SkyscraperCity banner

3701 - 3720 of 3891 Posts

·
Registered
5,996 Posts
Em Fortaleza eles plantam Carnaúbas na beira-mar. São palmeiras bonitas e aparentam ser resistentes. Deveriam experimentar aqui em Salvador.
Carnaúbas acho que seria uma boa. São Palmeiras naturais do clima tropical seco e de solo e condições pobres. Ocorrem muito entre o Ceará e Piauí.

E são bonitas.

·
Registered
244 Posts
Em Fortaleza eles plantam Carnaúbas na beira-mar. São palmeiras bonitas e aparentam ser resistentes. Deveriam experimentar aqui em Salvador.
Carnaúbas acho que seria uma boa. São Palmeiras naturais do clima tropical seco e de solo e condições pobres. Ocorrem muito entre o Ceará e Piauí. E são bonitas.
Já que vocês estão falando de palmeiras e falaram das carnaúbas, três tipos de palmeiras super resistentes e que podem ir muito bem na orla seriam as palmeiras canárias (Phoenix Canaeriensis), as tamareiras (Phoenix Dactylifera), e, sobretudo, as palmeiras washingtonias (Washingtonia Robusta e Washingtonia Filifera). Estas últimas, conhecidas também como palmeiras californianas e parecidas as carnaúbas, são super fortes, super resistentes (aliás as três o são porque crescem tanto em climas subtropicais, tropicais e semidesérticos e desérticos) e de um crescimento muito, muito rápido (atingem 15-30 metros). Ajudaria, sem lugar a dúvidas, no embelecimiento da orla e erradicar essa aridez/feiúra. Abririam a porta para depois poder plantar árvores de porte maior, as sempre lindas e majestuosas palmeiras imperiais e outras plantas, flores e arbustos.

Phoenix Canaeriensis
286065
286104
286145

Phoenix Dactylifera
286123
286126
286133

Washingtonia Robusta e Washingtonia Filifera
286158
286169
286182

·
.
128,961 Posts
Eu não sei se conseguiriam se adaptar ao clima tropical super úmido de Salvador. A palmeira das canárias é muito bem adaptado a climas subtropicais tanto oceânicos quanto Mediterrâneo.
Já as outras duas se desenvolvem bem em regiões de clima árido.

·
Registered
244 Posts
^^ @tonyssa, acredita que sim. Talvez a tamareira tenha um crescimento mais comprometido ou lento, mas a palmeira canária e, sobretudo, a washingtonia, com certeza. Eu plantei em um vaso três sementes de washingtonia que trouxe de Espanha e nasceram aos 17 dias e já têm 42 cm de comprimento. As duas tâmaras medjool que também plantei nasceram e estão desenvolvendo muito bem (serão anãs porque elas ficarão em vasos de 20 cm de profundidade). A washingtonia aliás tem um poder de dispersão grande, ela germina muito facilmente. Mas a melhor forma de comprová-lo é atuando. ;)

·
Registered
5,996 Posts
No trecho do metro entre a Estação Pernambués e Estação Imbuí a CCR plantou Washingtonias. Elas até pegaram bem, mas parecem que ficam afetadas depois de dias chuvosos. No verão elas se desenvolveram bem, devido a maior penetração de luz solar e menor umidade do ar.

Creio que elas ficarão no porte médio e perene, mas com vida.

·
.
128,961 Posts
^^ @tonyssa, acredita que sim. Talvez a tamareira tenha um crescimento mais comprometido ou lento, mas a palmeira canária e, sobretudo, a washingtonia, com certeza. Eu plantei em um vaso três sementes de washingtonia que trouxe de Espanha e nasceram aos 17 dias e já têm 42 cm de comprimento. As duas tâmaras medjool que também plantei nasceram e estão desenvolvendo muito bem (serão anãs porque elas ficarão em vasos de 20 cm de profundidade). A washingtonia aliás tem um poder de dispersão grande, ela germina muito facilmente. Mas a melhor forma de comprová-lo é atuando. ;)
^^
Eu sou apaixonado pela palmeira das Canárias, o tronco reto e limpo lembra colunas gregas e ficam lindas em alamedas!
Acho que poderíamos usar mais em Salvador o dendezeiro, também são belas palmeiras:

3701 - 3720 of 3891 Posts