SkyscraperCity Forum banner

Resende-RJ (Sul do estado do Rio de Janeiro)

12K views 29 replies 19 participants last post by  victor92 
#1 · (Edited)
Resende - RJ



View over the Bridge by Arthur Zopellaro, no Flickr

Resende é um município brasileiro localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. Possui uma população estimada em 124316 habitantes (IBGE/2014). Apresenta o terceiro maior PIB (em 2011) e o segundo melhor IDH entre os municípios da região do sul fluminense (em 2010), e o décimo quinto maior PIB e o quinto mais alto IDH entre os demais municípios do estado. O seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em 2010, de acordo com a PNUD, alcançou o patamar de 0.768.
Resende é um importante polo industrial, automotivo, metalúrgico, de energia nuclear, turístico e sede do segundo maior complexo militar do mundo e maior da América Latina a Academia Militar das Agulhas Negras, a única na formação de oficiais combatentes do exército no país, cuja área total é de 67 km². Resende tem importância nacional e é conhecida internacionalmente por abrigar a Fábrica de Combustível Nuclear, complexo das Indústrias Nucleares do Brasil, única capaz de promover o enriquecimento de urânio no país.

O clima de Resende é tropical de altitude, a temperatura média anual é de 21 °C, com mínimas de 12 °C graus, em julho e máxima de 30 °C, em janeiro. As maiores precipitações são no período de outubro a abril.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1961 a menor temperatura registrada em Resende foi de 1,4 °C em 1º de junho de 1979, e a maior atingiu 39,2 °C em 1º de março de 1977.[11] O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 146,8 mm em 3 de novembro de 1983.

Dados climatológicos para Resende

Temperatura máxima absoluta (°C)
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
38 38 39,2 36 33,4 32 34 36 38,4 38,7 38 37,6 39,2
Temperatura máxima média (°C)
30,3 30,9 29,8 27,6 25,9 24,8 24,9 26,5 27,2 27,7 28,8 29,1 27,8
Temperatura média (°C)
23,8 24,2 23,6 21,5 19,2 17,7 17,4 18,9 20,4 21,4 22,4 23,1 21,1
Temperatura mínima média (°C)
19,9 20 19,7 18 15 12,8 12 13,3 15,4 17,2 18,3 19,3 16,7
Temperatura mínima absoluta (°C)
13,6 14,1 13,7 8,5 4,7 1,4 3 5 8 10 9,8 12 1,4

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (normal climatológica de 1961-1990; recordes de temperatura a partir de 1961).

Resende-RJ

Serra da Mantiqueira (A Serra que chora)

Vista do imponente Pico das Agulhas Negras com os seus 2791 metros de altitude

Rays of light through the hills by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Bridges and hills by Otacílio Rodrigues, no Flickr[/QUOTE]

Red and green by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Not dark yet by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Vista a partir da Rodovia Presidente Dutra a altura de Resende: As altas montanhas da Serra da Mantiqueira, com seus picos que chegam até 2.790 metros de altitude, escondidos atras dessa forte e bela tempestade. Penedo/RJ

Tempestade by João Carlos Ebone, no Flickr

RFAGU_2K4 (461) by Rodney Fagundes dos Santos, no Flickr

Chalana by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Under the red sky by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Blue hills by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Hill and bridges by Otacílio Rodrigues, no Flickr[/IMG]

Trails by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Rain over the hills by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Urban lights by Otacílio Rodrigues, no Flickr

The fisherwomen by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Five seconds by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Down by the riverside by Otacílio Rodrigues, no Flickr

After the rain by Otacílio Rodrigues, no Flickr


Rainy mood by Otacílio Rodrigues, no Flickr



Tracks with no trains by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Herons squadron in a low flight by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Old house by the river II by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Urban scene by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Heavy sky by Otacílio Rodrigues, no Flickr

Just watching by Otacílio Rodrigues, no Flickr



1 - Via Dutra e skyline


DSC02214 por Lorram, no Flickr

2 -


DSC02215 por Lorram, no Flickr

3 - Serra da Mantiqueira


DSC02216 por Lorram, no Flickr

4 -
DSC02219 by Lorram, no Flickr

5 - Shopping Pátio Mix, inaugurado há poucos anos.
DSC02220 by Lorram, no Flickr

6 -


DSC02223 por Lorram, no Flickr

7 - Entrada da cidade:


DSC02225 por Lorram, no Flickr

8 -

DSC02226 by Lorram, no Flickr

9 -

DSC02227 por Lorram, no Flickr

10 -


DSC02228 por Lorram, no Flickr

11 -


DSC02229 por Lorram, no Flickr

12 -


DSC02230 por Lorram, no Flickr

13 -


DSC02231 por Lorram, no Flickr

14 -


DSC02233 por Lorram, no Flickr

15 - Calçadão


DSC02235 por Lorram, no Flickr

16 -
DSC02236 by Lorram, no Flickr
17 - Ponte Nilo Peçanha


DSC02239 por Lorram, no Flickr

18 -


DSC02240 por Lorram, no Flickr

19 -


DSC02241 por Lorram, no Flickr


DSC02243 por Lorram, no Flickr


DSC02246 por Lorram, no Flickr



DSC02247 por Lorram, no Flickr



DSC02249 por Lorram, no Flickr



DSC02250 por Lorram, no Flickr



DSC02251 por Lorram, no Flickr

27 -


DSC02252 por Lorram, no Flickr



DSC02253 por Lorram, no Flickr



DSC02254 por Lorram, no Flickr



DSC02255 por Lorram, no Flickr

Resende - RJ by Pedro Paulo, no Flickr



DSC02256 por Lorram, no Flickr



DSC02257 por Lorram, no Flickr



DSC02258 por Lorram, no Flickr



DSC02261 por Lorram, no Flickr[/QUOTE]


ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS


http://www.panoramio.com/photo/71016890


Academia Militar das Agulhas Negras 04 by Centro Universitario do Distrito Federal - UDF, no Flickr

Academia Militar das Agulhas Negras - Resende/RJ by Amaral Jr., no Flickr

Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) by 5º World Military Games, no Flickr



Turistando em Resende

 
See less See more
1 64
#9 ·
Acho que Resende estacionou em população, mas cresce em potencial, muitas fabricas grandes movimenta bastante a economia do municipio.
Nunca entrei na cidade, o que conheço é o que se vê da Dutra o que é ínfimo com certeza.
Interessante o Paraíba bem largo no trecho urbano e a interação com o rio é legal de ver, como as senhorinhas pescando tranquilamente.
As seleção de fotos estão ótimas e impactantes as da serra das agulhas negras que é o grande cartão postal de Resende!
 
#22 ·
Linda e desenvolvida! Ao mesmo tempo que é antiga, é moderna! Gostei muito. E as pessoas são radiantes!
Esse clima de serra + mar combinou perfeitamente com a cidade, típica beleza inconfundível do RJ! Ainda pretendo visitar. Por incrível que pareça, tenho mais vontade de conhecer as belezas do interior do Rio do que da capital! Ótimo thread e fotos, amigo.
 
#23 · (Edited)
Oi, Amigo!
Só uma pequena correção com todo respeito, é uma clima de Serra + Rio! :)
O nome do rio que passa pela cidade é Rio Paraíba do Sul.
Vale muito a pena visitar Resende e suas proximidades (Penedo, Visconde de Mauá, Parque Nacional do Itatiaia, etc.)!
Obrigado pela visita ao meu Thread! :)
 
#24 ·
Ótima seleção de fotos. Com relação às primeiras, o grande mineiro Otacílio, como sempre, arrasou com sua sensibilidade.
Nosso colega forista Lorram também deu uma ótima contribuição.
Morei em Resende de 2007 a 2010. Boa cidade para se viver. Porém, carece um pouco mais de atenção da administração pública. Suas ruas, por exemplo, dão inveja à lua devido à quantidade enorme de buracos existentes.
 
#26 · (Edited)
Olá, Weber! :)
Muito obrigado pela sua visita ao meu thread!
Realmente, o Otacílio Rodrigues manda muito bem nas fotos! O Otacílio Rodrigues junto com o Lorram, que tirou boas fotos, contribuíram com a grande maioria das fotos do thread!

Bom, em relação as ruas, com certeza não está como entre os anos de 2007 e 2010. Até em relação a 2014 algumas coisas mudaram!

Hoje, com certeza as ruas de Resende não dão mais inveja à Lua! rsrsrs:lol:
Pode até existir mas eu não lembro de um lugar em Resende que tenha buracos nas ruas! Creio que até o Bairro Cidade da Alegria e o Bairro Paraíso estão com as ruas em bom estado! Ainda temos bastante fiação aérea mas, na minha percepção, está sumindo aos poucos a cada nova obra pública de revitalização!

Uma boa notícia também é que as estradas para a Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá/Maringá já estão bem pavimentadas!

Tem umas fotos que postei que não estão atualizadas. A foto da Avenida Gustavo Jardim é uma delas, não existe mais a calçada que divide a Avenida Gustavo Jardim em duas pista.

Antes da revitalização:


DSC02252 por Lorram, no Flickr

Depois da revitalização:


http://jornalbeirario.com.br/portal/?p=33718


http://diariodovale.com.br/cidade/p...nclui-asfaltamento-da-avenida-gustavo-jardim/





Obrigado pela visita! :)
 
#28 ·
Aê cumpadi, mandou bem em usar minhas fotos. :lol: Estava um forno naquele dia.

Resende é uma cidade muito boa: Fortemente industrializada, entorno natural belÃ*ssimo, urbanismo de boa qualidade, favelização irrisória (isso é um milagre para cidades fluminenses do porte dela), forte predomÃ*nio da classe média. Mas na minha opinião ela é uma "cidade Volkswagen": não desperta paixões nem ódios, acho que falta algo de diferencial, é um lugar quase cartesiano (como muitas cidades do interior paulista). Volta Redonda, que é outra cidade da região com excelente qualidade de vida, tem caracterÃ*sticas urbanas muito mais definidas, ao meu ver.

E eu estou devendo a mim mesmo uma ida a Penedo e Visconde de Mauá. :p

Ótimo trabalho!
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top