SkyscraperCity banner

1 - 20 of 32 Posts

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Ribeirão da Ilha - Florianópolis

Ribeirão da Ilha é ideal para: passeios, lazer, gastronomia, visitas à patrimônio histórico.

Situada na Baía Sul da Ilha, distante 27 km do centro, o distrito de Ribeirão da Ilha foi a primeira comunidade européia de Florianópolis. Historiadores datam em 1506 a chegada dos primeiros navegadores europeus ao local, e no século XVIII sua povoação efetiva. As várias e pequenas praias do distrito possuem águas muito calmas e areia grossa. Ribeirão da Ilha possui a paisagem ideal para um passeio familiar ou um belo encontro romântico.

O casario típico açoriano preservado é uma das mais fortes características do Ribeirão da Ilha, sendo um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos históricos da Ilha de Santa Catarina. As ruas estreitas e a vida tranqüila dos moradores dão um charme todo especial a ao Ribeirão da Ilha. Vale visitar a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, construída em 1806 e visitada por Dom Pedro II em 1845, e o Eco-Museu do Ribeirão da Ilha, que reúne um eclético acervo, recriando ambientes da colonização açoriana.

Outra grande atração do Ribeirão da Ilha são os vários restaurantes de excelente qualidade que se encontra no local, muitos deles à beira do mar, o que proporciona um visual fantástico para os visitantes. Muitos dos restaurantes do local são conhecidos por estarem entre os melhores de Florianópolis, principalmente no preparo das ostras, já que Ribeirão da Ilha é o maior produtor de ostras do Brasil. Além disso, Ribeirão da Ilha possui um belíssimo pôr-do-sol, que encanta a todos os visitantes com seu espetáculo de cores.

Fotos 44

1

2

3 Igreja de Nossa Senhora da Lapa, construída em 1806 e visitada por Dom Pedro II em 1845

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Trapiche do restaurante Ostradamus

22

23

24

25

26

27 Fachada do restaurante Ostradamus

28

29

30

31

32

33

34

Final do Ribeirão da Ilha começo da Caieira da Barra do Sul

Caieira da Barra do Sul é a última comunidade da Baía Sul de Florianópolis. Aproximadamente 40 quilômetros separam a localidade do centro da Capital. Fazer uma visita à Caieira revela uma Florianópolis que não conhece e não pretende conhecer os efeitos predatórios da especulação imobiliária. Além disso, o local revela uma das mais belas paisagens da capital catarinense. O lugar é exuberante: de um lado, os morros cobertos de Mata Atlântica, do outro o mar azul e geralmente calmo que juntos formam um cenário dígno de um quadro.

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

FIM

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter #3
^ Obrigada. Também acho que a primeira foto está bonita, tem várias outras cenas que fotografo adoraria. rs

Não reparem na qualidade de algumas imagens , pois estão com ruído e alguma outra coisa.

·
Registered
6,592 Posts
Como Thina nos disse, este lugar é ideal para passear: é lindo, possui uma conservação exemplar e ainda por cima é polo gastronômico.

Eu não tinha muito conhecimento dessa região, para mim foi uma surpresa muito boa encontrar mais um lugar desses em Florianópolis.

Parabéns por suas fotos e pelo seu thread !!!

·
PRANDA
2,097 Posts
Thina,

Eu adoro Floripa, mas adorei ainda mais ter conhecido Riberão da Ilha em minha última visita a mais mágica das ilhas brasileiras.

Encantadora, preservada, simples, histórica, e que ostras, que delicia, simplesmente Fantástico !!!

Eu e minha mulher enlouquecemos aí, e sonhamos em largar tudo, só para viver simples e tranquilo em Riberão da Ilha.

Deixo os aspectos arquitetonicos e históricos que são muito importantes tb para outros.

Porque para mim este seu Thread é só emoção !

Obrigado !!!

:applause::applause::applause::applause:

·
Registered
12,413 Posts
Nossa Thina ! Me senti em Laguna vendo as primeiras fotos. Principalmente a segunda, a igreja é meio parecida, tem aquela casa do lado, o aspecto bucólico, lajotas, o morro ao fundo...

·
Gaucho e Brasileiro
432 Posts
Ir ao Ribeirão da Ilha é voltar ao passado!!!

Tudo muito lindo e organizado. Ah, e posso com certeza dizer que o melhor risoto de frutos do mar que eu já comi na vida foi no Ostradamus. Simplesmente demais.

Obrigado pelas fotos Thina!!!!

Obs: Tenho impressão que em algumas fotos voce colocou o dedo na lente, por isso estão meio que embaçadas. :lol:

·
Registered
9,955 Posts
Nossa que lugar lindo, valeu mesmo pelas fotos, ficaram ótimas!

·
Registered
608 Posts
As primeiras 15 ou 16 fotos nos remetem com muito mais intensidade ao passado. Não fosse por alguns aspectos de modernidade como a rede elétrica, as luminárias e o tipo de pavimento das ruas, o Ribeirão da Ilha teria um clima nostálgico perfeito.
As luminárias modernas poderiam ser substituídas por outras semelhantes àquelas das fotos 22, 23, 24 e 25. Ficaria bem melhor.
Quanto ao Thread tenho a dizer que está ótimo. Parabéns!

·
Registered
1,684 Posts
Cada vez mais me convenço que Florianópolis é uma ilha completa: tem praias lindas, tem morros, tem lagoas, rios, dunas, mangue...e agora vejo esse recanto colonial, bucólico...demais.

O thread está fantástico. Adoro esse estilo colonial. Chamou-me atenção também os azulejos do restaurante (bonitos, ainda que não goste de ostra, blarg), aquele símbolo da foto 7 (o que seria aquilo?) e as aves (é que aqui no litoral do ceará, como não temos muitos rios, não temos essas aves marinhas, tanto que nunca vi uma de muito perto)

·
Cidadão
717 Posts
Adorei esse lugar, o casário histórico, um lugar simples, tranquilo, bucólico e muito bacana. Parece ter um clima bem caiçara esse lugar.

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter #15 (Edited)
@Manilov: Esse símbolo está por toda uma calçada , digamos que tinha 6 deles. Fui numa segunda-feira fotografar e não tinha ninguém para dar informação. Numa próxima irei perguntar.
As aves marinhas são gaivotas. Várias aves voam em v quando migram. Mas sempre vejo esse voo quando o tempo muda, quando vai dar um vento sul, típico de Florianópolis.
O voar em V é, fonte yahoo! answers.
1. Aerodinâmica, assim diminui a força do ar para as aves que estão atrás.
2. Para facilitar o voo das que vem atrás.
3. Isso afasta predatores, pois voando em V dão aparência de uma única ave grande.

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter #16
Obrigada a todos pelos comentários, li todos e são muito especiais, que é um lugar bucólico, especialmente no final do Ribeirão da Ilha começo da Caieira da Barra do sul. Que o restaurante Ostradamus é muito famoso por ter comidas deliciosas. E tem vários outros restaurantes, só que fui fotografar numa segunda-feira e estava tudo fechado, museu, restaurante, igreja.

·
.
126,518 Posts
Que lugar lindo Thina, lembra algumas cidades do reconcavo baiano devido à arquitetura colonial portuguesa. mais um recanto de Florianópolis revelado por voce aqui no SSC! :cheers:

1 - 20 of 32 Posts