SkyscraperCity banner
1 - 11 of 11 Posts

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Projeto da PMB prevê restauração dos Mercedários

O projeto "Belém Novas Fachadas", elaborada pela Prefeitura de Belém, foi apresentado, nesta terça-feira (20), a um grupo de dirigentes de instituições abrigadas no Complexo dos Mercedários. O grupo foi solicitar apoio do Município para a recuperação do prédio histórico que fica ao lado da Igreja dos Mercedários. A audiência aconteceu na sede da Prefeitura de Belém, no Palácio Antônio Lemos.

O segundo prédio mais antigo de Belém, o Complexo dos Mercedários foi construído em 1640, e sofreu várias reformas e ampliações ao longo dos anos. A obra na forma em que conhecemos hoje, data de 1777. O prédio abrigou o convento e a Ordem dos Mercedários, até a expulsão dos religiosos do Pará, na época do Marquês de Pombal, deixando como herança um grande acervo de obras bibliográficas, além da bela construção, considerada a mais barroca das criações de Landi.

O projeto de reforma está orçado em R$ 8 milhões e foi concebido para recuperar o complexo na sua forma mais original possível. A Prefeitura de Belém manifestou grande interesse pela restauração do complexo e adiantou que a construção impressiona pelas suas linhas arquitetônicas, que integram um conjunto de grande valor histórico para a cidade.

Situado no bairro do Comércio, a recuperação da parte externa dos Mercedários poderá integrar o projeto "Belém novas Fachadas", que pretende recuperar 28 fachadas de prédios históricos da Capital, sendo que 11 deles ficam de fundo para a Gaspar Viana, rua onde fica o Complexo dos Mercedários. "A maioria dos prédios históricos pertence à iniciativa privada, com exceção do Palacete Pinho, mas estamos formando parcerias que podem ser estendidas para o complexo dos Mercedários", adiantou o prefeito de Belém, Duciomar Costa.

A PMB, por meio do "Projeto Monumenta", ficará responsável pela consultoria técnica do projeto. O gerente regional de Administração do Ministério da fazenda, Alfredo Corrêa, explicou que o projeto de restauração do complexo dos Mercedários prevê a recuperação da fachada e do telhado do prédio. "Será excelente se o complexo puder ser incluído no projeto da PMB", disse o gerente. O Complexo dos Mercedários abriga as sedes da alfândega do porto de Belém, o Centro de Educação da Escola Fazendária, a Gerência Regional do Patrimônio da União e a Secretaria de Pesquisa e Investigação da Receita Federal.

Participaram também da reunião, o inspetor geral da Alfândega, Marcus Aurélio Caldeira, o engenheiro do Ministério da Fazenda, Pedro Afonso Silva Rocha, Maria Eugênia Coimbra, coordenadora do Monumenta - projeto do Ministério da Cultura, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e PMB - e o diretor-presidente da Fundação Cultural de Belém, Raimundo Pinheiro.

--------------------------------------------------------------------------
Texto: Kátia Aguiar - Comus
Edição: Comus

http://www.belem.pa.gov.br/new/inde...edios-historicos&catid=58:notiscias&Itemid=71
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Que excelente notícia! Essas obras no centro histórico não são aquelas q visam o FSM em janeiro de 2009? Lembro q essas casas antigas do conjunto dos mercedários serão transformadas em pousadas e albergues para hospedar os visitantes.
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Drico, essa notícia do portal ORM é praticamente colada do site da prefeitura. Desnecessário postar novamente!
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Apaga então uai!
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Belém, tem um patrimônio histórico riquíssimo e lindo!!!
Merece ser restaurado, preservado e bem cuidado!!!;)
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Belém, tem um patrimônio histórico riquíssimo e lindo!!!
Merece ser restaurado, preservado e bem cuidado!!!;)
Tá precisando mesmo. Tava passando hj em frente a essas casa históricas da reportagem acima. Se fizerem mesmo, vai valorizar bastante aquela região.
 

·
Registered
Joined
·
321 Posts
Ótima iniciativa!!
ë importantíssimo a cooperaçõa entre a iniciativa privada e o poder público para que haja o devido restauro e manutenção do patrimônio histórico arquitetonico da cidade...
Bélem, linda como sempre....
 
1 - 11 of 11 Posts
Top