SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 44 Posts

·
Registered
Joined
·
8,786 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Pra quem ainda não viu ...

Thread exclusivo para os projetos da orla de Pvh:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1050551

_____________________________________________________________________________________

Bom... decidir abrir este espaço sobre a revitalização da região de Pvh proxima ao rio Madeira e complexo Madeira-Mamore, inclusive a reativação da fevorrovia...

Vou começar com duas noticias encontradas no site da prefeitura, percebi que varios meios de comunicação da capital utilizam as mesmas noticias do site da prefeitura:

Seminário discute projetos da EFMM com Ministério dos Transportes
09/05/2008 - 16h01m

Um representante do Ministério dos Transportes, o técnico especialista em ferrovias, Afonso Carneiro, está em Porto Velho, para o seminário que vai tratar do andamento dos projetos para a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.


Uma reunião prévia contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, Carlos Gadelha; o presidente da Fundação Iaripuna, Julio Yriarte; da responsável pelo Departamento de Turismo Municipal, Ana Cláudia; do superintendente do IPHAM-RO, Beto Bertagna; técnicos do Sebrae, do 5º BEC, e representantes da Cooperativa da Estrada de Ferro. A reunião foi coordenada pela Senadora Fátima Cleide.

Na ocasião foram apresentados os projetos de reforma e revitalização da Estrada de Ferro, cujo objetivo é resgatar a ferrovia, que é patrimônio histórico do Estado. Outra discussão serão as alternativas e possibilidades de incluir os membros da Cooperativa da Estrada de Ferro, nestes projetos. A cooperativa, como uma entidade totalmente legalizada, poderá fazer parte dos projetos através de parceria ou convênios, sendo beneficiada com algum tipo de renda aos participantes da entidade.

http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1748&Itemid=178


Turismo tem novos espaços em Porto Velho
09/05/2008 - 16h31m



Mais uma vez, a Prefeitura de Porto Velho reforça o compromisso com a área do turismo. Prova disso é a revitalização do Centro Histórico de Porto Velho, com serviços que contemplam desde a reforma de praças, até a construção de novos espaços para o lazer dos porto-velhenses.

Com a assinatura das ordens de serviço no mês de abril, o prefeito Roberto Sobrinho deu sinal verde para o início das obras que beneficiarão o complexo Madeira-Mamoré. Uma delas é a duplicação da Avenida Farqhuar, que prevê a construção de um mirante (nas proximidades do anfiteatro), seis quiosques voltados para a culinária regional e uma área de estacionamento no ponto da via que fica em frente da Vila dos Ferroviários. O investimento chega a mais de 2 milhões de reais. Quem está comandando os trabalhos, que devem durar 12 meses e já estão bastante adiantados, é a empresa Pavnorte Projetos e Construções.



“Diziam que a Estrada de Ferro estava esquecida, mas para a Prefeitura, ela nunca saiu dos nossos pensamentos. Prova disso, são as obras que foram iniciadas neste mês, após o período do inverno amazônico. A reforma dos galpões está em uma fase bastante adiantada e agora, vamos alargar a Farqhuar com a construção de vários quiosques que vão abrigar os barraqueiros que estão na beira do rio Madeira. Todos vão receber capacitação para gerenciar seus negócios, oferecendo serviços de qualidade para os habitantes da cidade e os visitantes. A previsão para entregarmos todas as melhorias na Madeira Mamoré é para o final do primeiro semestre de 2009”, aponta José Carlos Gadelha, secretário municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico.

O prefeito Roberto Sobrinho também destaca outra novidade no espaço que está sendo construído. “Aquele matagal que existia em frente à Vila dos Ferroviários já é passado. Junto com os quiosques, vamos construir um estacionamento bastante espaçoso, além de um mirante para as pessoas apreciarem o pôr-do-sol, um dos mais bonitos da região, tomando um chopinho e se deliciando com petiscos da culinária regional. Acredito que ali será um ponto de encontro de pessoas de todas as idades”.

Também está sendo iniciado o projeto de revitalização do complexo turístico da Vila Candelária, com a reforma das fachadas das casas e de dois restaurantes instalados no local, a instalação de um pórtico e o asfaltamento do acesso à vila. Para estas melhorias serão investidos cerca de um milhão e meio de reais. A licitação para a escolha da empresa que vai comandar as obras acontece nesta quinta-feira (08). A previsão para a conclusão do projeto é seis meses.

http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1749&Itemid=178
 

·
Registered
Joined
·
8,786 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
^^ Faltam as imagens... se controlem!! :D

Quem quiser ir postando, ou comentando sobre, a vontade... as imagens vão ficar pra mais tarde mesmo... mas estão nos links que postei!!

