SkyscraperCity Forum banner

RIBEIRA GRANDE - Ilha de São Miguel | Projectos e Notícias

40820 Views 135 Replies 6 Participants Last post by  Barragon
Centro de Arte Contemporânea na Ribeira Grande consolida perspectiva multipolar do desenvolvimento açoriano

A velha Fábrica do Álcool da Ribeira Grande, contígua ao campo de jogos municipal, vai deixar de estar ao abandono e, dentro das suas paredes seculares, artistas e intelectuais poderão dar largas à sua criatividade, nas mais diversas formas de expressão artística.

De facto, foi hoje apresentado, em cerimónia presidida por Carlos César, o projecto de criação, naquele espaço, do Centro de Arte Contemporânea "Arquipélago", dedicado à criação e difusão de expressões artísticas como a pintura, a escultura, as artes performativas, a fotografia, o vídeo, o áudio, o "design" e a arquitectura e que – nas palavras do presidente do Governo – tomará esse nome porque não pretende ser um centro de artes de um concelho, mas "um equipamento cultural que estará simultaneamente comprometido com a açorianidade e com a universalidade".

O "Arquipélago" é, também, prosseguiu Carlos César, um projecto que suscita um grande empolgamento, por corresponder, em primeiro lugar, a uma aspiração e a uma necessidade da comunidade cultural micaelense e, depois, por ser feito a contra-ciclo da tendência de localizar um espaço daquela natureza num centro maior, como Ponta Delgada, por exemplo.

Defendendo a necessidade de consolidar uma perspectiva multipolar do desenvolvimento açoriano, não só no plano económico-social, mas também, no plano cultural, o presidente do Governo disse que a decisão de criar ali o Centro de Arte Contemporânea corporiza a vantagem de diversificar, geograficamente, o investimento público também na área da cultura.

Foi na concretização dessa política que o Governo dos Açores beneficiou, recuperou, requalificou e construiu – ou vai construir muito em breve – várias infra-estruturas que vão desde o Centro Cultural Multiusos do Corvo até ao pólo museológico de Vila do Porto, passando pelas Bibliotecas Públicas das Flores, Horta e Angra e os museus de S. Jorge, da Graciosa, de Angra e dos Baleeiros do Pico.
"Isso representa o esforço que estamos a empreender no domínio da cultura e a ruptura que fizemos contra uma tradição de empobrecimento orçamental de sectores como a cultura", sublinhou Carlos César, para logo acrescentar que vão registar-se crescimentos da ordem dos 50% do orçamento afecto ao sector cultural para o próximo ano, o que constitui caso sem paralelo nos países da União Europeia.

O papel que as instituições culturais públicas desempenham pode aferir-se pelas 315 acções desenvolvidas só em 2007, bem como pela dinamização em que, no mesmo período, estiveram envolvidas mais de 30 mil crianças, tudo isso constituindo, na opinião do presidente do Governo, prova de um trabalho bem feito.

"Os Açores podem orgulhar-se de ser não apenas um destino de Natureza, um local de tranquilidade e de bem-estar, mas também um arquipélago de cultura. É essa cultura e esse arquipélago que homenageamos com esta obra que dentro em breve se iniciará", concluiu Carlos César.

O Centro de Arte Contemporânea "Arquipélago" deverá estar concluído dentro de dois anos e meio.

Fonte: http://www.acores.net/noticias/view-25720.html
See less See more
1 - 20 of 136 Posts
Açores: Projecto de reabilitação promete nova face para Rabo de Peixe
02 de Maio de 2008, 12:41

Ponta Delgada, 02 Mai (Lusa) - Com 23 milhões de euros, o projecto de requalificação de Rabo de Peixe, que termina em Dezembro, pretende contribuir para reabilitar a face de uma vila açoriana geralmente associada a uma imagem de pobreza e problemas sociais.

O programa "Velhos Guetos, Novas Centralidades" é financiado em 85 por cento pelo Instrumento Financeiro do Espaço Económico Europeu (fundos EFTA) e em 15 por cento pelo Governo da República.

