SkyscraperCity Forum banner

Ribeirão Preto terá pontos Wi-Fi em locais públicos até o fim do ano

3302 Views 1 Reply 2 Participants Last post by  Antonio_F
Acesso pelos parques

Ribeir�o Preto deve ganhar, at� o final do ano, pontos p�blicos com acesso a internet banda larga sem fio, segundo o diretor de tecnologia e informa��o da Companhia de Desenvolvimento Econ�mico de Ribeir�o Preto (Coderp), Mauro Rosa Peixoto. A estimativa � que o investimento com este projeto seja de R$400 mil.

Segundo Peixoto, a Prefeitura tem um projeto em andamento para colocar internet sem fio em parques e pra�as da cidade. �Este projeto j� est� caminhando. O primeiro passo, que j� est� sendo feito, � instalar fibra �tica nas extremidades da cidade. Depois levar internet sem fio a �reas p�blicas e pontos que n�o chega o acesso. Assim pontos p�blicos como o parque Curupira e Raya, escolas, postos de sa�de, tudo ficar� interligado�, disse.

Peixoto afirmou que a previs�o � que at� o final do ano o projeto seja praticamente conclu�do. �Este investimento ser� facilmente pago com a economia na comunica��o. E acredito que esta semana j� haja novidades sobre o projeto�

Com o projeto implantado, Ribeir�o poder� se comparar a cidades como o Rio de Janeiro � l� tem internet banda larga gratuita na orla da praia e em algumas favelas �, Sorocaba, Morro Agudo e S�o Paulo.

PONTOS WI-FI. Atualmente a cidade possui pelo menos dez bairros com estabelecimentos que disponibilizam a rede Wi-Fi. H� ao menos 18 pontos que j� possuem hotspots dispon�veis. Alguns s�o gratuitos e outros pagos.

Segundo Marcelo Toledo, diretor de tecnologia da Vex, empresa respons�vel pela infraestrutura de 13 pontos da cidade, � cada vez mais comum estabelecimentos disponibilizarem este tipo de acesso. De acordo com a Vex, em Ribeir�o Preto todos estes pontos foram disponibilizados nos �ltimos dois anos.

T�nia Cristina, gerente financeiro do Taiwan Hotel, um dos pontos com Wi-Fi na cidade, afirmou que �a primeira coisa que as pessoas perguntam antes de se hospedar � se tem acesso � internet sem fio e se � gratuito.� No restaurante, Subway, a internet sem fio gratuita tamb�m agrada os clientes. �Diariamente, pelo menos cinco pessoas usam a rede�, disse Roberto Salvato, propriet�rio do local.

Wi-Fi � usada para reuni�es

A internet sem fio n�o facilita a vida apenas de quem gosta de checar o e-mail ou bater papo nos intervalos livres. As reuni�es de trabalho tamb�m s�o realizadas em locais que possuem este tipo de acesso. Segundo o consultor em gest�o empresarial e finan�as Jo�o Paulo Biagi, 34 anos, a facilidade de usar os hotspots da cidade j� faz para do dia-a-dia dele, seja para acessar o e-mail ou mesmo para trabalhar. �Hoje � comum as pessoas procurarem cada vez mais informa��o, comunica��o e por isso � importante sempre estar conectado. E a internet sem fio � uma facilidade que vem crescendo. Eu uso os hotspots para conectar meu e-mail e tamb�m para trabalhar, inclusive j� fiz uma reuni�o de neg�cios em um destes locais�, contou.

Roberto Salvato, propriet�rio do Subway, disse que entre os clientes que usam o espa�o para conectar a internet sempre h� pessoas a trabalho. �Em fun��o de v�rias empresas, escrit�rios, na regi�o h� v�rias pessoas que precisam ter essa facilidade do acesso sem fio�, afirmou.

Fonte: http://www.gazetaderibeirao.com.br/...=92020&authent=2751ED463ACA909EE8E6DDAA732995
See less See more
1 - 2 of 2 Posts
Sorocaba já conta com 10 se não me engano mas não sei se isso "vira" não pois o acesso é limitadíssimo (1h por dia) e tem a questão da segurança. Fui acessar com meu note na biblioteca (Wi-Fi do paço) e não me senti num ambiente seguro, seilá.. preferí não arriscar.
1 - 2 of 2 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.