Sempre quiz saber como andam as obras ou oq a população comenta sobre...

Estou bem longe pra saber... mas será OTIMO pra cidade se "tudo"(ainda faltaria alguns detalhes, como o trem andando) estiver pronto até o primeiro semestre de 2009, assim como prometido!!

O "visu" da cidade mudaria bastante :yes: pra melhor!!

Enfim, estas são minhas questões...
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
20,662 Posts
Muito bom, mas eu só vou comemorar depois que eu ver tudo pronto... :D

Sei que lá nos galpões da EFMM já estão mexendo há alguns meses.
 

·
Norte do Brasil
Am I wrong?
Joined
·
77,996 Posts
Tem vários pontos sendo revitalizados na cidade, além da EFMM, como a praça Marechal Rondon (Baú) e o Mercado Central, por exemplo
 

·
Registered
Joined
·
8,786 Posts
Discussion Starter · #5 · (Edited)
Adicionei as fotos das obras... :D

Concordo com o BR, não da pra comemorar antes do tempo... mas pelo menos do menos ja estão mechendo na região...

-> Todo portovelhense e morador de Pvh sonha com a região revitalizada!!!!!!

Qlquer novidade, vou postando...

* E quanto a reativação do trem?? Alguns boatos pela city?!?!

Pra finalizar, foto que gostei, da instalção de postes e novas luminarias, o plantio de arvores e a retirada das placas de publicidade fora do lugar... e tbm com as torres aparentemente quase prontas ao fundo :D

 

·
Norte do Brasil
Am I wrong?
Joined
·
77,996 Posts
^^ Ainda não. A revitalização está centrada primeiramente nos galpões.
Gostei dessas novas luminárias, brancas com detalhes vermelhos. A iluminação delas é bem bonita :D
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
20,662 Posts
Tem vários pontos sendo revitalizados na cidade, além da EFMM, como a praça Marechal Rondon (Baú) e o Mercado Central, por exemplo
Pois é, o resultado dessas revitalizações só não é mais aparente porque são feitas em pontos muito separados uns dos outros. Se fossem todos em uma mesma área da cidade (como uma orla, por exemplo) seriam bem mais visíveis. Mas por um lado é bom que as obras estejam espalhadas por vários pontos da cidade e não apenas numa única região.

Esses novos postes da Jorge Teixeira eu cheguei a vê-los a noite, mas estavam apagados, não cheguei a vê-los acesos. Por causa dos out-doors luminosos de publicidade que foram retirados e dos postes ainda apagados, a avenida tava bem escura na ocasião em que eu passei por lá.

Tô gostando dessas fotos do site da prefeitura... :D
 

·
Registered
Joined
·
11,399 Posts
Essa, pra mim, é uma "obra-chave" como atração turística em Porto Velho. Espero que caprichem na revitalização, porque se fizerem um bom trabalho, vai ser um dos lugares mais interessantes da região. Bom saber que estão revitalizando outros lugares também. Acho que vai acontecer como geralmente acontece aqui: quando estivermos perto do mês de outubro, por motivos obscuros, vão inaugurar todas.. :D
 

·
Registered
Joined
·
8,786 Posts
Discussion Starter · #9 ·
^^ Verdade!!

^^ Ainda não. A revitalização está centrada primeiramente nos galpões.
Gostei dessas novas luminárias, brancas com detalhes vermelhos. A iluminação delas é bem bonita :D
É pq assim... sempre ouvi que não seria viavel reativar o tren até Guajara... mais que seria Otimo pra fins turisticos, o tren funcionando em Pvh mesmo em alguns trechos... dai fiquei naquela puta curiosidade, de querer saber oq estão pretendendo... na noticia mesmo fala de uma proposta pra estrada de ferro...
 

·
Registered
Joined
·
8,786 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^ a diferença, eh que este não é um ponto... é simplismente O Cartão Postal de Pvh... é todo complexo.... junto com o forte de Costa Marques e o complexo de Guajara, são os maiores patrimonios historicos do estado... e é sonho de todos de Pvh, é ver aquilo revitalizado!!!!!!!
 