Além daquelas duas entidades, Governo Regional e a Câmara Municipal da Ribeira Grande investem em vários equipamentos, nomeadamente na construção de uma piscina coberta e nova sede da Escola Profissional.

A gestora do programa adiantou à agência Lusa que, além das alterações no plano arquitectónico, com edifícios de "grande qualidade", o projecto permite uma importante intervenção no saneamento e rede de águas, que culmina com repavimentação das vias e até introdução de passeios.

"Vai alterar a imagem da vila, renovando e introduzindo uma nova circulação no trânsito, porque o movimento tem vindo a aumentar", explicou a socióloga Piedade Lalanda, acrescentando que vão existir, também, "muitos mais atractivos turísticos" numa vila de tradições piscatórias com "grandes potencialidades".

A gestora adiantou que a localidade do concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, vai ter uma nova sede para o Clube Naval, com actividades na zona piscatória e um espaço de restaurante, permitindo atrair visitantes.

Além disso, o projecto já permitiu construir um Centro de Artes e Ofícios, um espaço também com uma vocação turística, onde os visitantes podem tomar conhecimento da realidade local, em termos de ofícios tradicionais.

Piedade Lalanda destacou que o próprio Centro Comunitário e de Juventude, que resulta da reabilitação do antigo mercado, será igualmente um pólo atractivo de visitas com o seu espaço museográfico.

Para a socióloga, tratam-se de infra-estruturas que dão resposta a dimensões que interessam ao projecto de promoção social da comunidade e potenciam uma imagem positiva de Rabo de Peixe aos visitantes, "esquecendo-se estigmas e rótulos que se foram colocado a esta comunidade durante anos".

No total, são cerca de 21 milhões de euros em obras e, segundo Piedade Lalanda, a construção dos equipamentos sociais está na fase final, o que permite prever que possam já ser utilizadas a partir do segundo semestre de 2008.

Sublinhando que a vila tem sido alvo de vários outros investimentos do Governo Regional e intervenções de inúmeras entidades, a gestora destacou que a aposta do projecto em novas infra-estruturas representa também "um investimento nas oportunidades e condições favoráveis para a população fazer projectos de vida diferentes".

Piedade Lalanda deu o exemplo do Centro Familiar, um equipamento construído no âmbito do projecto e que deverá entrar em funcionamento em Junho, que conta com uma creche e jardim de infância, um gabinete de intervenção precoce, além de um espaço "Família" destinado à formação e informação da comunidade.

"Não pretendemos que os novos equipamentos sejam casulos, mas estruturas dinâmicas capazes de continuar o trabalho de apoio, desenvolvimento e informação à população", defendeu Piedade Lalanda, lembrando que as várias entidades ficarão responsáveis pela gestão das novas infra-estruturas.

No entender da socióloga, melhorar a imagem de Rabo de Peixe no exterior significa "contribuir para o desenvolvimento local, fazendo com que as pessoas sejam vistas e olhadas de uma forma diferente".

O projecto "tem, indirectamente, o objectivo de contribuir para a reabilitação da imagem de Rabo de Peixe", explicou a responsável, ao garantir que "têm sido muitas as pessoas" a inscreverem-se para cursos no Centro de Artes e Ofícios, equipamento que abre em Setembro e aposta na formação profissional nas áreas dos ofícios tradicionais.

Uma nova sede para o clube desportivo local - já em funcionamento -, uma nova escola para o primeiro ciclo e um novo edifício sede da Escola Profissional são outros dos novos equipamentos resultantes do projecto.

A vila, com cerca de 7.500 habitantes, vai contar com um novo Complexo Desportivo e com um novo Plano de Urbanização, um documento que, segundo Piedade Lalanda, já vai incluir os novos equipamentos, daí ser um instrumento "importante e orientador".

Paralelamente, o projecto desenvolve no terreno uma intervenção social, em várias áreas, nomeadamente na saúde, inserção escolar, formação profissional, em particular junto dos jovens, e sensibilização ambiental.

APE.

