SkyscraperCity Forum banner

Rio - Aeroporto internacional do Rio reabre terminal para receber atletas do Pan

4833 Views 14 Replies 8 Participants Last post by  Rodrigo_BSB
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) reabrirá o setor vermelho do terminal 1 do aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, fechado há mais de cinco anos. O superintendente regional da Infraero, Pedro Azambuja, anunciou que a reativação do setor ocorrerá até o próximo dia 15.

Conhecido como terminal velho, o terminal 1 receberá todas as delegações dos países que participarão dos Jogos Pan-Americanos, em julho. Atualmente, o desembarque internacional é feito, no terminal, em apenas um setor.

Segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, os benefícios que a reativação do setor trará vão durar mais do que os jogos Pan-Americanos.

"É visível que a abertura desse setor vai melhorar muito a comodidade e o conforto dos passageiros. Nós estamos preocupados não só com a recepção dos nossos passageiros na época do Pan, mas também fora dele", destacou.

O superintendente regional da Infraero informou que a empresa também terá ações para reduzir o tempo que os turistas gastam nos setores de imigração e alfândega.

"Nós estamos fazendo adequações em conjunto com a Polícia Federal e com a Receita Federal, a fim de acabar com os problemas de fila. Evidentemente, isso já fica para a nova estrutura, dentro do planejamento de revitalização do terminal 1", disse.

O pedido de recuperação do terminal foi feito por representantes de entidades empresariais, como a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e a Fecomércio (Federação do Comércio). Durante a reunião com os empresários, também foi discutida a manutenção das vantagens que o aeroporto internacional oferece para as exportações.

Fonte: http://www.agenciario.com/noticias.asp?cod=26327
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 15 of 15 Posts
Pq que esse terminal tinha sido fechado!?
^^

Na realidade o que está fechado é o setor vermelho do Terminal 1 e não todo o terminal.

Não sei te responder o porque dele ter sido fechado. Acho que foi por causa da retirada de vários vôos do Rio no princípio dessa década. Vale lembrar que o Galeão é o maior aeroporto do Brasil, mas também um dos mais ociosos, muito devido a essa fuga de vôos.
See less See more
Bah, eu achava que o setor vermelho estava funcionado normalmente... Em janeiro, enquanto esperava o meu vôo, eu vi o embarque de um vôo da Air France ali naquele setor... De repente apenas a parte do check-in estava funcionando e a sala de embarque do setor vermelho estava fechada...

Desde então, fui três vezes para o Rio via Galeão, mas voltei pelo Santos Dumont (e que vista!), então não tive como reparar.
See less See more
^^

Na realidade o que está fechado é o setor vermelho do Terminal 1 e não todo o terminal.

Não sei te responder o porque dele ter sido fechado. Acho que foi por causa da retirada de vários vôos do Rio no princípio dessa década. Vale lembrar que o Galeão é o maior aeroporto do Brasil, mas também um dos mais ociosos, muito devido a essa fuga de vôos.
Essa perda de vôos é de fato realidade.Até 1985,ano de inauguração do aeroporto de guarulhos, quase todas as partidas e chegadas internacionais aconteciam no aeroporto do galeão que também contava com uma grande porcentagem dos vôos domésticos do país.A partir daí, o galeão perde uma parte dos vôos p/ guarulhos. Outro acontecimento, foi a grande migração de partidas e chegadas domésticas do Galeão p/ o Santos Dumont no final dos anos 90.
Mas como contrapartida, em 2004 determinou-se que os únicos vôos a operarem no Santos Dumont seriam os da ponte aérea Rio-Sp+aeronaves de até 50 lugares. As outras operações passaram a serem realizadas no Galeão.
Essa medida tirou um pouco da ociosidade do aeroporto e é esperado um movimento total superior a 9 milhões de passageiros este ano no aeroporto.
Ainda assim vai existir uma capacidade considerável de crescimento, pq a estrutura atual é capaz de movimentar em torno de 15 milhões de passageiros.
A reabertura desse setor vermelho vai ser boa!
Vale lembrar tbm que existe uma pedaço do TPS 2(novo) q ainda ñ foi aberto. Ouvi dizer q se essa parte do terminal fosse terminada, a capacidade do aeroporto seria de 20 milhões/ano!
See less See more
^^

A verdade é que o Galeão foi construído para ser o grande hub nacional. Tanto é que no projeto original, constavam quatro terminais e não dois, como é hoje. Mas com a construção de Guarulhos e a transferência de muitos vôos internaiconais para lá, no princípio dessa década, ele veio pouco a pouco perdendo importância. Mas com essa novas reformulações, eu creio que em breve ele recupere a sua importância.
See less See more
Como curiosidade, um desenho do projeto original do Galeão:

Iria ser um máximo termos um aeroporto desses no Brasil.
See less See more
É realmente um projeto espetacular!
Eu o conheci em uma matéia da revista Asas sobre o aeroporto.
Acho q a melhor fase do aero foi nos anos 70 e 80!
O pátio lotado de aeronaves da varig e outras companhias com destino a várias cidades do país e do mundo.(obs:eu não era nascido nessa época, mas sei disso pq gosto mto de aviação e procuro saber!)
Acho esse aeroporto bastante interessante!
O TPS1 ainda guarda aquele desenho oitentista e o TPS2 já é mais arrojado(c/ iluminação natural,etc).
Creio q a situação pela qual a varig passou,o desaparecimento da vasp e transbrasil tiveram um papel considerável na queda do movimento,pq essas empresas tinham uma certa tradição de operar no GIG.
Menos mal q Tam e Gol+Varig tem aberto diversos vôos no aero além das peequenas Bra, Oceanair, webjet e das companhias extrangeiras.
See less See more
^^ ^^
opaaa
mais um capixaba na area!!
seja bem vindo ao SSC!!!

E sobre o Aeroporto..
o Projeto original me lembra o Aroporto de Dallas-Fort Worth!!
soh q o de lah saum 4 terminais se naum em engano!!
See less See more
Bah, eu achava que o setor vermelho estava funcionado normalmente... Em janeiro, enquanto esperava o meu vôo, eu vi o embarque de um vôo da Air France ali naquele setor... De repente apenas a parte do check-in estava funcionando e a sala de embarque do setor vermelho estava fechada...

Desde então, fui três vezes para o Rio via Galeão, mas voltei pelo Santos Dumont (e que vista!), então não tive como reparar.

É so o desembarque do vermelho que estava fechado... o motivo do fechamento dele, pelo que soube foram problemas de infiltração e afins, e com a inauguração do 2 resolveram fechar ele a revitaliza-lo!!! coisas do Brasil...
See less See more
acho o terminal 1 do GIG feio... são poucas coisas de lá q gosto!
eu ja tinha visto este render o gig terminado!Mas já repararam na legenda GIG em 1990 hahahahaha... sonha... nem Congonhas... A infraero só sabe deixar aeroporto bonitinho!
^^ ^^
opaaa
mais um capixaba na area!!
seja bem vindo ao SSC!!!

E sobre o Aeroporto..
o Projeto original me lembra o Aroporto de Dallas-Fort Worth!!
soh q o de lah saum 4 terminais se naum em engano!!
Obrigado pelas boas vindas!

Certa vez ví uma foto do Dallas Fort Worth! Se não me equivoco é o principal hub da American.

Abraço!
See less See more
Lembra o Aerporto Internacional de Dallas-Fort Worth, nos EUA.
1 - 15 of 15 Posts
Status
Not open for further replies.