SkyscraperCity Forum banner

Repartição de área no Grande Porto

3829 Views 47 Replies 9 Participants Last post by  Daniel_Portugal
dados de 1996
um bocado surpreendentes, pela dimensão humilde que o Porto tem, apesar de ser o mais urbanizado.

Superfície urbana
1- Vila Nova de Gaia 7.498
2- Gondomar 4.856
3- Póvoa de Varzim 3.710
4- Porto 3.598
5- Maia 3.248
6- Vila do Conde 3.102
7- Matosinhos 3.070
8- Valongo 2.266
9- Espinho 900

Superfície florestal
1- Gondomar 6.280
2- Vila do Conde 5.466
3- Vila Nova de Gaia 4.425
4- Valongo 2.600
5- Maia 2.261
6- Póvoa de Varzim 1.199
7- Matosinhos 692
8- Espinho 500
9- Porto 107

Superfície agrícola
1- Vila do Conde 6.363
2- Póvoa de Varzim 3.285
3- Vila Nova de Gaia 2.832
4- Maia 2.324
5- Matosinhos 1.757
7- Gondomar 1.685
7- Valongo 1.515
8- Espinho 742
9- Porto 461

1 - 20 of 48 Posts
eh normal que a superficie urbana do municipio do Porto nao seja muito grande face a outras, ja que o municipio eh mt mais pequeno. e essa tendencia vai ser cada vez mais discrepante, à medida que os restantes municipios forem sendo urbanizados.

de destacar é também que em 12 anos os municipios circundantes, e ate mesmo o proprio municipio do porto foram severamente urbanizados. nao me admira que neste momento 50 a 55 seja a superficie urbana.
fazendo as contas à área do grande porto, 817km2, podemos concluir que em 1996 a metrópole tinha 323km2 urbanizados.

se os meus calculos para 2008 estiverem correctos, hoje deverá estar entre os 420 a 460km2 urbanizados (na area do grande porto, nao AMP, mas isso tbm nao interessa, porque estou a referir-me ao core principal)

sinceramente o meu objectivo eh que a zona estritamente chamada grande porto, seja 100% urbanizada (excluindo os parques urbanos, jardins, e areas protegidas, rios, lagos, e uma ou outra superficie agricola de maior relevo).
isto está em quê? hectares?
está em percentagem face ao total de área. 817km2
não estou a falar contigo duhhhh!:lol:
^^ :| ganda lata....
lata...?:nuts: o que escreveste tem lá km2 e percentagens, é óbvio que me estava a referir aos valores postados pelo pedro...
e os valores postados pelo pedro, sao as PERCENTAGENS face ao total. eu percebi logo que te estavas a referir aos valores do pedro, e respondi-te em relaçao aos valores do pedro, nao em relaçao ao meu post, que foi muito explicito e que como tal nem surtiria kkr duvida.
a superficie urbana de gaia ocupa 7.498% da area total do grande porto.
desculpa mas então os dados do pedro estão mal representados, percentagens não se representam daquela forma.;)
Erraste Daniel, os dados do Pedro são em hectares. Se somares os do Porto caem que nem uma luva nos 40 e picos km2 que o Poro tem. Por outro lado se te deres ao trabalho de somar todos não chegas a 100,000 como deveria ser se fossem em percentagem. Quem sabe o total não dará 817,... ou por aí?:)
hmmmmmmmm provavelmente. deveriam entao ter metido em km2 que eh uma unidade muito mais rapida de assimilar.

1km2 sao 10 ectares? 100?

de kkr forma deve dar kkr coisa a começar por 817 sim. seria mais facil se à frente das unidades tivesse la a designação do que é. sinceramente a mim pareceu-me percentagens à primeira vista. ainda pensei em somar para ver se dava 100, mas achei irrelevante ja que dei mais ênfase à bolacha de baixo, onde aí sim tem explicitamente as percentagens.
sem comentários...:lol:
1 ha são 10 000 m2, é um quadrado de 100x100 metros.;)
39.5 % de area urbana no grande Porto acho-o muito pouco para ser considerada metrópole, o Porto mais bem é uma conjunçao de cidades medias com bastante superficie rural.
superfície de 39.5% de 817km2 dá 323km2 urbanizados.

isto há 12 anos, e como toda a gente sabe tem-se urbanizado muito.

se o porto com 323km2 urbanizados nao eh metropole, vigo com 15km2 urbanizados eh uma aldeia. e o porto já ta com mais de 400km2 urbanizados certamente. (e vigo tem AGORA, 15km2 urbanizados :lol: )

estás a falar da percentagem apenas, sem ter em conta a area sob estudo. vai lá ver a comunidad de madrid, e diz-me kta percentagem eh ocupada por casas. secalhar nem 5% ;) metes pena! tentas moldar tudo para o que te dá jeito, fazendo de nós parvos, coisa que certamente somos muito MENOS do que tu.
isto está em quê? hectares?
sim hectares, claro.

39.5 % de area urbana no grande Porto acho-o muito pouco para ser considerada metrópole, o Porto mais bem é uma conjunçao de cidades medias com bastante superficie rural.
Atenção que os dados são antigos, mas parecem ser os mais recentes... :lol: coisas do nosso portugl.

Logo é normal mesmo que tenha ultrapassado 50%, aqui pelo menos tem aumentado bastante, a cidade entre 2002 e 2012 planeia triplicar a área urbana da cidade e para lá está a caminhar a bom passo. Pelo que estás a ver, e convem lembrar do grande dinamismo que a Maia teve neste campo.

O Grande Porto tem apenas 3 áreas urbanas muito próximas uma das outras, apesar de existirem 9 concelhos.

mas a AMP cresceu bastante para sul, logo há mais outras, mas com o efeito arouca, penso que deverá ficar na mesma percentagem para a GAMP.

já o grande Porto deve ter ultrapassado os 50%, mas esperemos que nunca chegue aos 100, e existem pessoas a trabalhar para que não chegue aos 100:

http://campoaberto.pt/50espacos

Tb a Povoa, Vila do Conde e Matosinhos se juntaram para proteger a zona rural, nomeadamente para o sector leiteiro. Logo dá apra ver o que se está a passar
conheço algumas...:lol: e alguns desses espaços fui eu que os avaliei!;)
outra surpresa, foi Gondomar ter mais floresta, eu julgava que era Vila do Conde.
1 - 20 of 48 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.