SkyscraperCity banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Croata
30 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Ribeirão Preto ganha a sua nona faculdade
Anhanguera Educacional investe R$ 10 milhões em prédio na Via Norte que terá dez cursos com mensalidade média de R$ 400

A Anhanguera Educacional inaugurou na quarta-feira unidade de cursos universitários em Ribeirão Preto para disputar o público C, que tem renda média familiar de até R$ 2,4 mil.

Localizado na avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), no bairro Ipiranga, em área de 28 mil metros quadrados, dos quais 6 mil m2 já construídos, o estabelecimento recebeu investimentos de R$ 10 milhões e terá inicialmente dez cursos com mensalidade média de R$ 400. O primeiro vestibular será realizado no próximo dia 19 deste mês.

A Anhanguera é a nona instituição física de cursos superiores de Ribeirão, que já possui o COC, Moura Lacerda, Barão de Mauá, Unip, USP, Unaerp, Reges e a Faban.

Fonte : Jornal "A cidade"

·
Banned
112 Posts
não sei se isto é um motivo de orgulho pra RP...das nove acho q realmente só uma é de nível de excelencia...todos sabem qual eh...rss:lol:

·
Riopretense
5,771 Posts
não sei se isto é um motivo de orgulho pra RP...das nove acho q realmente só uma é de nível de excelencia...todos sabem qual eh...rss:lol:
Quando é que o Gov. Estadual e/ou Federal vai tomar vergonha na cara e instalar uma Univ. Pública em RP?

·
10 anos de SSC!
521 Posts
Quando é que o Gov. Estadual e/ou Federal vai tomar vergonha na cara e instalar uma Univ. Pública em RP?
Uma duvida, esse "RP" que você pergunta se refere a Ribeirão Preto ou a SJ do Rio Preto?
Porque se for de Ribeirão Preto, acho que você estaria só uns 60 anos atrasado...:nuts: espero que eu tenha entendido errado...

A Universidade de São Paulo (USP) existe em Ribeirão desde o começo dos anos 50, sendo uns dos maiores campus em área, o segundo com maior quantidade de alunos só perdendo pra capital e uns dos mais importantes na área de pesquisa com relevância internacional.

Minha Opinião com relação a situação de Ribeirão Preto:
A cidade é bem servida com relação a faculdades e universidades, mas no momento, seria bem vindo a instalação de uma FATEC, mas como já existem em cidades próximas, o governo estadual já descartou.
Existe também intenção do governo federal em instalar uma universidade na cidade, porém por enquanto a "Univ. Federal de Ribeirão Preto" está apenas em estudo, sem nenhuma confirmação oficial.

·
Riopretense
5,771 Posts
Uma duvida, esse "RP" que você pergunta se refere a Ribeirão Preto ou a SJ do Rio Preto?
Porque se for de Ribeirão Preto, acho que você estaria só uns 60 anos atrasado...:nuts: espero que eu tenha entendido errado...

A Universidade de São Paulo (USP) existe em Ribeirão desde o começo dos anos 50, sendo uns dos maiores campus em área, o segundo com maior quantidade de alunos só perdendo pra capital e uns dos mais importantes na área de pesquisa com relevância internacional.

Minha Opinião com relação a situação de Ribeirão Preto:
A cidade é bem servida com relação a faculdades e universidades, mas no momento, seria bem vindo a instalação de uma FATEC, mas como já existem em cidades próximas, o governo estadual já descartou.
Existe também intenção do governo federal em instalar uma universidade na cidade, porém por enquanto a "Univ. Federal de Ribeirão Preto" está apenas em estudo, sem nenhuma confirmação oficial.
O RP se refere a Ribeirão Preto sim. Para São José Do Rio Preto, ao contrário dos demais Rio-Pretanos, dou preferência ao acrônimo SJRP. E sim, eu sei que aí existe um baita campus da USP, bastante foda por sinal, assim como aqui em SJRP existe o IBILCE-UNESP (infelizmente, não tão foda quanto a USP-Ribeirão) e a FAMERP, no ranking das 10 melhores FMs do país, embora bem menos conhecida e divulgada quanto a FMRP-USP.

No meu post anterior eu falava justamente disto que está destacado: a criação de uma Universidade Federal/Estadual em RP (SJRP também mereceria). O campus da USP é sim excelente, mas já está passada da hora de RP, dado o seu tamanho e influência, ter sua própria Universidade Pública.

