Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 36 Posts

·
Registered
2,595 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá. :) Apresento-lhes minha segunda casa e meu terceiro projeto, a Residência Telles.

Com aproximadamente 290 m², a casa possui 2 andares e 3 quartos, sendo que o escritório do primeiro andar pode ser convertido em um quarto de hóspedes, caso necessário. A residência também possui cozinha aberta para o living. Perto da entrada, há uma sala íntima, que possui piso rebaixado em 40 cm, dando uma maior sensação de amplitude ao ambiente, além de contar com uma lareira elétrica (dispensando uma chaminé).

O terreno é de 20x35m.

A ideia foi levar as áreas íntimas para os fundos da casa, permitindo o uso de grandes janelas na sala e dando mais privacidade aos moradores, além de integrar o living ao quintal.

Bom, vamos às imagens. :colgate:

Tudo começou com um singelo rabisco. O conceito surgiu a partir desse troço obelisco sei-lá-o-que elemento vermelho.

Fachada da residência​

No final, acho que o paisagismo mais atrapalhou do que ajudou... :poke: Outra coisa é o vidro que eu usei. Não ficou muito bom... E nem troquei. :eek:hno:

Lateral esquerda da residência​

Lateral direita​

Fundos e área de lazer​

Desconsiderem essa textura da piscina. Esqueci de baixar um pack de água para o Kerkythea... :poke:

E agora, as plantas. :)

1º Andar​

2º Andar​

Espero que gostem e estou aberto a críticas e sugestões. :)

·
Registered
10,660 Posts
Gostei muito da sua casa, porém, faria algumas mudanças como as esquadrias que deixaria em alumínio já que sua casa tem um toque de moderno e com essas esquadrias não combina muito com o restante da casa. A circulação no pavimento superior poderia ser uma sala de estar, e os quarto de cima está muito desproporcional com os outros.

E a piscina poderia ser mais integrada com o resto da casa, pelo menos ter uma calçada mais grande, e a árvore é muito grande, poderia ser de outra espécie porque essa faria muita sombra, e o mais alguns horários o muro faria sombra tendo poucas horas com sol na área da piscina, ou mover a árvore mais próximo do muro do lado leste da casa.
O pilar vermelho (amo vermelho, sem exagero) quebrou a monotonia que à casa teria, cara eu gostei muito da casa, eu compraria!

Podem me corrigir se estiver erado pessoal, também estou aprendendo.

·
Registered
2,595 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Gostei muito da sua casa, porém, faria algumas mudanças como as esquadrias que deixaria em alumínio já que sua casa tem um toque de moderno e com essas esquadrias não combina muito com o restante da casa.
Obrigado por comentar, wolfs. :) Que bom que gostou. :colgate: Essa casa me deu mais trabalho pra fazer. Hahaha

Hum... É, melhor mudar as esquadrias mesmo. Obrigado pelo toque.

A circulação no pavimento superior poderia ser uma sala de estar, e os quarto de cima está muito desproporcional com os outros.
Achou mesmo tão desproporcional assim? :lol: O quarto do primeiro andar é um escritório, na verdade, mas pode ser usado como quarto de hóspedes caso necessário, apenas. :p

Mas a suíte master realmente ficou muito grande... :poke:

E a piscina poderia ser mais integrada com o resto da casa, pelo menos ter uma calçada mais grande, e a árvore é muito grande, poderia ser de outra espécie porque essa faria muita sombra, e o mais alguns horários o muro faria sombra tendo poucas horas com sol na área da piscina, ou mover a árvore mais próximo do muro do lado leste da casa.
Quanto à piscina, vou integra-la mais. :)

Já a árvore é um problema... Gosto de árvores grandes, com copas frondosas e que fazem muita sombra. :happy: Não sou muito fã de palmeiras e essas árvorezinhas pequeninas. Vou ver o que posso fazer com relação a isso. :colgate:

Já em relação ao muro, acho que a solução é deixa-lo menor, certo?

O pilar vermelho (amo vermelho, sem exagero) quebrou a monotonia que à casa teria, cara eu gostei muito da casa, eu compraria!

Podem me corrigir se estiver erado pessoal, também estou aprendendo.
Como queria uma casa mais simples, sem grandes detalhes na fachada, o pilar vermelho serve como um ponto focal. :)

Obrigado pelos comentários e dicas, meu caro. :eek:kay:

·
Registered
2,595 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Gostei :)
Principalmente do entorno do projeto que você fez,e o paisagismo.
Obrigado, Tiago. :) Que bom que gostou.