·
Norte do Brasil
Am I wrong?
Joined
·
77,996 Posts
Ontem passei de ônibus lá perto e vi que estão fazendo uma grande limpeza nos canteiros, tirando o mato e algumas árvores
 

·
Banned
Joined
·
7,865 Posts
^^ a diferença, eh que este não é um ponto... é simplismente O Cartão Postal de Pvh... é todo complexo.... junto com o forte de Costa Marques e o complexo de Guajara, são os maiores patrimonios historicos do estado... e é sonho de todos de Pvh, é ver aquilo revitalizado!!!!!!!
Melhor ainda!!!:D
 

·
Registered
Joined
·
8,786 Posts
Discussion Starter · #14 · (Edited)
Prefeitura revitaliza centro histórico da Capital

26/05/2008



A Prefeitura desenvolve um programa de revitalização do centro de Porto Velho que vai resgatar o valor histórico da cidade. O programa inclui uma série de obras, algumas concluídas e outras em processo de licitação. Uma das mais importantes é a construção do Terminal Hidroviário do Cai n’Água, reivindicação antiga da população. O convênio técnico-financeiro referente à obra foi assinado e prevê um investimento de R$ 10,8 milhões. O edital de licitação já foi publicado, e até a segunda quinzena de junho deverá ser escolhida a empresa responsável pela obra.

Próximo ao porto, está em fase de acabamento o Shopping Popular. E junto à Feira do Produtor será instalado o Restaurante Popular, um programa do governo federal para oferecer refeições com preços acessíveis para a população.
A Prefeitura encaminha à Câmara Municipal um projeto para a construção de um parque na área da Baixa da União.

Madeira-Mamoré

Nas imediações do Cai n`Água, várias obras de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) estão em andamento. Um dos galpões, onde funcionava o museu, está em fase final de recuperação; outro galpão também será recuperado. Em ambos serão instalados auditórios para eventos culturais e artísticos, restaurante e oficinas.
O projeto é desenvolvido, sob a fiscalização constante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que se trata de um bem tombado como patrimônio histórico e vem exigindo um minucioso trabalho e a busca de materiais adequados, para substituir os produtos utilizados durante a construção, no período de 1907 a 1912. As peças pré-moldadas utilizadas na construção dos galpões foram transportadas dos Estados Unidos em longas viagens marítimas e fluviais.

Avenida Farqhuar

A revitalização do complexo ferroviário também inclui o alargamento da avenida Farqhuar, desde o ponto onde fica a residência oficial do comandante do 5º BEC até a rua 13 de Maio, na frente da antiga Vila Ferroviária, em uma extensão de 340 metros, para a construção de seis quiosques, estacionamento e um mirante, no ponto mais alto da avenida. Esta obra já está em andamento.

A praça da EFMM será reformulada e urbanizada. O edital para a licitação já foi lançado. Os recursos financeiros para a revitalização do complexo, de aproximadamente R$ 2 milhões e 900 mil, foram assegurados pelo Ministério do Turismo.

Ainda na Madeira-Mamoré, está prevista a recuperação da antiga oficina e do prédio onde funcionava a estação de passageiros.

A Vila Candelária, que fica ao longo do trilho, na metade do caminho entre Porto Velho e Santo Antônio, será urbanizada. O acesso à vila será pavimentado, e as antigas residências dos trabalhadores da ferrovia terão suas fachadas reformadas.

Mercado cultural



O mais antigo mercado de Porto Velho está em obras. A construção começou em 1915, na gestão do Major Guapindaia Brejense, e concluída na década de 1950. Na década de 60, o mercado foi parcialmente destruído por um incêndio, no local foi construído o edifício Rio Madeira. Na década de 80, parte do remanescente mercado foi derrubado, restando apenas dois boxes do antigo mercado. Dos 2 mil m² da área original do mercado só restaram aproximadamente 150 m².

Com a reconstrução, o antigo mercado terá 16 boxes e um anfiteatro. A área externa do mercado está sendo reconstruída com as características originais. O restaurador Sílvio Moreira foi contratado para reproduzir as cornijas, cimalhas e ornamentos que enfeitavam a fachada o mercado. O local será utilizado para a venda de produtos regionais e promoção de atividades culturais e artísticas.

Já o Mercado Central, localizado na avenida Farqhuar vai receber uma nova roupagem, com revestimento de granito e pastilhas de cerâmica na parte externa, para oferecer mais conforto e higiene para os comerciantes e clientes. A obra já iniciou e vai custar R$ 1 milhão e 388 mil. A construção do Centro de Formação de Professores e Teatro Municipal, ao lado do mercado, está em fase de conclusão.

Praças



A prefeitura está reformando todas as praças centrais de Porto Velho. O trabalho já foi concluído nas praças das Caixas d`Água, Jônathas Pedrosa e Aluízio Ferreira. A reforma da Marechal Rondon foi iniciada e já foi lançado o edital para a licitação da obra na Getúlio Vargas, na frente do Palácio do Governo. Também será iniciada em breve a urbanização da praça do Triângulo, a primeira do bairro, que é um dos mais antigos da Capital.

http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1776&Itemid=178
 

·
Registered User
Joined
·
7,022 Posts
Prefeitura revitaliza centro histórico da Capital

26/05/2008



A Prefeitura desenvolve um programa de revitalização do centro de Porto Velho que vai resgatar o valor histórico da cidade. O programa inclui uma série de obras, algumas concluídas e outras em processo de licitação. Uma das mais importantes é a construção do Terminal Hidroviário do Cai n’Água, reivindicação antiga da população. O convênio técnico-financeiro referente à obra foi assinado e prevê um investimento de R$ 10,8 milhões. O edital de licitação já foi publicado, e até a segunda quinzena de junho deverá ser escolhida a empresa responsável pela obra.