·
10 anos de SSC!
521 Posts
O RP se refere a Ribeirão Preto sim. Para São José Do Rio Preto, ao contrário dos demais Rio-Pretanos, dou preferência ao acrônimo SJRP. E sim, eu sei que aí existe um baita campus da USP, bastante foda por sinal, assim como aqui em SJRP existe o IBILCE-UNESP (infelizmente, não tão foda quanto a USP-Ribeirão) e a FAMERP, no ranking das 10 melhores FMs do país, embora bem menos conhecida e divulgada quanto a FMRP-USP.

No meu post anterior eu falava justamente disto que está destacado: a criação de uma Universidade Federal/Estadual em RP (SJRP também mereceria). O campus da USP é sim excelente, mas já está passada da hora de RP, dado o seu tamanho e influência, ter sua própria Universidade Pública.
Nossa vc é dos poucos que se referem a Rio Preto como SJRP...
acaba sempre havendo confusão de foristas e demais pessoas sobre a qual cidade se está se referindo quando aperece em um texto "RP"...:nuts:
Tudo bem então, pensei tinha se esquecido da existencia da USP...
Então, o problema neste caso seria obter apoio e recursos para está implantação de uma nova universidade pública na cidade...até porque grande parte de cidades e até regiões do Brasil não tem uma universidade pública, digo isso pensando que em nosso país existem mais de 5000 cidades e destas uma pequena fração tem o privilégio de contar com univ. publicas...
portanto, se algum investimento for feito este deverá ser priorizado para estas regiões até por motivos eleitoreiros e tal...e cidades como Rib Preto e SJRP ficariam fora das prioridades por já contarem com instituições deste tipo...daí penso eu, a dificuldade em traze-las...:eek:hno:

·
Registered
11,497 Posts
Esta situação é mais ou menos igual nas grandes cidades do interior, excetuando-se Campinas e S. Carlos que contam com universidades completas. RP, SJRP, SJC, Bauru, Piracicaba contam com sucursais das gandes (USP, Unesp) ou instiuições específicas como o ITA. Minha Sorocaba então, coitada.. apesar de contar c/ uma Fatec muito boa (estudo nela..hehe) só agora está saindo da concha com um campus da Ufscar prestes a virar Ufsor. A demanda nestas cidades que citei acaba sendo suprida pelas particulares que sabemos do nível que deixa muito a desejar.

·
Registered
17,342 Posts
Pra mim essa universidade toda descentralizada, que é a Unesp, é que a mola propulsora do desenvolvimento do interior paulista. Se em vez disso tivessemos tres ou quatro grandes com campi em tres ou quatro cidades o interior paulista nao seria isso tudo.

·
Registered
15 Posts
Ribeirão Preto conta com um campus completo da USP (diga-se de passagem, o segundo maior após o campus de São Paulo), com diversas Faculdades, com destaque no cenário nacional e internacional no que diz respeito ao ensino e a pesquisa. Além do mais, possui várias universidades privadas, com destaque para a Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, com um grande campus, muito bem equipado e vários programas de Pós-graduação, considerados de excelência pela Capes. Por isso, acho que a distribuição de novas universidade públicas ou privadas (de qualidade) deveria ser feita em outras cidades que carecem deste serviço, levando mais desenvolvimento para o interior do estado. Se engana quem pensa que a instalação de grandes fábricas de automóveis ou outro tipo de indústria qualquer represente desenvolvimento. O verdadeiro desenvolvimento vem do conhecimento gerado nas universidades.

·
All the Best!
151 Posts
Ribeirão Preto conta com um campus completo da USP (diga-se de passagem, o segundo maior após o campus de São Paulo), com diversas Faculdades, com destaque no cenário nacional e internacional no que diz respeito ao ensino e a pesquisa. Além do mais, possui várias universidades privadas, com destaque para a Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, com um grande campus, muito bem equipado e vários programas de Pós-graduação, considerados de excelência pela Capes. Por isso, acho que a distribuição de novas universidade públicas ou privadas (de qualidade) deveria ser feita em outras cidades que carecem deste serviço, levando mais desenvolvimento para o interior do estado. Se engana quem pensa que a instalação de grandes fábricas de automóveis ou outro tipo de indústria qualquer represente desenvolvimento. O verdadeiro desenvolvimento vem do conhecimento gerado nas universidades.
Perfeito bonolux, perfeito.
Ribeirão não precisa de mais universidades e faculdades, precisa de instituições de ensino técnico e profissionalizante. A Anhanguera, assim como a Bandeirantes e Reges poderiam focar seus investimentos em cidades da região, como Franca, São Joaquim da Barra, Sertãozinho...

1 - 12 of 12 Posts