Skyscraper City Forum banner
1 - 3 of 3 Posts

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
Joined
·
1,116 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
21/5/2007 - 20h37




O secretário de Transportes, Julio Lopes, se reuniu, nesta segunda-feira (21/05), com os prefeitos de Duque de Caxias, Washington Reis, de Magé, Núbia Cozzolino, e de Guapimirim, Nelson do Posto, para discutir o programa de modernização do ramal ferroviário que liga Saracuruna, distrito de Duque de Caxias, a Guapimirim.

Os planos da Secretaria prevêem a recuperação da linha permanente, a recuperação dos trens e a incorporação de novas composições ao ramal, a melhoria do sistema de comunicação e sinalização do trecho e até mesmo a eletrificação dele, que tem 40 quilômetros e, hoje, funciona apenas com uma locomotiva a diesel da década de cinqüenta.

O ramal atravessa os três municípios, atendendo a cerca de duas mil pessoas por dia - a maioria, trabalhadores que usam o trem para chegar ao serviço no Rio. No final de março, Julio Lopes levou o secretário de Fazenda, Joaquim Levy, para conhecer as dificuldades que os passageiros enfrentam com o sucateamento do ramal. A reunião com os prefeitos é mais um passo para a revitalização da linha.

O presidente da Supervia, Amin Murad, que também participou da reunião, disse que a empresa tem interesse em operar o ramal após a revitalização. A prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, afirmou que o número de passageiros só não é maior porque o funcionamento da linha é precário.

- Hoje a passagem de ônibus de Magé ao Centro do Rio custa oito reais. Isso inviabiliza muita gente de trabalhar no Rio. O trem que seria uma alternativa econômica, hoje, é um trem fantasma. Não oferece conforto, segurança, nem pontualidade aos passageiros, comentou Núbia Cozzolino.

A secretaria de Transportes está fazendo o estudo de viabilidade econômica do trecho Saracuruna-Guapimirim. Os primeiros dados mostram que há uma grande demanda reprimida para o ramal. O que falta são investimentos para melhorar a qualidade do transporte.

A revitalização da linha inclui ainda a remodelação das principais estações do percurso. A de Saracuruna, por exemplo, foi construída em 1888 e só passou por uma reforma, em 1928.

O secretário de Transportes, Julio Lopes, acredita que até o final do ano os usuários do ramal já notem uma melhora significativa no sistema.

- O governador Sérgio Cabral sempre enfatiza que temos que interagir com as prefeituras e apoiarmos os projetos que são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população. A recuperação do transporte ferroviário naquela região é uma reivindicação antiga e vamos trabalhar por isso, frisou Julio Lopes.

Fonte: SECTRAN
 

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
Joined
·
1,116 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Além das excelentes notícias sobre novas composições, recuperação e eletrificação, uma outra ótima notícia é o interesse da Supervia em operar o ramal.

Isso trás como conseqüência o barateamento do serviço (apenas uma passagem de Guapi para a Central) e, posteriormente, com o aumento natural da demanda no sentido Central em Saracuruna, daria pra discutir a duplicação do trecho Gramacho x Saracuruna, que hoje em dia os trens vão e voltam pelos mesmos trilhos (um só pode ir quando o outro já tiver voltado), o que reprime a demanda. Além, é claro, de possíveis obras na estação de Saracuruna, que se tornaria uma estação concentradora dos ramais para Vila Inhomirim, Central e o novo ramal para Guapi.

EDITADO: Para os próximos anos estaremos vivenciando uma coisa que eu quero há MUITO tempo: a quase extinção da CENTRAL (Companhia). Quando o pré-metrô ficar pronto provavelmente a Niterói x Itaboraí vai ser operada por uma empresa privada e se a Supervia assumir a Saracuruna x Guapi pronto: a CENTRAL ficará apenas com os bondes de Santa Tereza. ALELUIA !!! Será o fim de uma companhia incompetente operando transportes de massa no Rio ! :banana:
 

·
SSC Brasil
Joined
·
17,672 Posts
Excelente notícia. Espero que em breve isso se torne realidade.

Se bem que o serviço de bondes também poderia ser privatizado.
 
1 - 3 of 3 Posts
Top