SkyscraperCity banner

41 - 60 of 354 Posts

·
Registered
Joined
·
23 Posts
As árvores precisam de espaço para as raízes não atrapalharem a calçada (experiência própria no meu bairro). No caso daquela cena de calçada pequenina com árvores aparentemente grandes. (As raízes iam ENGOLIR a calçada, literalmente). Prejudicando a acessibilidade

--> Mas a obra em si está perfeita!!! Muito orgulhosa!!
:banana:
 

·
Amazonas, meu Amor
Joined
·
29,720 Posts
Discussion Starter #46
Reunião vai definir realocação de 17 bancas de jornais da Eduardo Ribeiro

Permissionários, DPE e Implurb devem discutir alternativas, nesta terça-feira, para possível saída do Centro

terça-feira 29 de setembro de 2015 - 6:00 AM
Clarice Manhã - DIÁRIO do Amazonas /


Roberto Moita afirmou que a Prefeitura vai arcar com o transporte das bancas e, após obras de revitalização, permissionários poderão retornar ao ponto onde já trabalhavam.
Foto: Reinaldo Okita


Manaus - As 17 bancas de jornais da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, serão desativadas durante as obras de revitalização da via. Na manhã desta terça-feira (29), os permissionários se reúnem com representantes do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e Defensoria Pública do Estado (DPE) para definir a área de realocação.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, disse que a Prefeitura vai arcar com o transporte das bancas e os permissionários poderão voltar para a Avenida Eduardo Ribeiro após a conclusão da obra. “Vamos colocar novas bancas, padronizadas, e todos poderão retornar ao ponto onde já trabalhavam”, afirmou.

Segundo o defensor público Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, a proposta inicial da Prefeitura é realocar as bancas fora do Centro, nos bairros onde os permissionários escolherem. “O interesse público não pode prejudicar essas pessoas, que sobrevivem há tanto tempo com a atividade das bancas”, argumentou.

http://new.d24am.com/noticias/amazonas/reuniao-definir-realocacao-17-bancas-jornais-eduardo-ribeiro/140742
 

·
Amazonas, meu Amor
Joined
·
29,720 Posts
Discussion Starter #47
A obra de requalificação da praça XV de Novembro, a Praça da Matriz, no Centro, está em fase de demolições de pequenas edificações e prospecções nas fachadas do Relógio Municipal, retirada de gradis e trabalhos no espaço que já funcionou como aviaquário. Iniciadas em julho, as primeiras ações localizaram paralelepípedos originais a partir de escavações e prospecção do piso, datados do período de criação da praça.

Ao final da intervenção, a proposta é que se tenha no Largo da Matriz, um belo cartão postal de beleza paisagística e com qualidade urbana, preservando o patrimônio de Manaus e com uso destinado ao público e com capacidade de receber várias atividades culturais e itinerantes, devidamente autorizadas. A requalificação da Praça da Matriz faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, com recursos da Caixa Econômica Federal. No total, o projeto está estimado em R$ 6.554.322,14 e sua execução tem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).



Foto: Alexandre Fonseca
 

·
Amazonas, meu Amor
Joined
·
29,720 Posts
Discussion Starter #51
02/10/2015 10h09 - Atualizado em 02/10/2015 10h09

Revitalização da Av. Eduardo Ribeiro inicia na próxima semana, em Manaus

Etapa inicial vai contemplar trecho entre Monsenhor Coutinho e 24 de Maio.

Pavimento original da avenida será resgatado, diz Seminf.


Avenida Eduardo Ribeiro passará por obras (Foto: Divulgação/Semcom)

As obras para revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, serão iniciadas nesta segunda-feira (5). A etapa inicial vai contemplar o trecho entre as ruas Monsenhor Coutinho e 24 de Maio. O trânsito da área poderá sofrer mudanças temporárias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o projeto é caracterizado pelo resgate do pavimento original da avenida.

"Com a retirada das camadas de asfalto da via, o nível das pedras originais, como as do tipo lioz e paralelepípedo, será elevado. Vamos reintegrar os paralelepípedos nos cruzamentos e faixas laterais próximas ao meio-fio. Na pista, eles serão complementados com paver (peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação intertravada)", explica o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson, por meio de assessoria de imprensa.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/10/revitalizacao-da-av-eduardo-ribeiro-inicia-na-proxima-semana-em-manaus.html
 

·
Amazonas, meu Amor
Joined
·
29,720 Posts
Discussion Starter #53
Na manhã desta terça-feira fui às obras de revitalização da avenida Eduardo Ribeiro e tive uma grata surpresa: os primeiros paralelepípedos já começaram a aparecer. Muitos deles estão praticamente intactos, mesmo tendo sido soterrados por camadas e mais camadas de asfalto. Outros estamos retirando para trabalhar de forma mais minuciosa o restauro. Manaus estava se desapegando do seu Centro Histórico e de suas raízes, por isso estamos trabalhando em sua revitalização. Essa é uma obra de grande significado para nós. É importante para quem preza todas as raízes que estão naquele Centro, revitalizado por este governo. Em vez de começarmos de baixo para cima, estamos iniciando da Praça do Congresso para a rua 24 de Maio, para não atrapalharmos o Natal dos comerciantes da área que começa no dia 15 de novembro e segue até o final de dezembro. Agora vamos em busca dos trilhos dos bondes. Manaus ressurge.