O problema de ter feito o entorno foi que dificultou a visualização das laterais e da fachada traseira. :poke: Mas enfim. Hehe :lol:

Quanto ao paisagismo, acho que errei a mão e no final ele mais atrapalhou do que ajudou, ainda mais pelo fato de eu gostar de árvores grandes, ao invés das tradicionais palmeiras.

·
Registered
2,595 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Gostei da volumetria da casa, e ainda mais das esquadrias enormes. É uma casa bastante bonita, eu só mudaria a escada e tentaria colocá-la virada para o corredor, sei lá, acho que organizaria melhor.
Obrigado pelo comentário, Viefe. :)

A escada era originalmente virada para o corredor mesmo. :lol: Nem lembro porque mudei. Sugestão anotada. Depois posto as novas plantas. :)

·
Registered
10,660 Posts
Obrigado por comentar, wolfs. :) Que bom que gostou. :colgate: Essa casa me deu mais trabalho pra fazer. Hahaha

Hum... É, melhor mudar as esquadrias mesmo. Obrigado pelo toque.

Achou mesmo tão desproporcional assim? :lol: O quarto do primeiro andar é um escritório, na verdade, mas pode ser usado como quarto de hóspedes caso necessário, apenas. :p

Mas a suíte master realmente ficou muito grande... :poke:

Quanto à piscina, vou integra-la mais. :)

Já a árvore é um problema... Gosto de árvores grandes, com copas frondosas e que fazem muita sombra. :happy: Não sou muito fã de palmeiras e essas árvorezinhas pequeninas. Vou ver o que posso fazer com relação a isso. :colgate:

Já em relação ao muro, acho que a solução é deixa-lo menor, certo?

Como queria uma casa mais simples, sem grandes detalhes na fachada, o pilar vermelho serve como um ponto focal. :)

Obrigado pelos comentários e dicas, meu caro. :eek:kay:

Gostei mesmo do seu projeto, quanto mais trabalhoso e mais detalhado fica sempre mais interessante de ver, estou com um grupo de 3 colegas quase à 1 mês trabalhando em um projeto de uma residência de 39m² pensa o baile que estamos levando, posição do sol, ventilação, orçamento e decoramos toda ela, mas essa só vai poder ser postada daqui algumas semanas. :lol:
Quanto aos quartos é complicado de saber as dimensões dai fica parecendo que uns são grandes de mais e outros pequenos.

* Teria como postar a implantação da casa no terreno? Já ia dar uma ajuda para entender a área da piscina!

A árvore movendo mais para o lado do muro, já daria uma ajuda para que não ficasse muito tempo com sombra à piscina, já o muro, o projeto que estava fazendo tem 1,50 de muro acho que uns 2 metros já daria uma boa ajudada

·
Registered
2,595 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Gostei mesmo do seu projeto, quanto mais trabalhoso e mais detalhado fica sempre mais interessante de ver, estou com um grupo de 3 colegas quase à 1 mês trabalhando em um projeto de uma residência de 39m² pensa o baile que estamos levando, posição do sol, ventilação, orçamento e decoramos toda ela, mas essa só vai poder ser postada daqui algumas semanas. :lol:
Nossa, ainda mais com essa metragem... Imagino o trabalho que deve dar. :p E com toda essa preocupação que os trabalhos acadêmicos e profissionais devem ter com ventilação, posição do sol e tal... :lol:

Quanto aos quartos é complicado de saber as dimensões dai fica parecendo que uns são grandes de mais e outros pequenos.
Bom, quando postar as alterações propostas eu posto novas plantas com a metragem de cada cômodo. :colgate: Pode ser?

* Teria como postar a implantação da casa no terreno? Já ia dar uma ajuda para entender a área da piscina!
Você quer dizer um corte lateral? :?

A árvore movendo mais para o lado do muro, já daria uma ajuda para que não ficasse muito tempo com sombra à piscina, já o muro, o projeto que estava fazendo tem 1,50 de muro acho que uns 2 metros já daria uma boa ajudada
Hum... é, vou move-la pra junto da lateral do terreno. É que realmente não quero me desfazer dessa árvore. :lol:

Quanto ao muro, ele tem exatos 2 metros. Vou baixar para 1.5m e ver no que dá.

Obrigado pelos comentários, Wolfs. Estou aprendendo muito aqui no SSC nesses poucos projetos que fiz. Isso é o que eu acho mais bacana. :cheers:

·
Registered
5,168 Posts
Gostei, M Vini. Muito legal o processo, onde você fez um croqui no Paint (isso? :)). É uma boa tática.

