendas semelhantes. Algo bastante chocante para mim, pois no Centro de Curitiba há mais gente de maior renda morando do que no de POA, embora haja no Centro Histórico de POA moradores com alta renda. Cm certeza nos dados de 2010 o Centro de Curitiba terá uma renda muito maior, pois nesses 10 anos ele veio se qualificando.
É verdade isso que você tá falando, em Curitiba nos bairros do Norte, Centro, Leste e Oeste, existem classes misturadas, ao contrário da região Sul, mais populosa porém classe-média.

Existem números bem exóticos, e isso permite concluir que bairros se qualificaram com o passar dos anos como:

-Santa Felicidade
-Bom Retiro
-Santo Inácio
-Mossungue
-São Braz
-Campo Comprido

Esse e mais alguns, aparecem em posições baixas no ranking de Curitiba. Agora a realidade é bem diferente. Nem existia Ecoville em 2000.

·
Registered
18,253 Posts
Primeiramente, obrigado pelos elogios (ou seria uma crítica?) do Gui e do Greatlaker. :)

Gui, muito interessante esse thread! Perfeito para quem estiver afim de conhecer mais a fundo as duas metrópoles sulistas. É uma pena que eu não conheço Curitiba e Porto Alegre muito bem, então fiquei meio "boiando". Meus preferidos:

Batel -- 3.958 -- R$ 5.120,41 -- R$ 243.198.993
Moinhos de Vento -- 3.127 -- R$ 4.428,83 -- R$ 166.187.416,92
:)

Gosto também do Alto da XV, do Centro Cívico e da região do Bosque Alemão em Curitiba e em Porto Alegre, Bela Vista e Petrópolis também são bem interessantes.

·
Riopretense
5,941 Posts
Primeiramente, obrigado pelos elogios (ou seria uma crítica?) do Gui e do Greatlaker. :)

Gui, muito interessante esse thread! Perfeito para quem estiver afim de conhecer mais a fundo as duas metrópoles sulistas. É uma pena que eu não conheço Curitiba e Porto Alegre muito bem, então fiquei meio "boiando". Meus preferidos:

Gosto também do Alto da XV, do Centro Cívico e da região do Bosque Alemão em Curitiba e em Porto Alegre, Bela Vista e Petrópolis também são bem interessantes.
Elogio, com certeza:yes:

Eu é que não teria paciência para fazer todos aqueles levantamentos, e muito menos discernimento para organizar as cidades do país em várias RMs, RMEs e Eixos Metropolitanos.

·
Registered
2,724 Posts
Ainda que sejam as duas cidades grandes do sul, vejo-as tão diferentes em qualquer aspecto que fica difícil visualizar o que foi considerado. Porto Alegre é uma cidade que é metrópole desde a década de 60 e Curitiba, bem mais nova nesse quesito, ganhou esses ares já no final da década de 70. Curitiba é repleta de edifícios muito altos e Porto Alegre só os tem, bem antigos, no centro. Enfim, por semelhança, enquanto Porto Alegre é um meio tom entre Rosário e Montevideo, Curitiba remete a Campinas ou Goiânia, só que mais bem cuidada e fria que ambas.

·
#ELENÃO!
3,912 Posts

Tu não podes usar dados de renda por domicilio de bairros para comprovar concentração de renda, esses dados não levam a nenhuma conclusão pois dentro de bairros podem existir grandes diferenças de renda, principalmente nos mais populosos.

E toda análise pode ser interpretada de diferentes formas.

Olhando esses dados eu poderia afirmar que POA tem uma quantidade de miseráveis maior que Curitiba, mas ao mesmo tempo tem uma classe média também maior.

Se vc olhar os dados poderá ver que 42,77% dos domicilios de POA estão em bairros com renda maior que R$1500, já em Curitiba esse número é de 28,41%.

Em POA 58,81% dos domicilios estão em bairros com renda acima de R$1000, já em Curitiba esse número é de 52,88%.

Ou seja, analisando esses números poderiamos chegar a conclusão que existe uma quantidade maior de miseráveis em POA mas uma quantidade maior de pobres em Curitiba.

Mas como eu disse no começo desse post, é muito dificil analisar algo assim somente analisando os domicilios pela renda média dos bairros onde eles se encontram, existem diversas variáveis que devem ser incluídas.

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #19 ·

Claro que é um elogio Yuri, seus threads são bem interessantes e diferentes.

·
Registered
6,607 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Tu não podes usar dados de renda por domicilio de bairros para comprovar concentração de renda, esses dados não levam a nenhuma conclusão pois dentro de bairros podem existir grandes diferenças de renda, principalmente nos mais populosos.

E toda análise pode ser interpretada de diferentes formas.

Olhando esses dados eu poderia afirmar que POA tem uma quantidade de miseráveis maior que Curitiba, mas ao mesmo tempo tem uma classe média também maior.

Se vc olhar os dados poderá ver que 42,77% dos domicilios de POA estão em bairros com renda maior que R$1500, já em Curitiba esse número é de 28,41%.

Em POA 58,81% dos domicilios estão em bairros com renda acima de R$1000, já em Curitiba esse número é de 52,88%.

Ou seja, analisando esses números poderiamos chegar a conclusão que existe uma quantidade maior de miseráveis em POA mas uma quantidade maior de pobres em Curitiba.

Mas como eu disse no começo desse post, é muito dificil analisar algo assim somente analisando os domicilios pela renda média dos bairros onde eles se encontram, existem diversas variáveis que devem ser incluídas.
Muito interessante sua colocação, o que me fez repensar.

De fato, POA apresenta bairros ricos com maior renda que Curitiba.
De fato , POA apresenta maior número de domicílios com renda superior a R$ 1500 reais, mesmo tendo um número menor.
De fato, Curitiba apresenta uma classe média baixa menos pobre que em POA.
Na média geral, os bairros de POA tem uma renda superior a R$ 70 reais, eu acho uma diferença bem grande.

Com esses requisitos pesando para cada lado, fica difícil saber mesmo qual apresenta maior concentração de renda.

1 - 20 of 102 Posts