Lusa/Fim

Ainda bem, fui lá o ano passado e a zona da beira-mar, porto e um pouco por toda a vila nota-se a degradação e a pobreza... ainda bem que tal será feito para que as pessoas possam ter mais orgulho da terra pois merecem! :banana:
See less See more
Boas notícias :yes:

Rabo de Peixe merece
é de facto um enorme investimento.
Fotos de Abril de 2007:












Merece uma boa limpeza e reconstrução... além disso invistam na educação e na ocupação das pessoas, haja apoios (como microcrédito) acompanhados às pessoas após a formação devida, para as pessoas poderem recuperar o valor social de uma povoação muito mal considerada em Portugal por ser a mais pobre e a com pior sotaque...
See less See more
6
Boas fotos Lino :yes:

Tens mais? podias fazer um thread na parte das fotos :yes:
Tenho estas fotos na thread de S. Miguel e Terceira... seguimos a procissão do Espírito Santo até à casa dos mordomos e depois fomos à praia e ao porto de pesca... ver o conjunto delas...
visto pelo ar até tem bom aspecto!:yes:
Rabo de Peixe já foi considerada a região mais pobre da Europa , o curioso que quando houve esta noticia também diziam que o Presidente da Junta era Alemão
bem precisa sim :yes: como se dirá Rabo de Peixe em Ingles? :sly:
Fish's ass :lol:
Perguntem ao Sandro G...
Mas olhem que apesar da pobreza e gente simpatiquíssima... havia uma procissão quando lá fomos e depois de entendermos o que o Rabodepeixense gago :nuts: nos estava a tentar dizer (agradeço às moças que entretanto apareceram e ajudaram na tradução) lá seguimos o percurso... e demos com a porta da casa dos mordomos da procissão. Eles diziam "entrem ! comam qualquer coisa!" pois havia comida para a população... mas só entrámos e vimos a sala que estava enfeitada para acolher a Coroa do Divino Espírito Santo. Impressionante como não nos conhecia de lado nenhum e fomos tão bem acolhidos, e numa terra tão humilde! :yes:
See less See more
Acho que vai dar na SIC os perdidos e achados, onde eles forma buscar uma reportagem que fizeram em 1996 a rapazes de rabo de pêx e agora vão ver no que eles se tornaram.
vi a reportagem que deu na sic , agora os pescadores de Rabo de Peixe tem melhores condições de trabalho e foi feito um molhe que protege a localidade.
Bom projecto :eek:kay:!
São boas notícias :yes:!
Açores: Ribeira Grande vai ganhar um Planetário em Santana (Construir.pt)

Vai ser construído no concelho da Ribeira Grande um Planetário, uma estrutura moderna capaz de atrair diversos fluxos turísticos.

No sentido de dar continuidade ao trabalho científico de investigação e observação astronómica, levada a cabo pela O.A.S.A., surge a ampliação das valências desta entidade, na forma de um projecto para um Planetário.

Este novo edifício vem assim responder à clara incapacidade das antigas instalações de proporcionarem condições ideais tanto ao nível da acessibilidade, como da qualidade espacial ideal para as actividades próprias desta entidade.Actualmente quanto à prática de observação astronómica nocturna, dada a cada vez maior incidência de construção urbana nas imediações, assistiu-se a uma redução exponencial da tão necessária ausência de luz artificial durante a noite. Justificou-se, por estes motivos, a implantação do referido planetário no Morro de Baixo em Santana, uma área visivelmente rural, com um perímetro extenso de terreno não urbanizado em redor, bem como comprovadas condições técnicas para as observações astronómicas ideais.

Assim, com base num programa de forte cariz tecnológico, surge um edifício circular, que se desenvolve numa lógica circuitos internos, que de forma fluída intercruzam espaços didáticos e áreas lúdicas, criando-se ao longo dos amplos espaços percorríveis relações visuais a 360º com a paisagem bem como internamente com zonas expositivas, áreas de assistência ao visitante como a mediateca, o espaço de conteúdos video em projecção contínua, a cafeteria, os telescópios, entre outros, culminando ao centro num espaço em anfiteatro onde se farão as projecções próprias do planetário.
See less See more
Muito bem :eek:kay:
1 - 20 of 136 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top