As esquadrias seriam de madeira? Adoro esse material; em Curitiba há muitas casas modernistas que utilizam grandes esquadrias. São lindas. :colgate:

Não gostei muito da cor da curvatura da coluna na fachada. Talvez se ela fosse reta seria melhor; quanto à cor não sei sugerir outra.

Enfim, parabéns! É um dos seus primeiros projetos, né? Legal ver que você está disposto a postar aqui neste sub-fórum. Faz tempo que não mexo nos programas, fiquei motivado a treinar também.

:colgate:

·
Registered
2,595 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Gostei, M Vini. Muito legal o processo, onde você fez um croqui no Paint (isso? :)). É uma boa tática.
Então, fiz esse desenho à mão mesmo. Hehehe Primeiro fiz um rascunho à lápis e finalizei com caneta técnica 0.3. As cores fiz no Photoshop. :)

Acho mais fácil pensar e criar um conceito com lápis e papel do que indo direito no Sketchup. A velocidade com que penso com desenhos é maior do que com o mouse. :colgate: Eu só desenhava melhor quando era pequeno. Hehe Falta de prática.

As esquadrias seriam de madeira? Adoro esse material; em Curitiba há muitas casas modernistas que utilizam grandes esquadrias. São lindas. :colgate:
A princípio, seriam de madeira mesmo. :) Mas estou modificando o projeto de acordo com as sugestões do wolf, com esquadrias de alumínio. Gsoto muito de janelas grandes. Além e iluminarem mais, ainda dão uma sensação de amplitude.

Não gostei muito da cor da curvatura da coluna na fachada. Talvez se ela fosse reta seria melhor; quanto à cor não sei sugerir outra.
Pensei em fazer essa coluna reta mesmo, mas quando estava finalizando o projeto vi que a casa estava bem monótona e resolvi colocar um elemento curvo para quebrar esse amontoado de ângulos retos. :colgate: Quanto à cor, gosto de vermelho e como a casa é toda em branco/cinza, quebra essa monotonia e chama um pouco a atenção para a fachada, que de outra forma seria irrelevante. :colgate:

Enfim, parabéns! É um dos seus primeiros projetos, né? Legal ver que você está disposto a postar aqui neste sub-fórum. Faz tempo que não mexo nos programas, fiquei motivado a treinar também.

:colgate:
Este é o meu terceiro projeto. O primeiro (aqui) foi um edifício baseado em uma construção real de BH, sendo apenas um teste das funcionalidades do Sketchup e de renderização com o Kerkythea.

Já o segundo (aqui) foi mais "pra valer". Hehe Fiz uma casa pequena. Eu iria fazer umas modificações apontadas por uns foristas, mas desisti. :( Tinha deixada cada andar e laje em uma camada diferente, mas fui descuidado e mesclei tudo. :bash: Ia dar muito trabalho e então deixei pra lá... :nuts:

Obrigado pelos comentários, Tiago. :colgate: Já estou pensando em novos projetos, um comercial e outro residencial. Espero postar logo.

O ruim é que o Nossos Projetos está morto. :( Poucos foristas comentam e criticam os projetos ou postam novas criações. O Desafio deste ano até flopou. :cry: Espero que essa realidade mude. Hehe

:eek:kay:

·
Registered
10,660 Posts
Nossa, ainda mais com essa metragem... Imagino o trabalho que deve dar. :p E com toda essa preocupação que os trabalhos acadêmicos e profissionais devem ter com ventilação, posição do sol e tal... :lol:

Bom, quando postar as alterações propostas eu posto novas plantas com a metragem de cada cômodo. :colgate: Pode ser?

Você quer dizer um corte lateral? :?

Hum... é, vou move-la pra junto da lateral do terreno. É que realmente não quero me desfazer dessa árvore. :lol:

Quanto ao muro, ele tem exatos 2 metros. Vou baixar para 1.5m e ver no que dá.

Obrigado pelos comentários, Wolfs. Estou aprendendo muito aqui no SSC nesses poucos projetos que fiz. Isso é o que eu acho mais bacana. :cheers:
Não o corte lateral, e sim a casa no terreno todo, desde a calçada até o muro de trás, assim daria para ver como poderia colocar aquela árvore no terreno.
Realmente, no nossos projetos até mesmo no fórum aprendemos muitas coisas, isso esta sendo até uma grande ajuda na aula, o professor vai falando e vamos relembrando o que já foi visto aqui.
Vai firme cara nos projetos e cada vez vai levando mais a séria se quiser cursar AU esse fórum ajuda muito. E claro dando e recebendo opiniões é a melhor parte porque nossos colegas são experientes, como Tiago Domiciano entre outros. Mas infelizmente tem aqueles que nem ligam muito para nós amadores, e não colaboram com nossa aprendizagem.

