SkyscraperCity Forum banner

Reorganização dos museus em Lisboa, urgente!

14217 49
O que me pergunto é quando vai ser feita uma reorganização dos museus da cidade de Lisboa?, pq aqui ja falamos da necessidade de criar grandes museus em Portugal, e em especial em Lisboa que servissem como referencia internacional. O que eu acho é que existe patrimonio suficiente como para constituilos mas esse patrimonio esta disseminado por varios pequenos museus.
Vejo por exemplo a necessidade urgente de criar um Museu das Descobertas, já que se em algo se destaca o nosso pais historicamente é nesta area, existem numerosos monumentos e patrimonio arquitectonico que constatam essa realidade, mas nenhum espaço que reuna essa memoria e seja uma referencia a hora de traduzir esse passado. É curioso que o que devia ser exposto ai esta na actualidade espalhado por varios museus na cidade, museu da Marinha, Museu de Arte Antigo, Museu da Cidade e tenho a impressao de que tb pelo futuro Museu do Oriente entre outros.(nao apenas em Lisboa). Não é preciso dizer que unido ao museu poderiam ficar replicas de barcos que dotassem de um maior simbolismo e representatividade o espaço, falo da naus que ja existem, e ate da Fragata D.Fernando II e Glória que tb se poderia enquadrar no espaço.
Tambem existe o caso curioso de um Museu de Arte contemporaneo, vai ser criado um Museu de Arte Contemporânea em Lisboa para a colecção de Joe Berardo, mas chama a atenção de que ja existe o Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, alem do Museu de Arte Moderno e diversas colecçoes espalhadas por outros museus. Quantos museus de arte contemporanea se pretendem? não seria melhor ter todas essas colecçoes reunidas num só espaço mesmo pertençendo a diversos propietarios?
Ainda temos o caso de um Museu de Arte Antiga, ja existe um museu nacional com esse nome, mas há uma quantidade enorme de patriomonio espalhado por varios museus que se estivesse reunido formaria uma colecçao com muito mais valor do que como se encontra agora, espalhada por varios museus, muitas das vezes desconheçidos e que passam desapercibidos aos turistas sejam eles nacionais ou não. Exemplos sao o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Calouste Gulbenkian, etc.
Estes é um exemplo de tres museus referencia que podiam ser criados. É por isso que vejo urgente uma reorganizaçao e procurar novas localizaçoes cheias de simbolismo. Existe o problema de que muitas das obras e peças poderiam por logica estarem em varios museus, de ai tb a necessidade de pensar em priporidades e nessa reorganização.
Existiriam assim tres museus chave e depois uma serie de museu mais tematizados.
Vai ser criado agora ou pelo menos pretende-se criar um Museu pombalino, comcerteza que terao de vir obras e peças do museu da cidade e mais algum outro museu, ja poderia ser um inicio da mudança.
Há muito patrimonio que poderia ser aproveitado para fazer estes tres grandes museus, Museu Nacional de Arte Antiga, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu de Arte Moderno, Colecção de Joe Berardo, Museu da Marinha, Museu da cidade, Museo do Oriente, Museu dos Coches, Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, etc, etc. alem de mecenas nacionais que existem, e que poderiam expor as suas obras.
1 - 3 of 3 Posts
@Tekno. um museu de arte contemporaneo num edificio tipico lisboeta renovado, no Chiado, Baixa ou Alfama e com um design moderno no interior ja existe e é o Museu do Chiado. É por isso que proponho uma união espacial entre essas duas colecçoes e possivelmente enrriqueçida com obras expostas em outros museus lisboetas e nacionais.
Sera que é preciso mandar, pq os que tem o poder não tem olhos na cara nem pensam? :bash: (acho q sim)

O Museu das Descobertas apareceu num artigo da revista "Única" do Expresso, e que o Tekno aqui pos, mas alem de ahi nao encontrei mais nenhuma informação na internet sobre o assunto, por tanto, não sei se é um projecto real ou se apenas o desejo de alguem...:|
Barragon said:
Manda mail ao socrates.... :D
1 - 3 of 3 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.