Artur Neto


:cheers::cheers::cheers::cheers::cheers::cheers:​
 

·
Amazonas, meu Amor
Joined
·
29,720 Posts
Discussion Starter #54
05/10/15 | 17:18

Prefeitura apresenta detalhes da revitalização da avenida Eduardo Ribeiro



Detalhes do projeto

O projeto de requalificação da avenida Eduardo Ribeiro envolve sondagens e prospecções em toda sua extensão para o resgate das pedras de lioz e os paralelepípedos que revestiam a via de rolamento. As prospecções nas calçadas serão em até dez centímetros de profundidade, resgatando, também, o meio-fio de pedra de lioz. Onde não for encontrado o pavimento original, um trabalho com bloco de concreto pigmentado será executado.

Aproximadamente 8% das calçadas da avenida possui revestimento aparente de pedra de lioz. Por essa estimativa, o projeto reutiliza essas pedras em uma nova paginação, tipo mosaico, onde se assentam pedras inteiras em posições diferentes, ao longo de toda a avenida Eduardo Ribeiro. As superfícies da calçada que não apresentarem revestimento em pedra lioz serão complementadas por pedra de quartzito, com vocação para ambientação à moda antiga, sem uso de grafismo ou cunho moderno.

Bondinho

Com relação aos trilhos do antigo bonde, será feito um grande esforço para que sejam resgatados e colocados de forma aparente na superfície da caixa viária, sem interferir na mobilidade. Serão implantados canteiros com árvores em ambos os lados na faixa da calçada com gradil de proteção em ferro. Próximo às esquinas, serão adaptadas rampas e faixas para acessibilidade dos pedestres.

E, quanto ao mobiliário, os balizadores serão de formato esférico em concreto aparente e, colocados nas esquinas de todos os cruzamentos. A iluminação dessas esquinas será feita com a implantação de postes do tipo Cajado de São José nas calçadas, a 50 centímetros do meio-fio. As calçadas também receberão em toda a sua extensão iluminação decorativa.

FOTOS: Alex Pazuello e Karla Vieira
 

·
Amazonas, meu Amor
Joined
·
29,720 Posts
Discussion Starter #57
Nesta sexta-feira fiscalizei as obras de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro. No primeiro trecho que estamos trabalhando já não existe mais qualquer camada de asfalto. Começamos a instalar o piso intertravado do tipo ‘paver’, por onde os carros circularão. Nas laterais ficarão à mostra os paralelepípedos, que achamos depois de uma breve escavação. Estão bem conservados e passaram apenas por uma lavagem. É bom deixar claro que estas obras não estavam paradas, como vi muitas pessoas falando de forma maldosa. Trata-se de uma obra de restauro, portanto é minuciosa e tem ritmo mais compassado. A cada etapa vencida é preciso que um arqueólogo vá ao local para checar se há algum material que vale a pena ser remanejado. Depois do laudo do Iphan retomamos de maneira prática. Quem espalha que a obra não anda torce para que Manaus não avance. Na semana que vem as pedras das calçadas já chegam à capital e acreditamos que até a primeira quinzena de dezembro, este primeiro trecho já poderá ser liberado. Vale lembrar que não estamos usando dinheiro do tesouro nesta obra, ou seja, não saem dos nossos cofres. São recursos do Fundo de Municipal de Desenvolvimento Urbano, arrecadado com autuações. Em breve a Eduardo Ribeiro atrairá muito mais turistas e Manaus estará fazendo jus a sua história tão bonita, antes soterrada e esquecida.






Artur Neto
 

·
ca RIO ca
Joined
·
26,967 Posts
^^

Espero que fique ao menos 70% do que está nos renders!
 

·
Registered
Joined
·
5,948 Posts
^^

Diria que se retirasse, ou pelo menos arrumasse, a fiação aérea ajudaria bastante no visual. Infelizmente aqui estão reformando os sítios históricos da cidade, mas essa aberração de fios ficam bem a vista. :bash:

Mas estou colocando fé em Manaus!
 
41 - 60 of 354 Posts
Top