Falei muita coisa errada ai, mas esta corrido. :lol:

·
Registered
2,595 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Não o corte lateral, e sim a casa no terreno todo, desde a calçada até o muro de trás, assim daria para ver como poderia colocar aquela árvore no terreno.
Ah, sim. Entendi. Hehehe Quando postar a nova versão posto também uma geral do terreno. ;)

Realmente, no nossos projetos até mesmo no fórum aprendemos muitas coisas, isso esta sendo até uma grande ajuda na aula, o professor vai falando e vamos relembrando o que já foi visto aqui.

Vai firme cara nos projetos e cada vez vai levando mais a séria se quiser cursar AU esse fórum ajuda muito. E claro dando e recebendo opiniões é a melhor parte porque nossos colegas são experientes, como Tiago Domiciano entre outros. Mas infelizmente tem aqueles que nem ligam muito para nós amadores, e não colaboram com nossa aprendizagem.

Falei muita coisa errada ai, mas esta corrido. :lol:
Quase certo que irei prestar vestibular pra AU. É um assunto que sempre gostei, desde pequeno. Só não sei como fui parar em jornalismo. :poke: Espero não errar novamente na escolha da profissão. :shifty: Não ficarei novo para sempre... :lol:

Mesmo que o movimento aqui esteja pequeno, o pouco que comentam já ajuda e muito. :eek:kay:

·
Registered
5,168 Posts
Então, fiz esse desenho à mão mesmo. Hehehe Primeiro fiz um rascunho à lápis e finalizei com caneta técnica 0.3. As cores fiz no Photoshop. :)

Acho mais fácil pensar e criar um conceito com lápis e papel do que indo direito no Sketchup. A velocidade com que penso com desenhos é maior do que com o mouse. :colgate: Eu só desenhava melhor quando era pequeno. Hehe Falta de prática.
Ah, sim. Costumo fazer esboço à lapis também, mas não gosto muito de detalhá-los. Também desenhava melhor quando era pequeno; fiquei muitos anos sem fazer desenhos. Agora estou enferrujado também. :colgate:

Quase certo que irei prestar vestibular pra AU. É um assunto que sempre gostei, desde pequeno. Só não sei como fui parar em jornalismo. :poke: Espero não errar novamente na escolha da profissão. :shifty: Não ficarei novo para sempre... :lol:
Um das vantagens de se fazer arquitetura é a versatilidade na escolha da área de atuação profissional. Como, até agora, estudei Design Gráfico, conheço um pouco. Há arquitetos que só fazem fotografia de edificações, outros que só fazem maquetes físicas e/ou virtuais e renderizações, outros só trabalham com paisagismo, alguns com urbanismo, restauração de edificações e alguns até com cenografia, design gráfico, de interiores e de joias e por aí vai. Acho que é uma boa escolha. O Rodalvesdepaula faz arquitetura e deve ter 25 anos, acho. :colgate:

·
Registered
2,595 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Ah, sim. Costumo fazer esboço à lapis também, mas não gosto muito de detalhá-los. Também desenhava melhor quando era pequeno; fiquei muitos anos sem fazer desenhos. Agora estou enferrujado também. :colgate:

Um das vantagens de se fazer arquitetura é a versatilidade na escolha da área de atuação profissional. Como, até agora, estudei Design Gráfico, conheço um pouco. Há arquitetos que só fazem fotografia de edificações, outros que só fazem maquetes físicas e/ou virtuais e renderizações, outros só trabalham com paisagismo, alguns com urbanismo, restauração de edificações e alguns até com cenografia, design gráfico, de interiores e de joias e por aí vai. Acho que é uma boa escolha. O Rodalvesdepaula faz arquitetura e deve ter 25 anos, acho. :colgate:
Quando era pequeno o que eu mais gostava era desenhar paisagens, cidades, prédios... Fiquei muito tempo sem desenhar, principalmente depois que comecei a fazer Jornalismo. :( Fiquei super enferrujado. Agora estou voltando aos poucos. :)

Sou apaixonado com fotografia arquitetônica, um dos meus hobbies preferidos. Até vendo umas fotos pra uma revista de BH de vez em quando. :colgate: Talvez seja uma boa investir nisso se eu passar no vestibular pra AU. :) Estou com 22/23. Então devo me formar com 28 (29 se conseguir fazer intercâmbio). Nem tao velho e nem tão novo. :colgate:

767 Posts
ficou muito melhor gostei muito da fachada e do novo paisagismo, mais eu acho que esse espaço para churrasqueira ficou meio pesado,o resto da casa ficou legal :colgate:

1 - 20 of 36 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.