Próximo ao porto, está em fase de acabamento o Shopping Popular. E junto à Feira do Produtor será instalado o Restaurante Popular, um programa do governo federal para oferecer refeições com preços acessíveis para a população.
A Prefeitura encaminha à Câmara Municipal um projeto para a construção de um parque na área da Baixa da União.

Madeira-Mamoré

Nas imediações do Cai n`Água, várias obras de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) estão em andamento. Um dos galpões, onde funcionava o museu, está em fase final de recuperação; outro galpão também será recuperado. Em ambos serão instalados auditórios para eventos culturais e artísticos, restaurante e oficinas.
O projeto é desenvolvido, sob a fiscalização constante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que se trata de um bem tombado como patrimônio histórico e vem exigindo um minucioso trabalho e a busca de materiais adequados, para substituir os produtos utilizados durante a construção, no período de 1907 a 1912. As peças pré-moldadas utilizadas na construção dos galpões foram transportadas dos Estados Unidos em longas viagens marítimas e fluviais.

Avenida Farqhuar

A revitalização do complexo ferroviário também inclui o alargamento da avenida Farqhuar, desde o ponto onde fica a residência oficial do comandante do 5º BEC até a rua 13 de Maio, na frente da antiga Vila Ferroviária, em uma extensão de 340 metros, para a construção de seis quiosques, estacionamento e um mirante, no ponto mais alto da avenida. Esta obra já está em andamento.

A praça da EFMM será reformulada e urbanizada. O edital para a licitação já foi lançado. Os recursos financeiros para a revitalização do complexo, de aproximadamente R$ 2 milhões e 900 mil, foram assegurados pelo Ministério do Turismo.

Ainda na Madeira-Mamoré, está prevista a recuperação da antiga oficina e do prédio onde funcionava a estação de passageiros.

A Vila Candelária, que fica ao longo do trilho, na metade do caminho entre Porto Velho e Santo Antônio, será urbanizada. O acesso à vila será pavimentado, e as antigas residências dos trabalhadores da ferrovia terão suas fachadas reformadas.

Mercado cultural



O mais antigo mercado de Porto Velho está em obras. A construção começou em 1915, na gestão do Major Guapindaia Brejense, e concluída na década de 1950. Na década de 60, o mercado foi parcialmente destruído por um incêndio, no local foi construído o edifício Rio Madeira. Na década de 80, parte do remanescente mercado foi derrubado, restando apenas dois boxes do antigo mercado. Dos 2 mil m² da área original do mercado só restaram aproximadamente 150 m².

Com a reconstrução, o antigo mercado terá 16 boxes e um anfiteatro. A área externa do mercado está sendo reconstruída com as características originais. O restaurador Sílvio Moreira foi contratado para reproduzir as cornijas, cimalhas e ornamentos que enfeitavam a fachada o mercado. O local será utilizado para a venda de produtos regionais e promoção de atividades culturais e artísticas.

Já o Mercado Central, localizado na avenida Farqhuar vai receber uma nova roupagem, com revestimento de granito e pastilhas de cerâmica na parte externa, para oferecer mais conforto e higiene para os comerciantes e clientes. A obra já iniciou e vai custar R$ 1 milhão e 388 mil. A construção do Centro de Formação de Professores e Teatro Municipal, ao lado do mercado, está em fase de conclusão.

Praças



A prefeitura está reformando todas as praças centrais de Porto Velho. O trabalho já foi concluído nas praças das Caixas d`Água, Jônathas Pedrosa e Aluízio Ferreira. A reforma da Marechal Rondon foi iniciada e já foi lançado o edital para a licitação da obra na Getúlio Vargas, na frente do Palácio do Governo. Também será iniciada em breve a urbanização da praça do Triângulo, a primeira do bairro, que é um dos mais antigos da Capital.

http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1776&Itemid=178
O que é nessa primeira foto??
 

·
Norte do Brasil
Am I wrong?
Joined
·
77,996 Posts
Render não tenho, mas vai ser uma réplica de um antigo mercado que existiu ali há muitos anos...

Vai ser um local voltado para atividades culturais
 
1 - 20 of 44 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top